Tronco de Natal


O Natal é para mim um misto de sentimentos e um turbilhão de emoções. Se por um lado fico feliz com toda a envolvência desta quadra e por estar perto de quem mais gosto, por outro lado sinto-me nostálgico e triste, pois sinto a falta de quem já não está. Tenho saudades do Natal da minha infância, do cheiro da canela e do açúcar e dos sonhos acabados de fritar. Das broas de abóbora e batata doce com frutos secos, cozidas no forno de lenha e até das couves e do bacalhau que não dispensavam o azeite novo. A mesa era farta e não podia sequer faltar o bolo rei. A família toda reunida à volta da mesa e nunca faltava animação. Eu ansiava sempre pela manhã do dia de Natal. Mal acordava, ainda de pijama, corria para a chaminé da lareira aberta para saber o que o menino Jesus me tinha deixado no sapatinho - sim, ainda sou desse tempo, em que não havia Pai Natal, mas sim menino Jesus, em que não sonhávamos com a PlayStation nem sequer com um telemóvel novo e em que colocávamos o nosso sapato debaixo da chaminé. Quanto muito, o maior sonho passava por receber uma bicicleta ou um relógio. Mas ano após ano, o ritual repetia-se, os meus olhos brilhavam sempre e eu não conseguia disfarçar o sorriso quando recebia um pai natal de chocolate. Algo simples mas que me deixava imensamente feliz.


Hoje a mesa continua farta, estão lá o arroz doce, os sonhos e as rabanadas, mas ainda assim  está incompleta. O tempo ajuda a curar as feridas e a atenuar as saudades, mas a verdade é que o Natal nunca mais foi o mesmo de há uns anos para cá. Claro que gosto de ver a família reunida à volta da mesa, claro que gosto de estar junto dos meus, mas existe sempre o sentimento de perda e ausência. Sou apologista que devemos celebrar a vida sempre e em todas as ocasiões, até nos pequenos momentos. Por isso o melhor a fazer é entrar no espírito, abraçar as minhas pessoas queridas e agradecer por todas as boas oportunidades que a vida me tem dado. 

Em colaboração com a Nacional, preparei um Tronco de Natal, uma sugestão irresistível para as nossas mesas de Natal. Esta é uma alternativa aos tradicionais bolo rei e bolo rainha. Usei a Farinha para Bolos Nacional, agora mais branca e mais fina e preparada com trigos e fermentos seleccionados. Esta farinha é uma grande ajuda quando queremos que os bolos fiquem mais altos e fofos. Recheei com um delicioso creme de chocolate e manteiga e servi com fios de ovos. Agora sim, estão escolhidas as sobremesas que irão tornar este Natal mais docinho. A todos vocês que por aqui passam, os meus sinceros votos de um Feliz Natal!






Tronco de Natal

Ingredientes:
{para a massa}
| 200 g de açúcar
| 7 ovos
| 1 pitada de sal
| 1 c. (chá) de extracto de baunilha                          
{para o recheio e cobertura}
| 250 g de manteiga à temp. ambiente
| 200 g de açúcar em pó
| 2 c. (sopa) de cacau puro
| 200g de chocolate negro para culinária 

1 . Pré-aqueça o forno o 180ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e unte o papel com manteiga.

2 . Bata os ovos com o açúcar e a baunilha durante 6-7 minutos, até ter triplicado de volume e obter um creme fofo. Adicione o sal, a farinha peneirada e envolva com uma espátula até a massa ficar homogénea. Verta a massa no tabuleiro e leve o bolo ao forno cerca de 15 minutos.

3 . Retire o bolo do forno e desenforme sobre um pano húmido polvilhado com açúcar. Enrole, formando uma torta, partindo da extremidade mais estreita. Deixe o bolo arrefecer completamente, enrolado no pano.

4 . Pique grosseiramente 100 g de chocolate negro e leve a derreter em banho-maria ou no microondas em intervalos de 30 segundos. Verta o chocolate sobre uma folha de papel vegetal, espalhando bem com uma espátula e formando uma camada bem fina. Reserve e deixe solidificar (caso pretenda acelerar o processo, coloque no frigorifico).

5 . Derreta os restantes 100 g de chocolate negro e deixe arrefecer um pouco. Bata a manteiga juntamente com o açúcar em pó e adicione o chocolate derretido. Bata durante alguns minutos até obter um creme bem fofo.

6 . Desenrole a torta e recheie com uma parte do creme de chocolate. Volte a enrolar, apare as extremidades e corte na diagonal uma das pontas. Coloque de lado, formando um tronco e barre com o restante creme.

7 . Parta o chocolate reservado em lascas e decore o tronco a gosto com as lascas de chocolate e cacau em pó.






10 comentários:

  1. Palavras muito bonitas Célio, sinto a mesma saudade e nostalgia. Procuro que as memórias sejam motivos para me aquecer o coração e sentir mais perto os que já cá não estão. Bons pequenos grandes momentos para ti e família:)

    ResponderEliminar
  2. Que palavras tão lindas Célio, um pouco do que eu sinto também nesta altura.
    Ontem estive a escrever o meu post de natal e escrevi memórias semelhantes às tuas, tão boas :) São elas que me aquecem o coração tantas vezes, e ficam para sempre.
    Este tronco está perfeito, és um baker excepcional, adoro o teu trabalho e as tuas receitas.
    Desejo-te umas Boas Festas, meu amigo. Um Feliz Natal para ti e para os teus, bem docinho.

    ResponderEliminar
  3. O Natal nunca mais foi o mesmo depois da morte da minha avo materna. Ha sempre coisas que nunca voltam e a sua continuada ausencia faz doer. E desde que vivo noutro continente, mais dificil se torna manter aquele mesmo espirito que a quadra inspirava. Continuo a tentar sempre manter algumas tradicoes vivas e passa-las aos meus filhos. Vim aqui a procura do tronco de Natal que sempre fez parte da nossa mesa, assim como a consoada de bacalhau, o arroz doce e a mousse de chocolate. Obrigada por me ajudar a manter o "cordao umbilical" as mingas raizes.

    ResponderEliminar
  4. Thanks for all the tips mentioned in this article!

    ResponderEliminar
  5. This is really helpful post, very informative there is no doubt about it.

    ResponderEliminar

  6. I always search to read the quality content and finally i found this in you post, keep it up!

    ResponderEliminar

  7. Your post is really nice and very interesting.

    ResponderEliminar