Sandes de Pepino, Atum e Cebolinho


Sabe tão bem quando sabemos que pela frente temos dias de sol, bastante iluminados e quentinhos, tardes compridas que nos permitem usar o nosso tempo pessoal para fazer outras coisas que gostamos e assim carregar baterias e enchermos-nos de boas energias. Aproveitar uma folga para dar aquele passeio há tanto tempo adiado ou simplesmente tomar uma bebida bem fresca numa esplanada enquanto colocamos a conversa em dia com aquele amigo que não víamos há algum tempo. Mas perece que o sol resolveu dar tréguas e deu lugar a dias cinzentos e até a chuva voltou. Mas ainda assim, estes não deixam de ser dias lindos de um pré-verão que se faz anunciar. Até que me sabe bem o cheiro a terra molhada, que eu adoro, acordar a um domingo de manhã e ouvir as gotas da chuva a bater na janela, dando-nos a sensação que estamos na estação errada. Não me preocupa, pois até os dias cinzentos têm a sua beleza e sei que pela frente muitos mais dias quentes e luminosos virão, dias estes que nos permitirão saborear a frescura dos frutos da estação, de nos deliciarmos com os gelados de fruta feitos em casa, de partilharmos conversas e sorrisos com a família e os amigos em jantares que se prolongarão pelas noites quentes adentro. Virão dias de sol e praia, de descanso e de lazer, dias longos e de verdadeiros momentos que nos encherão de conforto o coração e a alma. Dias que não permitem muito tempo na cozinha, que pedem refeições rápidas, simples e saborosas. E é a pensar nesses dias que elaborei esta receita, uma sandes bastante fácil de preparar, fresca, deliciosa e cheia de sabor.


Recentemente fui desafiado pela Calvé Portugal a criar uma receita cujo mote seria "Descubra os sabores do Verão sem peso na consciência", usando um dos dois produtos abaixo ilustrados, a Maionese Magra Calvé e a Yogonese Calvé. Confesso que já antes era consumidor destes dois produtos e aprecio bastante o seu sabor e leveza. São perfeitos para usar nas sanduíches que levamos para a praia e também nas saladas, conferindo a estas ainda mais sabor e tornando-se uma opção saudável, quando ingeridas com moderação. No caso da Maionese Magra, que contém apenas 3% de gordura e é rica em ómega 3, é preparada com ingredientes simples e naturais, tais como óleos vegetais, ovos e vinagre e o excesso de gordura é reduzido para mais de metade quando comparamos com uma receita tradicional preparada em casa. Uma forma de usufruir em pleno dos deliciosos sabores que o verão nos oferece, sem peso na consciência.


Uma vez mais, para a elaboração desta receita tive a excelente e indispensável ajuda do cortador de legumes da Borner. Já não dispenso a sua utilização na cozinha quando quero obter um corte de legumes tão perfeito e um resultado final que supere as minhas expectativas. Claro que isto só é possível graças à excelente qualidade que a lâmina de tecnologia alemã deste cortador oferece. Qualidade, segurança e ergonomia dos produtos são apenas algumas das características que garantem o sucesso desta marca há mais de 20 anos em Portugal. Se quiserem saber mais acerca deste indispensável utensílio de cozinha, visitem o site da Borner, aqui e a loja online onde poderão conhecer melhor este e outros utensílios de cozinha da marca Borner, uma marca de confiança e que dá uma preciosa ajuda na cozinha.


Sandes de Pepino, Atum e Cebolinho

Ingredientes: (para 4 sandes)
| 8 fatias de pão integral multicereais
| 1 pepino médio
| 2 latas de atum ao natural
| 1 cebola pequena
| 1 dente de alho
| 1 raminho de salsa
| 1 raminho de cebolinho
| 4 c. (sopa) de maionese magra + q.b. para barrar (usei Calvé)
| algumas gotas de sumo de limão
| 1 pitada de flor de sal
| 1 pitada de pimenta acabada de moer

Preparação:
Se o pão tiver côdea, apare as fatias descartando a côdea (isto é opcional e a côdea poderá ser usada para fazer pão ralado ou croutons de pão, que poderá usar noutras receitas).
Lave o pepino mantendo a casca e com uma mandolina, corte-o em tiras bem finas.
Escorra o atum e coloque-o numa taça. Adicione a cebola e o dente de alho, grosseiramente picados e a salsa e o cebolinho, finamente picados.
Junte a maionese e aromatize com algumas gotas de limão.
Tempere com flor de sal e pimenta e misture bem com um garfo até obter uma pasta.
Numa fatia de pão disponha 1/4 da pasta de atum. Sobreponha uma segunda fatia de pão e barre-a ligeiramente com maionese. De seguida coloque as tiras de pepino, sobrepondo-as.
Com uma tesoura de cozinha ou uma faca bem afiada, apare as tiras de pepino e se desejar corte a sandes ao meio, servindo-a sob a forma de 2 triângulos (guarde as aparas e use numa salada).
Repita a operação para as restantes fatias de pão e até terminar a pasta de atum.

14 comentários:

  1. Opah... só tu para transformares umas sandes simples de pepino nessa obra de arte! Estão lindas, amigo! E devem ser bem refrescantes, perfeitas mesmo para a praia...
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Girissimas essas sandes e com produtos da Calvé só podem ser deliciosas!

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia de ter as tiras de pepino por fora, que lindas!

    ResponderEliminar
  4. OMG... este homem não existe!!!
    Isto é design! Sinceramente :-)
    De um dia para o outro passei a adorar pepino! Eu tirava-o sempre da salada, agora já não passo sem ele!
    Mesmo para experimentar estas sandwiches cheias de estilo ;-)
    Podes levar umas quantas para um passeio, por exemplo, sei lá...
    Bjocas e boa semana!
    C

    ResponderEliminar
  5. Olá Célio,

    Adorei as tuas sandes e como sempre surpreendes na forma como apresentas as tuas ideias.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/atum-e-cogumelos-bras.html

    ResponderEliminar
  6. ficaram um charme :)
    devem ser muito boas mmo :p
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Célio surpreendes sempre com os teus posts :)
    Ficaram mesmo o máximo, dignas de um grande Chef!
    E como adoro sandes de atum, dava tudo para prová-las...
    Tenho de arranjar um cortador desses.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio,
    Estas sandes de atum estão mesmo uma obra de arte!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olá Célio,

    adoro pepinos, e adoro sandes até acho que podiam ser o meu almoço algumas vezes, no fundo aodro pão.
    Estão tão mas tão lindas estas tuas sandes, perfeitas, acho que ia custar comer :)
    Parabéns pelas fotos e pela formo como apresentas tantas vezes as tuas sugestões.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Com tão pouco, sem ser dispendioso e sem muito trabalho transformas uma simples sandes de atum, num pequeno prazer para os olhos e para a barriguinha.
    Ficaram tão lindas!! É mesmo o que apetece comer nestes dias bem quentes, sem dar muito trabalho mas em que olhos também comem. Tenho de arranjar um cortador desses.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Que belo convite para uma refeição de verão, fresca, simples e com muita cor, já não falando da apresentação que como sempre está maravilhosa. Parabéns
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  12. Essas sandes estão mesmo incrivelmente lindas! Adoro a junção de pepino com atum, lembra-me da minha infância... :P
    (só não fiquei convencida com a do 'a maionese light tem ingredientes simples e naturais' - acho que todos sabemos que isso não é verdade :P)

    ResponderEliminar
  13. Célio, rendi-me ao efeito estético e plástico destas sandes assim que as vi!
    Ficaram lindas de morrer e um delírio para os nossos olhinhos ;)
    O sabor sei que não falha, adoro a combinação de atum com pepino e cheio de ervilhas frescas.
    Parabéns por mais um resultado sublime. Agora, não as comas por favor :D :D seria um pecado!

    Bjinhoss

    ResponderEliminar