Pastéis de Nata


Em fim de semana de confinamento e ainda para mais com a chuva a cair lá fora, o melhor que temos a fazer é ficar por casa, ligar o forno a preparar algo doce para animar estes dias. Confesso que estou um pouco apreensivo com a situação que o país enfrenta actualmente em relação à pandemia. Os números que não param de aumentar e as pessoas que cada vez mais vão perdendo a vida à conta deste vírus maldito. Os próximos dias serão ainda piores, dizem os especialistas. Cabe a cada um de nós zelar pelo nosso bem e pelo bem de todos os que nos rodeiam. Se tivermos de fazer alguns sacrifícios agora, em prol de um futuro melhor, então que seja. Mas não deitemos tudo a perder e vamos cumprir com aquilo que nos é imposto. Afinal de contas só nos mandam ficar em casa. Façam como eu, vão para a cozinha e aproveitem para experimentar receitas novas. 


Pastéis de nata, quem não adora?! Eu confesso que é dos meus doces de pastelaria portuguesa preferidos. Adoro beber um café enquanto saboreio um delicioso pastel de nata, bem crocante por fora e cremoso por dentro. Esta não é a primeira vez que os faço e talvez porque na primeira vez a experiência não tenha corrido tão bem, não voltei mais a tentar. Precisava de uma receita que me transmitisse alguma confiança, de uma imagem que me inspirasse e me levasse a tentar novamente. Foi no livro "Lisboeta" do Chef Nuno Mendes que encontrei essa dita receita. Já estava marcada há muitos meses, e após um desejo súbito, quis o confinamento que finalmente metesse as mãos na massa e sem medos voltasse a fazer pastéis de nata. E em boa hora os fiz, pois só tenho a dizer-vos que são dos melhores que já comi. A receita é simples e para facilitar ainda mais, usei massa folhada de compra em vez de fazer em casa. Talvez numa próxima experimente fazer também a massa folhada. Mas ainda assim posso afirmar que ficaram perfeitos em termos de sabor e textura. O creme é mesmo maravilhoso! Usei formas mais pequenas que as convencionais dos pastéis de nata, o que fez render mais quantidade, mas a verdade é só uma, não consigo parar de os comer, uns atrás dos outros. Não se inibam e experimentem também esta receita pois tenho a certeza que vão adorar. É a forma de tornarem mais doce o vosso fim de semana!





Pastéis de Nata
(receita adaptada do livro "Lisboeta" do Chef Nuno Mendes)

Ingredientes: (para 12 pastéis ou 24 mini pastéis)
| 550 g de massa folhada (usei 2 bases rectangulares de compra)
| manteiga derretida para untar as formas

{para a calda de açúcar}
| 225 g de açúcar 
| 1 pau de canela
| 1 tira de casca de limão
| 150 ml de água

{para o creme de ovos}
| 500 ml de leite gordo
| 1 pau de canela
| 1 tira de casca de limão
| 40 g de manteiga
| 4 c. (sopa) de farinha s/ fermento
| 2 c. (chá) de amido de milho
| 4 gemas de ovo

Preparação:
1 . Pincele as formas com manteiga e reserve no frigorífico. Enrole cada uma das bases de massa folhada longitudinalmente pela parte mais longa e corte 12 ou 24 discos (conforme o tamanho das formas) com cerca de 2 cm de espessura.

2 . Distribua cada disco de massa pelas formas e com o dedo polegar ligeiramente molhado estique e espalhe a massa uniformemente, de modo a que saia ligeiramente das formas. Reserve novamente no frigorífico.

3 . Deite os ingredientes da calda num tacho, junte 75 ml de água e deixe cozinhar durante 5 minutos, até o açúcar se dissolver. Agite o tacho de vez em quando e deixe que o açúcar comece a caramelizar. Retire o tacho do lume, junte os restantes 75 ml de água e leve novamente ao lume brando por mais 1 ou 2 minutos, até formar uma calda. Reserve e deixe arrefecer um pouco.

4 . Prepare o creme, aquecendo 300 ml de leite num tacho, em lume médio, juntamente com o pau de canela, a casca de limão e metade da manteiga até que comece a levantar fervura. Deixe infundir durante 10 minutos e depois retire o pau de canela e a casca de limão.

5 . Numa taça misture a farinha e o amido de milho com o restante leite até obter uma pasta fina, adicionando o leite gradualmente para evitar a formação de grumos.

6 . Verta o leite infundido morno para cima da pasta, mexendo bem  com uma vara de arames e depois deite a mistura novamente no tacho. Leve novamente ao lume, mexendo levemente, em lume brando, durante alguns minutos e até engrossar ligeiramente. Incorpore a restante manteiga, batendo, e retire do lume.

7 . Adicione a calda ao creme (reserve um pouco da calda para pincelar os pastéis no final) e mexa bem com a vara de arames.

8 . Pré-aqueça o forno a 250ºC.

9 . Incorpore as gemas no creme e misture bem até o creme ficar homogéneo. Distribua o creme pelas formas, enchendo-as até 3/4 da altura e leve-as ao forno num tabuleiro, durante 13-15 minutos ou até os topos dos pastéis estarem tostados, rodando-os se necessário, pata tostarem uniformemente.

10 . Retire do forno e pincele os pastéis com um pouco de calda de açúcar, deixando-os arrefecer ligeiramente nas formas antes de desenformar. Desenforme e sirva a gosto polvilhados com canela ou acúcar em pó.






Sem comentários:

Enviar um comentário