Sopa Minestrone com Cevada, Feijão e Macarronete


Dia-não-sei-quantos-de-um-confinamento-que-não-tem-fim-à-vista. É verdade que todos estamos cansados disto. É verdade que ninguém pensou que esta pandemia fosse demorar tanto tempo a ser ultrapassada. Assim como é verdade que muitos de nós jamais imaginámos, directa ou indirectamente, vir a ser atingidos por este vírus maldito que se replica à velocidade da luz. Eu quero acreditar que tudo vai melhorar. Vai levar o seu tempo, claro. Temos de ser pacientes com todo o processo. Não vamos todos ficar bem, mas pelo menos que isto sirva para nos tornar mais fortes, mais unidos e melhores seres humanos. Afinal de contas isto é um problema que a todos diz respeito e que não escolhe idades, sexos, estatutos sociais, ou religiões. Unidos seremos sempre mais fortes. Pensemos em nós mas também naqueles com quem socializa(va)mos todos os dias. Que em breve possamos voltar a ser livres como antes, a beijar e a abraçar sem medos e que esta pandemia seja apenas uma má recordação do passado.


Enquanto a maioria de nós continua confinado em casa, o melhor que há a fazer é ir para a cozinha e experimentar novas e deliciosas receitas. Ou então repetir e aprimorar aquelas de que gostamos tanto e que nos fazem verdadeiramente felizes. No meu caso e particularmente nesta altura do ano, são as sopas que ganham particular destaque na minha cozinha. Nestes dias frios de Inverno, nada me sabe melhor que uma sopa bem quente e reconfortante, preparada com ingredientes simples e nutritivos. Esta é uma sopa de sustento, daquelas que serve perfeitamente como uma refeição, que nos deixa saciados e muito satisfeitos. Desde criança que fui habituado a comer estas sopas, que naquele tempo eram cozinhadas no lume, numa panela de ferro. Preparadas logo pela manhã, ficavam a apurar ao longo do dia em "lume lento" e eram feitas com os ingredientes que havia lá por casa. 

Um ingrediente que nunca faltava nestas sopas era a massa. Combina perfeitamente com o feijão, a couve, a abóbora, a batata ou o que mais quisermos acrescentar. Usei também cevada a fim de criar uma sopa ainda mais nutritiva. Porque estas sopas são mesmo assim, permitem-nos dar largas à imaginação e usar o que mais gostarmos. Umas vezes cotovelos, outras curvas ou macarrão, desta vez usei o delicioso Macarronete da Nacional. Estas massas, que apresentam uma forma curva, ligam na perfeição com sabores simples ou delicados, sendo uma boa base para experimentar receitas mais ousadas ou mais tradicionais. O Macarronete da Nacional combina na perfeição com molho de tomate e fica perfeito num prato de forno ou numa jardineira de legumes, por exemplo. Não deixem de experimentar esta deliciosa receita, usem e abusem dos produtos da Nacional, que apresentam uma vasta gama que nos permite dar largas à imaginação, na hora de preparar uma refeição. Visitem o site e inspirem-se neste separador que tem tantas receitas deliciosas.






Sopa Minestrone com Cevada, Feijão e Macarronete

Ingredientes:
| 3 c. (sopa) de azeite
| 1 cebola
| 1 folha de louro
| 1 c. (chá) de tomilho seco
| 2 dentes de alho
| 2 cenouras
| 1 courgette
| sal e pimenta qb
| 400 g de polpa de tomate
| 1/2 c. (chá) de paprika fumada                                                
| 1,5 Lt de caldo de legumes (ou água)
| 100 g de cevada previamente demolhada
| 100 g de feijão manteiga cozido
| 100 g de feijocas cozidas
| coentros picados

Preparação:
1 . Leve uma panela funda e larga ao lume e salteie a cebola picada no azeite quente até ficar translúcida.

2 . Junte a folha de louro e o tomilho seco, o alho picado, as cenouras em rodelas, a courgette em cubos, tempere com sal e pimenta e salteie durante 5 minutos, até os legumes ficarem tenros.

3 . Adicione a polpa de tomate, a paprika fumada, o caldo de legumes e envolva. Deixe levantar fervura e junte a massa Macarronete Nacional e a cevada demolhada. Tape a panela, reduza o lume e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos.

4 . Destape a panela e adicione o feijão e as feijocas e cozinhe por mais 5 minutos. Se achar necessário acrescente mais caldo de legumes ou água à sopa. 

5 . Descarte a folha de louro e sirva a sopa a gosto com coentros frescos picados e pão torrado a gosto.






Sem comentários:

Enviar um comentário