Kladdkaka || Swedish Chocolate Cake


Definitivamente não sou uma pessoa do frio. E se há muitas coisas que me atraem nos países nórdicos, que tanto têm de bom para oferecer, o frio seria concerteza um factor dissuador caso um dia eu optasse por viver num desses países. O ter que vestir duas e três camadas de roupa, e ainda acrescentar um casaco ou sobretudo e colocar o gorro e cachecóis, não, isto não é para mim. Ainda bem que existem aqueles dias solarengos com o sol de inverno a espreitar em força para nos aquecer o corpo e a alma. E se há coisa boa que o nosso país tem para nos oferecer é esse sol maravilhoso, que mesmo nos dias mais frios está lá para nos aquecer. Não trocaria estes dias de sol por nada.
Mas claro, nada como o conforto do calor de uma lareira acesa no fim de um dia de trabalho, depois de uma reconfortante refeição e saborear uma deliciosa sobremesa de chocolate enquanto ouvimos a lenha da lareira a crepitar. A acompanhar, uma deliciosa chávena de chá adoçada com o melhor mel. E este bolo que aqui mostro é perfeito para isso, um decadente e irresistível bolo de chocolate, cuja receita vem de um país do frio.


Este é o Bolo de Chocolate Sueco. Kladdkaka, é o nome que os suecos elegeram para ele, por se tratar de um bolo denso e pegajoso. Podia ser apenas mais um bolo de chocolate, mas não. Este é dos melhores, senão mesmo o melhor bolo de chocolate que eu já comi. E, acreditem, é tão bom que já fiz esta receita três vezes. Da primeira vez, nem houve tempo para fotografar, mas ainda cheguei a partilhar no Instagram. A segunda vez foi mesmo para me certificar que este era um bolo diferente e que merecia ser partilhado aqui no blog. Eis que surge a terceira vez, num ambiente totalmente natalício, pois este bolo é uma excelente alternativa aos tradicionais doces de Natal e fica lindo na mesa da consoada.
A receita é deste maravilhoso livro, do qual já vos falei, cuja autora que tem um blog com o mesmo nome, o Top With Cinnamon. Com apenas 18 anos a Izy consegue sempre despertar os nossos sentidos em cada virar de página e a cada receita que partilha. Experimentem comer este bolo ainda morno, de preferência acompanhado de uma bola de gelado de baunilha e asseguro-vos que viverão uma experiência que jamais esquecerão.


Ingredientes:
| 135 g de manteiga c/ sal
| 55 g de cacau em pó (usei chocolate negro c/ 70% cacau)
| 350 g de açúcar (usei apenas 200g de açúcar amarelo)
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 110 g de farinha s/ fermento
| 3 ovos
| açúcar em pó q.b.

Método Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre com papel vegetal o fundo de uma forma de aro amovível, com cerca de 18-20cm de diâmetro.
Unte toda a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Derreta a manteiga em lume baixo e adicione-a aos restantes ingredientes.
Bata durante alguns segundos, até que todos os ingredientes estejam bem ligados.
Verta a mistura na forma e leve ao forno cerca de 20-25 minutos. O bolo deve estar cozido na extremidade, mas meio cru no centro.
Deixe o bolo arrefecer na forma durante 20 minutos.
Retire da forma, polvilhe com açúcar em pó e sirva ainda morno.

Método Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre com papel vegetal o fundo de uma forma de aro amovível, com cerca de 18-20cm de diâmetro.
Unte toda a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Coloque o chocolate no copo e programe (10seg/vel9). Retire e reserve.
Coloque a manteiga no copo e programe (2min/70ºc/vel1).
Adicione os restantes ingredientes e programe (15seg/vel4).
Verta a mistura na forma e leve ao forno cerca de 20-25 minutos. O bolo deve estar cozido na extremidade, mas meio cru no centro.
Deixe o bolo arrefecer na forma durante 20 minutos.
Retire da forma, polvilhe com açúcar em pó e sirva ainda morno.

18 comentários:

  1. Ai Céliozinho do meu coração... nem sei que te diga! esse bolo é a mais completa perdição para uma chocolatólica... sinceramente!
    Esse não me escapa mesmo! que DELÍCIA deve ser mesmo... tu não nos ias mentir!!
    Já tenho a colher na mala ;-)
    Beijinhos Kladdkakanianos

    ResponderEliminar
  2. Só de estar a ver já estou a salivar!!!!! É mesmo bom este bolo. O teu ficou mais direitinho que o meu. hihihi! :) Está lindo Célio! <3
    E quanto ao frio é tão bommm, adoro usar cachecóis enormes que me tapam a cara, casacos grossos e camisolas de malha maiores do que eu. Eu sei que no fundo pareço o boneco da Michelin, mas não me importo. E das noites adoro aninhar-me no sofá com a minha filha, o meu marido e os meus dois cães. :D

    Beijinhos grandes,
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Tão apetitoso com o chocolate a derreter. Mas que bolo maravilhoso!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  4. Esse bolo de ingredientes "simples" apela aos nossos sentidos....deve ter ficado ma delícia, gosto de bolos assim, bolos que não parecem bolos...!!!!.
    O teu post transmitiu-me acima de tudo a calma, serenidade, cor, doçura....desta época que estamos a começar a viver....gosto que o Natal seja calmo, fazer tudo ao sabor do tempo e não é necessário ter uma mesa a transbordar de iguarias.....é preciso ter tempo para estar com quem gostamos, ir beber um café com o amigo/a que veio passar o Natal "à terra".....conversar, rir, partilhar....isso sim é Natal.
    Gosto do frio no Natal....porque sem lareira e luzes a piscar não seria Natal.
    Beijinhos e excelente fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Este vai estar na mesa de Natal sim. Tao facil e rapido ate eu tenho tempo para fazer :) e que bom deve ser, tb com uma colger de gelado de nata ou com frutos vermelhos. ;) beijinhos Filipa Pinto Coelho

    ResponderEliminar
  6. As tuas receitas são mesmo pecaminosas! Anda uma pessoa a ver se mantém a linha e leva com essas bombas calóricas que nos empurram forçadamente para a cozinha!Brincadeiras à parte, obrigada por partilhares essas maravilhas. São, sem dúvida, um regalo para os olhos.

    ResponderEliminar
  7. Este bolo, este livro, adoro!
    Ando para o fazer, mas acabo por fugir sempre dele, já sei que acabo em pecado :) mas deve ser tão bom!
    A fazer em breve, e assim, reduzindo o açúcar de 350gr para 200 acho bem melhor.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Célio, já tinha visto a foto no face e adorei, mesmo sem saber qual era o seu sabor. Agora quando vi as fotos todas e vi que era de chocolate e o seu interior tipo mousse fiquei em êxtase, que bolo divino, só me apetece ir a correr para a cozinha fazer :P ADOREI!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Coisa boa :) Estou aqui a salivar por uma fatia, Célio ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que delicia! Neste momento já está no forno! Depois comento o que saboreie mas suspeito que vai ser degustar com todos os sentidos em alerta e o palato satisfeito ;)
    Obrigado pela partilha!
    Ana França

    ResponderEliminar
  11. Altura ideal para provar esse bolinho, não andasse a fugir aos doces, já há algum tempo, mas cá por casa seria bem vindo, pois por chocolate, há gulosos que cheguem.

    Ficou lindo e ficará linda a mesa de Natal, com ele.
    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  12. que maravilha Célio... tenho que experimentar o mais depressa possível que fiquei a salivar... hummmmmmm.. :) :) :)

    ResponderEliminar
  13. Célio, Célio, isto não se faz!!! Que bolo maravilhoso e sendo da Izzy, tem selo que qualidade :)
    As tuas fotos estão cada vez melhores e deixam tudo ainda mais apetitoso!

    ResponderEliminar
  14. Que aspecto delicioso... Fiquei a olhar (e a babar) para esse aspecto cremoso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/preparar-o-natal-9-rabanadas-clarinha.html

    PS- Esta a decorrer um passatempo no meu blogue. :-)

    ResponderEliminar
  15. Que coisa maravilhosa! Já guardei a receita, essa foto do interior (passei as fotos iniciais a rezar para que houvesse uma foto do interior todo :P ) está com um aspeeeto :D
    Eu até gosto de frio, nem que seja para depois usar um cobertor! É a velha história de beber quando se tem sede...
    Mas não acho nada que o sol de dias frios aqueça! Ultimamente pelo menos não tem aquecido :P

    ResponderEliminar
  16. Ai Célio que bolinho mais maravilhoso! E que já me andava a despertar muita curiosidade ;)
    É uma receita muito simples, o que aumenta a nossa vontade de experimentar. Também tenho o frequente hábito de reduzir a quantidade de açucar, até porque não gosto de sabores demasiados doces. Este só com cacau sei que vou adorar. ;)
    Cheira-me que esse livrinho não vai demorar muito tempo a chegar ca!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Célio, achei o nome super engraçado, ehehe
    E que posso dizer mais.... o cenário está um espanto e o bolo é pr'além do bom...nem posso olhar!
    Que quentinho que está aqui no teu blog e cheira mesmo a Natal.
    Bjinho

    ResponderEliminar