Tarteletes de Mascarpone, Figos e Mel


Adoro fruta no geral, mas a fruta de verão tem para mim um sabor especial. Não sei se é pela sua abundância e variedade, pelo sabor ou pelas memórias que guardo da infância e das longas tardes de verão, que passava com a minha mãe a colher das nossas árvores a fruta mais doce e sumarenta. Por esta altura a figueira estava carregada dos mais doces figos "pingo de mel". O que eu adorava colhê-los directamente da árvore e comê-los ali mesmo, à sombra da enorme figueira que havia sido plantada muitos anos antes pelo avô Agostinho. Na vinha já se colhiam os primeiros cachos de uvas, tão doces e douradas pelos raios de sol. Na frente da casa existia sempre uma variedade "morangueira", cujas uvas amadureciam mais tarde, mas eram doces como o mel. Essa videira ainda existe, passados tantos anos. As macieiras e as pereiras também já se encontravam bem carregadas e em pouco tempo colheríamos as primeiras maçãs e peras da temporada. E as amoras, claro. Podia passar horas no meio das silvas a colher amoras. Muitos arranhões depois e algumas nódoas na roupa, lá vinha eu, feliz e contente com uma taça cheia de amoras. Toda esta fruta era por nós consumida, outra era oferecida a vizinhos e familiares e aquela mais madura, que muitas vezes caía das árvores, era dada a comer aos animais.


De toda esta fruta, arrisco a dizer que os figos são mesmo os meus preferidos. Adoro figos e é na sua forma natural que mais gosto de os comer. Mas quando existe abundância, não resisto a fazer uma ou outra sobremesa com eles. Na semana passada fui ao mercado e encontrei uma banquinha com uma senhora já de uma certa idade que estava a vender figos. Eram tão lindos e cheiravam tão bem que não resisti a trazer comigo uma generosa quantidade. Dois dias depois houve uma tia que me ofereceu mais uns quantos e na hora eu decidi que queria fazer uma sobremesa com eles. Figos combinam sempre bem com frutos secos como a noz e a amêndoa mas também com queijos. Como me apetecia uma sobremesa fresca, decidi preparar estas tarteletes com mascarpone, figos e mel, uma combinação vencedora, numa base amanteigada que se desfaz na boca. Servi com pistácios picados e obtive uma sobremesa deliciosa para estes dias, que ainda são de Verão. Experimentem!





Tarteletes de Mascarpone, Figos e Mel

Ingredientes: (para 6 tarteletes com Ø10 cm)
{para a massa}
| 270 g de farinha s/ fermento
| 3 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 pitada de sal
| 165 g de manteiga fria
| 1 c. sopa de água fria
{para o recheio}
| 250 g de mascarpone
| 150 g de natas c/ 35%min MG
| 3 c. (sopa) de açúcar em pó
| 6 figos
| 1 c. (sopa) de pistácios picados
| mel qb

Preparação:
1 . Prepare a massa, misturando numa taça a farinha o açúcar e o sal. Junte a manteiga fria, em pedaços e com as pontas dos dedos vá misturando até obter uma mistura areada. Aos poucos vá adicionando a água fria e amasse até conseguir uma mistura homogénea e moldável (em alternativa, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e misture alguns segundos numa velocidade média-alta). Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

2 . Pré-aqueça o forno a 180ºC.

3 . Transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada e divida em 6 partes iguais. Estenda cada uma delas com o rolo formando 6 círculos de massa com cerca de Ø12-13 cm. Forre as seis formas de tarteletes com cerca de Ø10 cm e apare os bordos com uma faca.

4 . Pique a massa das tarteletes com um garfo e leve ao forno durante 15 minutos ou até que comecem a ficar douradas. Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha à temperatura ambiente.

5 . Prepare o recheio, batendo ligeiramente o mascarpone. Junte as natas, que devem estar bem frias, o açúcar em pó e bata novamente até atingir a consistência desejada. 

6 . Distribua o recheio pelas tarteletes, alisando com uma colher. Corte os figos em quartos ou metades e ditribua sobre o recheio. Polvilhe com pistácios picados e regue com um fio de mel.  




1 comentário: