Croissants


Com este tempo frio o que mais gosto de fazer é ligar o forno e preparar receitas com massas lêvedas. Sabe sempre bem ter disponível ao pequeno almoço ou mesmo ao lanche, pequenos pães doces preparados em casa, um brioche ou mesmo um bolo. E croissants também. O que eu gosto de croissants! Apesar de gostar dos que são feitos com massa de brioche, os de massa folhada são mesmo os meus preferidos. E acreditem ou não, já tinha feito croissants antes em casa, mas estes são os meus primeiros croissants feitos por mim com uma massa preparada de raíz. Só vos posso dizer que são dos melhores que já comi. Sim, dá algum trabalho e leva tempo até a massa estar pronta a ir ao forno. Mas posso garantir-vos que vale tanto a pena, não só pelo resultado final, mas também pelo cheiro que se espalha pela casa enquanto os croissants estão no forno.

A receita vem de fonte segura e experimentei-a pela primeira vez, há três anos atrás, num Workshop de pastelaria que fiz com a minha querida amiga Rosa Cardoso, autora do blog Be Nice, Make a Cake. Sendo ela pasteleira profissional, as receitas resultam sempre. Para além dos croissants, fizemos ainda nesse workshop pastéis de nata, torta de chocolate, doce de ovos, massa areada e tantas, tantas outras iguarias deliciosas. Caso queiram frequentar esse workshop só precisam de estar atentos às redes sociais da Rosa ou então entrar em contacto directo com ela.


Com alguma vergonha, confesso, demorei todo este tempo a reproduzir a receita em casa. Afinal de contas não é assim tão difícil fazer em casa uns croissants deliciosos, tão bons ou ainda melhores que os que se vendem em muitas pastelarias famosas. Agora que fiz esta massa em casa já só quero repetir a receita e para além dos croissants simples, quero também experimentar com chocolate, amêndoa ou doce de ovos. E já  estou a pensar noutras alternativas como os deliciosos pains au chocolat que eu adoro e que também podem ser feitos com esta massa.

Para os mais distraídos, aproveito para relembrar que a Rosa tem um livro lindo de pastelaria, chama-se "A Sair do Forno" e que é obrigatório ter em casa. E se comprarem aqui recebem o livro autografado. São 50 receitas de pães, bolos, tartes, bolinhos, cremes e massas de todos os tipos aos quais é difícil resistir. Se ainda não compraram o livro, garanto que vale a pena comprar e não se vão arrepender. E não, não vem lá a receita dos croissants, por isso eu pedi autorização à Rosa e estou aqui a partilhá-la com vocês. Espero que gostem e aproveitem este fim de semana, que vai ser de chuva, para fazer estes croissants maravilhosos.





Croissants
(receita de Rosa Cardoso, autora do blog Be Nice, Make a Cake)

Ingredientes:
| 500 g de farinha T65
| 5 g de sal marinho
| 80 g de açúcar granulado
| 10 g de fermento seco de padeiro
| 300 ml (aprox.) de água fria
| 300 g de manteiga sem sal, fria
| 1 ovo p/ pincelar

Preparação:
1 . Na taça da batedeira coloque a farinha. De um lado junte o açúcar e o sal e do outro lado o fermento.

2 . Adicione a água aos poucos e amasse em velocidade baixa durante 2 minutos (poderá não necessitar da água toda). De seguida amasse por mais 7 minutos em velocidade média (irá obter uma massa dura). Forme uma bola com a massa, embrulhe em película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 40 minutos.

3 . Divida a manteiga em duas partes iguais (150 g cada) e forme dois quadrados com 20cm x 20 cm (facilita estender a manteiga entre duas folhas de papel vegetal) e reserve.

4 . Retire a massa do frio e estenda-a com o rolo, formado um rectângulo com 35cm x 20 cm. Divida visualmente o rectângulo em 3 partes iguais e coloque um quadrado de manteiga sobre duas dessas partes. Dobre a terceira parte da massa sobre a manteiga do centro e coloque o segundo quadrado de manteiga no centro. Dobre novamente a primeira parte da massa por cima da manteiga.

5 . Gire a massa no sentido dos ponteiros do relógio, pressione bem as laterais para que a manteiga não saia, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora.

6 . Retire a massa do frio e estenda-a novamente, formando um rectângulo com 60cm x 20cm.

7 . Repita todo o processo das voltas durante mais duas ou três vezes, respeitando os tempos no frio e não esquecendo de rodar a massa sempre para o mesmo lado cada vez que vai estender. Após a última volta, leve a massa ao frigorífico durante 8 horas ou de um dia para o outro.

8 . Estenda a massa num rectângulo com aprox. 60cm x 20cm e com cerca de 7 mm de espessura. Corte triângulos de massa para formar os croissants.

9 . Enrole cada triângulo de massa começando pela extremidade mais larga (se desejar poderá colocar um recheio, como chocolate ou compota, antes de enrolar) e coloque os croissants num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando levedar cerca de 30 minutos.

10 . Pincele os croissants com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC (sem ventilação) durante 15-20 minutos.





2 comentários:

  1. Olhei para a fotografia e pensei, vou ter de os fazer hoje, mas... Ao ver o método acho que precisava de um vídeo 😬😋

    ResponderEliminar
  2. Adorei as fotos e a que tem o jornal está simplesmente maravilhosa. Os croissants que mais gosto são os de brioche :) mas tento não comer muitas vezes, já os acho um pouco doces e alguma manteiga a mais. De qualquer modo, tem um aspecto irresistível. Beijinhos

    ResponderEliminar