Sopa de Abóbora, Gengibre e Coco


Impressão minha ou este mês de Janeiro está demasiado frio?! Bem sei que estamos no Inverno e que é normal as temperaturas baixarem nesta altura do ano, mas a verdade é que eu não aguento. Não sou de todo pessoa de tempo frio, mas tento, obviamente, tirar partido das coisas boas que esta estação proporciona. Entre elas está o conforto e também a vantagem de podermos usufruir mais das nossas casas - agora mais ainda, com um novo e, esperemos que curto confinamento - e também podermos degustar mais refeições de conforto, daquelas que nos alimentam o corpo e saciam a alma. 

Entre estas refeições estão as sopas, sempre presentes aqui em casa, independentemente da estação do ano. Mas é nesta altura que elas me sabem melhor. E ultimamente tenho tentado comer todas as sopas e mais algumas. Umas mais cremosas que outras, umas mais simples outras mais ricas e elaboradas, mas nada me dá mais prazer que segurar uma taça de sopa bem quentinha a fumegar, entre as mãos, nestes dias frios de Janeiro. Adoro experimentar receitas novas e ultimamente são os ramens e as sopas com especiarias que mais apetecem. Porque aquecem, saciam e sabem mesmo bem.

Adoro sopa de abóbora assada. Já partilhei aqui esta sopa de abóbora assada e especiarias. Mas desde que experimentei esta que partilho hoje, da autoria da minha amiga Inês, que passou a ser das favoritas cá em casa. Adoro a combinação da abóbora com o coco e o ligeiro picante do gengibre, uma sopa que conforta e que é perfeita para ser consumida em qualquer dia frio de Inverno. Sopas e chás bem quentes, são os meus melhores amigos ultimamente. E vocês, como fazem para combater estes dias frios de Inverno?!




Sopa de Abóbora, Gengibre e Coco
(receita adaptada do blog Ananás e Hortelã)

Ingredientes:
| 1 Kg de abóbora 
| 50 g de gengibre fresco
| 200 ml de leite de coco
| 250-400 ml de água quente ou caldo de legumes
| sal e pimenta qb
| azeite qb
| tomilho seco qb
| sementes de abóbora tostadas qb
| sementes de sésamo qb
| sementes de papoila qb

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.

2 . Descasque e corte a abóbora em pedaços pequenos, de igual tamanho. Coloque a abóbora no tabuleiro, regue com um fio de azeite e salpique com um pouco de sal, pimenta e tomilho.

3 . Leve a abóbora a assar no forno, cerca de 30 minutos, o tempo suficiente para que comece a caramelizar.

4 . Coloque a abóbora, o gengibre em pedaços, o leite de coco (reserve 3-4 c. sopa para servir) e a água ou caldo de legumes (adicione uma pequena quantidade e adicione mais de seguida, caso queira a sopa mais líquida ou mais cremosa) num processador de alimentos e processe até obter um creme bastante homogéneo. Prove e rectifique os temperos, se necessário.

5 . Sirva a sopa com um fio do leite de coco e as sementes a gosto (pode usar também azeite e coentros frescos).




1 comentário: