Folar de Maçã, Canela e Amêndoa


A Páscoa está mesmo a chegar. Esta é para mim uma das festividades mais bonitas do ano, por todas as memórias felizes que me traz. Sempre me lembro de ver toda a família reunida à volta da mesa, na qual havia sempre imensa comida e se sentia no ar o cheiro dos folares acabados de sair do forno de lenha. Nascido numa família cristã, a Páscoa sempre foi motivo de celebração, sempre foi uma festa de família, onde se trocavam afectos e se saboreavam as mais tradicionais receitas de família. Na mesa haviam sempre "línguas-de-gato", "beijinhos" e as tradicionais amêndoas. E nunca faltavam os folares, alguns dos quais eram oferecidos numa visita pascal, às madrinhas e aos padrinhos. Havia sempre uma troca de presentes entre padrinhos e afilhados onde nunca faltavam as amêndoas.

De norte a sul do país, apesar das diferentes tradições e costumes, a Páscoa é celebrada por todos os portugueses. Há em comum o tradicional folar que, também ele, é diferente de região para região. Acho interessante haver toda esta diversidade à volta do folar, seja ele doce ou salgado. Os folares da minha infância eram de erva doce e tinham um ovo cozido no centro. Cá em casa é tradição haver todos os anos um folar doce. E esta sugestão que vos trago hoje, apesar de não ser a tradicional, promete fazer as delicias de toda a família. 


Recebi da Fermipan o convite para desenvolver uma receita para a Páscoa. Idealizei uma receita simples e prática e que até pode ser preparada com os mais pequenos aí em casa. Maçã e canela é uma combinação que não desilude e que só pode ser melhorada com a junção da amêndoa. A massa fica com uma textura super fofa, muito também devido ao uso do fermento de padeiro Fermipan que é um fermento seco instantâneo e sem glúten. Sendo produzido sob os mais rigorosos procedimentos de controlo, assegura uma qualidade constante e também a preservação do seu alto teor de células vivas. Permite a criação de todo o tipo de receitas de pão e massas lêvedas, mas também de algumas receitas para a Páscoa, como os tradicionais folares e outras delicias que contenham farinha. Ou seja, massas que têm de passar por um processo de fermentação, antes de serem cozidas. Por ser versátil e fácil de utilizar, pode ser adicionado directamente na farinha, sem a necessidade de reidratar antes de usar, permitindo que receitas de pão, bolos e massas cresçam e tenham um aspecto irresistível e, desta forma, proporcionando momentos na cozinha de pura diversão em família.


Folar de Maçã, Canela e Amêndoa

Ingredientes:
| 11 g de fermento seco Fermipan
| 150 ml de bebida de espelta
| 150 ml de azeite extra virgem
| 4 ovos biológicos
| 600 g de farinha branca de espelta
| 1 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 pitada de sal                                                   
| 1 c. (chá) de erva doce moída
{para o recheio}
| 3 c. (sopa) de azeite
| 150 g de açúcar mascavado escuro
| 3 maçãs reinetas
| 100 g de amêndoa triturada
| 2 c. (sopa) de canela

Preparação:
1 . Dissolva o fermento Fermipan na bebida de espelta, que deverá estar morna. Junte 100 g de farinha e envolva com uma vara de arames. Deixe levedar cerca de 15 minutos.

2 . Adicione o azeite, os ovos, a restante farinha, o açúcar, o sal e a erva doce. Amasse bem com as mãos durante alguns minutos e até todos os ingredientes estarem bem ligados (a massa deverá estar elástica e pegajosa). Em alternativa, coloque todos os ingredientes na taça da batedeira e amasse usando o gancho de amassar. Deixe levedar num local seco durante 2 horas ou até que dobre de volume.

3 . Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e use o rolo para a estender, formando um rectângulo com cerca de 30cm x 60cm.

4 . Pincele toda a superfície da massa com o azeite e de seguida espalhe o açúcar mascavado. Descasque e descaroce as maçãs, corte-as em quartos e rale-as, usando um ralador grosso. Distribua as maçãs raladas sobre a massa. De seguida espalhe a amêndoa triturada e polvilhe com a canela.

5 . Comece a enrolar a massa pela parte mais longa formando um rolo. Corte esse rolo em pequenos rolinhos com o mesmo tamanho (o tamanho dos rolos irá depender da altura da forma).

6 . Unte uma forma redonda com Ø26cm, de aro amovível e com buraco no meio. Distribua os rolos pela forma e deixe levedar por cerca de 1/2 hora.

7 . Pré-aqueça o forno a 190ºC. Leve o folar ao forno por cerca de 35-40 minutos ou até que fique douradinho. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. Opcionalmente poderá pincelar o folar com xarope de agáve ou mel.

2 comentários: