Quinotto de Curcuma e Cogumelos


É notório que os dias estão bem mais frios. O Outono chegou em força e o Inverno aproxima-se a passos largos. Com as temperaturas a baixar, baixam também as nossas defesas, o nosso sistema imunitário fica mais debilitado, o que nos leva a padecer de gripes e constipações. Porque nestas coisas mais vale prevenir do que remediar, é em casa, com a nossa alimentação diária, que podemos evitar ou combater essas maleitas, fortalecendo o nosso sistema imunitário. E se uma chávena de chá com mel e limão pode ajudar na prevenção de gripes e constipações, também as nossas refeições principais o podem fazer. Para isso basta escolher os ingredientes certos, aqueles que a Natureza tão gentilmente nos oferece em cada estação, sem pedir nada em troca. 


Desafiado pelo Alegro a escrever um artigo sobre "como fortalecer o sistema imunitário", apresento algumas dicas essenciais bem como os ingredientes que nos irão ajudar a criar defesas e a rejuvenescer as nossas células. Todos sabemos que é nesta altura, quando as temperaturas se aproximam cada vez mais dos 0ºC, que o nosso sistema imunitário fica mais debilitado e necessita de um boost de energia, a fim de evitar que fiquemos doentes. Convido-vos a ler o artigo completo aqui ou a visitar o site Alegro, onde podem encontrar mais artigos sobre outras temáticas e ficar também a par de todas as novidades.

Para acompanhar o artigo preparei um quinotto, uma receita saudável, com ingredientes sazonais e bastante nutritiva. Inspirado no tradicional risotto, usei a quinoa, que é bastante rica em proteína, substituindo assim o arroz e à qual adicionei curcuma, um dos ingredientes que potencia o fortalecimento do sistema imunitário, com um grande poder anti-inflamatório e uma excelente capacidade anti oxidante. Nesta receita usei ainda cogumelos mas podem usar qualquer outro ingrediente à vossa escolha. É dar largas à imaginação e saborear o que de melhor a Natureza tem para nos dar.




(artigo elaborado em colaboração com o site Alegro)

Dicas para fortalecer o Sistema Imunitário

Com a chegada dos dias mais frios chegam também as gripes e as constipações. Torna-se essencial redobrar os cuidados de saúde e, mais importante do que em qualquer altura do ano, devemos fortalecer o nosso sistema imunitário. É aqui que a alimentação desempenha um papel fundamental. 

O que é o Sistema imunitário?

O sistema imunitário ou imunológico não é mais que um conjunto complexo de órgãos, tecidos e células que tem a função de nos proteger contra microorganismos externos, como alguns vírus, bactérias, fungos e outros parasitas. Ao entrarmos em contacto com estes agentes agressores aumentamos a probabilidade de adoecer.

O sistema imunitário funciona como um escudo protector que nos protege dessas agressões. Quanto mais saudável estiver o nosso sistema imunitário menor a probabilidade de virmos a ficar doentes. Daí a importância de fortalecer o sistema imunitário, recorrendo à alimentação. Ingerindo os alimentos certos, podemos equilibrar ou reforçar o nosso sistema imunitário e dessa forma estamos mais protegidos.

Alimentos que ajudam no reforço do Sistema Imunitário

É recomendado fazer uma alimentação saudável e equilibrada, de modo a fortalecer as nossas defesas e ajudar a prevenir o aparecimento de gripes e constipações. A ingestão correcta de nutrientes, vitaminas e minerais é essencial para que nos mantenhamos saudáveis e com mais energia. 

Mas é na hora de reforçar o sistema imunitário que devemos dar mais importância ao que estamos a comer. Não é de propósito que a Natureza funciona a nosso favor e se prestarmos atenção, numa ida ao mercado, por exemplo, verificamos que é nesta altura que as bancas se enchem de citrinos, cogumelos, abóboras e legumes de folha verde. Não é por acaso que estes são alimentos característicos dos meses mais frios, pois são ricos em vitamina C e estão cheios de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam as células a manterem-se saudáveis. Daí também a importância de ingerirmos ingredientes sazonais. 

Eis alguns exemplos de alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunitário:
  • Legumes e verduras de cor verde escura e de cor alaranjada, tais como espinafres, couve, brócolos, abóboras, cenouras, batata doce e beterraba. Para além das suas propriedades antioxidantes, estes alimentos são ricos em fibras e vitamina C.
  • Fruta da época e variada, dando alguma preferência aos citrinos tais como (...)
(podem ler o artigo completo aqui e ficar a conhecer todas as dicas que vos ajudarão a fortalecer o vosso sistema imunitário)



Quinotto de Curcuma e Cogumelos

Ingredientes: (para 2 pessoas)
| 300 g de quinoa branca
| 3 c. (sopa) de azeite
| 1 cebola pequena
| 50 ml de vinho branco
| 1 c. (chá) de curcuma em pó
| sal qb
| pimenta qb
| 600 ml de água quente
| 1 c. (sopa) de manteiga
| 50 g de queijo da ilha
| 400 g de mistura de cogumelos (shimeji, marron, paris)
| 1 dente de alho
| 100 g de tomate cherry
| 2 c. (sopa) de polpa de tomate
| tomilho fresco
| 1 c. (chá) de amido de milho

Preparação:
1 . Leve um tacho ao lume com 1 c. (sopa) de azeite, junte metade da cebola picada e salteie. Adicione a quinoa, depois de lavada, misture e regue com o vinho branco, mexendo até evaporar. Adicione o açafrão, tempere com sal e adicione 1/3 da água. Deixe cozinhar e vá adicionando mais água à medida que esta evapora, até a quinoa estar cozinhada, mas sem deixar secar.

2 . Adicione a manteiga e o queijo da ilha, envolva e rectifique os temperos, se necessário.

3 . Corte os cogumelos em lâminas e/ou quartos. Leve uma frigideira ao lume com 2 c. (sopa) de azeite, aqueça, coloque os cogumelos e salteie durante alguns minutos, mexendo de vez em quando. Retire e reserve.

4 . Leve a mesma frigideira ao lume com 1 c. (sopa) de azeite, a outra metade da cebola picada, o dente de alho picado e salteie. Junte os tomates cherry em metades, a polpa de tomate, uns raminhos de tomilho fresco, tempere com pimenta e deixe cozinhar durante 3-5 minutos.

5 . Adicione os cogumelos e 100 ml de água e deixe apurar um pouco. Dilua o amido de milho em 2c. (sopa) de água fria e adicione à mistura de cogumelos. Envolva e deixe o molho engrossar a gosto.

6 . Sirva a quinoa com a mistura de cogumelos, folhas de tomilho fresco e queijo da ilha ralado.





3 comentários: