Bolo de Laranja Sanguínea e Sementes de Papoila


Estive uns dias fora do país. Fui matar saudades da família que vive longe. Sem estar à espera fui recebido com neve, muita neve. A natureza encarregou-se de me presentear com paisagens lindas, pintadas de branco e verde, dignas de um verdadeiro postal. Foram dias felizes, com muito frio à mistura, mas que deram para carregar baterias e estar junto daqueles que mais amo. Com tanta neve, fiquei com imensa vontade de chegar a casa, ligar o forno e fazer um bolo. É daquelas coisas que não consigo explicar mas que me deixam imensamente feliz. 

Esta é a época dos citrinos. Os limões nunca faltam cá em casa, independentemente da estação do ano. É daqueles frutos que nunca dispenso e tenho sempre à mão. São perfeitos para aromatizar um bolo, para fazer um chá ou temperar uma salada. E quando começam a acumular na fruteira, nada como fazer um delicioso lemon curd para rechear uma tarte. Acreditem, o perfume cítrico espalhado pela casa melhora qualquer dia menos bom. 

Os últimos dias têm sido cinzentos e frios. Por isso, nada melhor que ligar o forno e fazer um bolo, usando as laranjas ou as clementinas da estação. Funciona quase como uma terapia, fazer um bolo num dia cinzento. É reconfortante e inspirador todo o processo de ligar o forno, misturar os ingredientes, envolver delicadamente a massa, o perfume que fica no ar enquanto o bolo coze e que desafia os nossos sentidos. E experimentem resistir a saborear uma generosa fatia ainda morna, acompanhada de uma chávena de chá. Lá fora ouvimos o vento soprar e a chuva a cair. Mas cá dentro sentimos a Primavera, basta haver uma chávena de chá fumegante que nos aqueça as mãos, uma manta e um sofá, um bom livro e uma fatia de bolo de laranja acabado de sair do forno.


Para esta receita escolhi as laranjas sanguíneas. São difíceis de encontrar por cá, por isso não resisto a trazê-las comigo, sempre que as encontro à venda. Mais doce que a laranja comum, já vi tantas receitas deliciosas com elas que a vontade de as usar é mesmo muita. Não resisti a experimentar esta receita da Linda Lomelino que faz um bolo lindo e delicioso. Usei sementes de papoila em vez de sementes de sésamo mas acredito que o resultado seja igualmente delicioso. Este é um bolo fofo e bastante aromático, ideal para aqueles domingos preguiçosos de Inverno que pedem conforto. Um bolo que satisfaz e nos deixa com um sorriso de felicidade no rosto.


Bolo de Laranja Sanguínea e Sementes de Papoila
(receita adaptada do blog Call Me Cupcake)

Ingredientes:
{para a massa}
| 400 g de farinha s/ fermento
| 1 + 1/2 c. (chá) de fermento
| 1/2 c. (chá) de sal)
| 220 g de manteiga à temp. ambiente
| 400 g de açúcar amarelo
| 4 ovos M
| 125 ml de sumo de laranja sanguínea
| 100 ml de iogurte natural
| raspa de 3 laranjas sanguíneas
| 3 c. (sopa) de sementes de papoila

{para o glacée}
| 120 g de açúcar em pó
| 2 c. (sopa) de sumo de laranja sanguínea 

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo bundt ou, em alternativa, uma forma de bolo inglês com aprox. 20cm.

2 . Numa taça misture a farinha peneirada, o fermento, o sal e reserve.

3 . Bata a manteiga e o açúcar durante alguns minutos até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.

4 . Adicione a mistura de farinha, o sumo de laranja sanguínea e o iogurte, alternadamente e em duas ou três vezes. Envolva bem com uma espátula após cada adição. 

5 . Adicione a raspa de laranja sanguínea e as sementes de papoila e envolva com uma espátula.

6 . Verta a massa para a forma e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno durante 60-70 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

7 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer dentro da forma por 15 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

8 . Prepare o glacée, misturando o açúcar em pó com o sumo de laranja até obter a consistência desejada. Verta o glacée sobre o bolo e polvilhe com sementes de papoila.

8 comentários:

  1. Ficou um espanto o bolinho :)
    Adoro sabores cítricos e estas laranjas dão um ar de sua graça onde quer que apareçam!
    O interior do bolo está irresistível!
    É sempre bom visitar a família (ainda que com uma escala inesperada pelo meio devido a tanta neve!!!)
    Lindas fotos Célio.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Vocês estavam bem giros no meio da neve! Também andei por aí a apanhar com uns flocos ;) O bolo tem bom aspeto, também gosto dessas laranjas. E adoro as cores das fotos. Beijinhos!
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Quando olhamos para estas fotos ficamos de boca aberta, olhamos para este bolo e ficamos a imaginar a comer uma bela fatia, ficou com um aspeto maravilhoso com esse glacée que lhe confere mais vida e cor adoro, o sabor da laranja sanguinea deve ser maravilhoso no bolo.
    Abraço

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Que bolo fantástico,....ficou um máximo!
    Essas fotos estão lindas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha a tua escapadinha Célio. Tenho tantas saudades da neve, costumava praticar ski há uns anos mas desde que o meu filho nasceu nunca mais fui, já lá vão 9 anos. As paisagens brancas transmitem uma paz inexplicável.
    Sabe sempre bem vir aqui saborear as tuas delícias, com os olhos! Fotos lindíssimas como sempre ♥
    Dava tudo para uma fatia agora com um café.
    Bom fim de semana. Bjinhoos

    ResponderEliminar
  6. Que delicia de bolo. Adorei o formato.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/tarte-de-carne-picada-e-cenoura.html

    ResponderEliminar
  7. Célio
    Ficou lindo, mas não é surpresa nenhuma para quem aqui vemm as fotos são sempre lindíssimas.
    Adoro bolinhos com sabores cítricos, emboa nunca tenho comido nenhum feito com estas laranjas, imagino que deve ter ficado divinal.
    Tambémm gosto muito de usar as sementes de papoila neste género de bolos, ficam tão bem e acrescentam-se os benefícios das mesmas.
    Já vi que as férias foram boas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que bom ir desanuviar e ser presenteado com paisagens brancas, tão bom e mágico!
    Como este bolinho :) coisa mais linda. Arranjei umas laranjinhas sanguíneas no cabaz bio desta semana e ando a ver ainda o que vou fazer, para já fiz um suminho para matar saudades da cor!
    O teu bolo ficou lindo, e esse galcé rosinha super fofo. Fazer bolos nestes dias frios é do melhor que há!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar