Sonhos de Alfarroba


Se em situações normais o Natal é para mim um misto de sentimentos e emoções, este ano será ainda mais. O facto de não poder estar reunido com a família à volta da mesa, de não poder abraçar e beijar os meus mais queridos, aqueles que vejo duas ou, calhando a sorte, três vezes por ano, deixa-me um pouco triste. Os meus irmãos e cunhados, os meus sobrinhos e até a minha sobrinha-neta que veio ao mundo a meio da pandemia e ainda não tive o prazer de conhecer. Mas fica a esperança, de um mundo e de um futuro melhores, com todos os abraços, os beijos e os afectos que nos tiraram, que nos fazem falta e que tanto merecemos. Enquanto esses dias não chegam, vamos celebrar o Natal, com os que nos são próximos e com quem coabitamos. Por aqui não deixarei de fazer as sobremesas que adoro, o cheiro da canela continuará no ar a perfumar a casa, haverá o tradicional bolo rei, o arroz doce de sempre e que nunca pode faltar e claro, os sonhos de abóbora. Sou tão feliz a fazer sonhos, a cobri-los de açúcar e canela, não resistindo a provar um e outro ainda quentinhos.


Este ano experimentei uma receita de sonhos diferente e igualmente deliciosa. Claro que tinha de vir partilhar esta receita convosco, ainda a tempo de a prepararem para o Natal. Para quem aprecia o sabor da alfarroba, posso garantir que estes sonhos são irresistíveis. Eu próprio não consigo para de os comer, uns atrás dos outros. Mas vou confessar-vos uma coisa, gosto mais deles no dia seguinte. Sou esse tipo de pessoa que prefere os sonhos frios e mergulhados na calda do açúcar já derretido. Mas quentes também são deliciosos. O melhor mesmo será experimentarem a receita e prová-los das duas formas, tirando as teimas.

Nesta receita usei a Farinha de Trigo e Alfarroba da Nacional, a marca de confiança com quem trabalho e que dispensa apresentações. Esta farinha, que combina a vagem da alfarroba e a espiga do trigo, tem um sabor único e característico e foi desenvolvida para todos os usos culinários. Já vem misturada nas proporções certas e podemos fazer com ela um pão delicioso, mas também bolos, tartes, bolachas e biscoitos, panquecas ou estes deliciosos sonhos. Sonhos estes que podem ainda preparar e apresentar na vossa mesa de Natal!  

A todos vocês que me lêem, os meus sinceros votos de umas Festas Felizes, dentro do possível e de preferência junto daqueles que vos são mais próximos e queridos. Que seja uma quadra de paz e reflexão, que reine o amor e a partilha e que resida em todos nós a esperança de um mundo muito melhor. Feliz Natal!






Sonhos de Alfarroba

Ingredientes:
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 250 ml de água
| 50 g de manteiga
| 2 casquinhas de limão
| 1 pitada de sal                                   
| 4 ovos
| açúcar qb
| canela em pó qb
| óleo para fritar

Preparação:
1 . Misture a Farinha de Trigo e Alfarroba da Nacional com o fermento e reserve.

2 . Numa panela junte a água, a manteiga, as cascas de limão e o sal. Leve ao lume e quando levantar fervura deixe cozinhar 2 minutos.

3 . Retire a panela do lume, descarte as cascas de limão e, de uma só vez, adicione a farinha. Mexa energicamente com uma colher de pau até a massa formar uma bola e descolar das paredes do tacho. Retire a massa para uma tigela e deixe que arrefeça.

4 . Quando a massa já estiver fria, adicione os ovos, um de cada vez e amasse com as mãos ou usando uma vara de arames até obter uma massa cremosa e uniforme.

5 . Aqueça o óleo em lume médio e com uma colher de sopa, verta pequenas quantidades de massa no óleo. Frite os sonhos, virando-os até ficarem dourados. De seguida passe os sonhos por uma mistura de açúcar e canela e sirva-os ainda mornos.






1 comentário:

  1. Passei para desejar um excelente Ano Novo 2021 e um Feliz Dia de Reis!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar