Bolachas de Laranja e Cardamomo


Todos os anos, por esta altura, costumo fazer imensas bolachas para oferecer. E este ano não será excepção. Desde as habituais e tão famosas Crinkles de Chocolate, passando pelas Bolachas de Gengibre e Canela, gosto de ir variando nos sabores. Na mesa amontoam-se fornadas de bolachas à espera de serem embrulhadas a preceito e na cozinha sente-se no ar o cheiro das especiarias. Pelo meio apuram-se ainda outras receitas, como o tradicional Bolo Rei, que nunca pode faltar, os sonhos e as Azevias e claro, o arroz doce com muita canela. Estamos a apenas uma semana do Natal e por aqui são  os presentes de comer que mais prazer me dão fazer. Valorizo imenso o acto de oferecer a alguém que gostamos um presente que foi feito por nós, com todo o amor e carinho. Estes são, sem dúvida, os presentes mais valiosos, aqueles que são dados com o coração.


Mas voltemos às bolachas. Acho que já perdi a conta aos cortadores de bolachas que tenho cá em casa. Acabo quase sempre por usar os mesmos, é certo. Mas este ano não resisti a estes cortadores lindos que a marca Fula está a oferecer na compra do Óleo Fula Alimentar. Por cada garrafa adquirida no supermercado, temos de oferta um cortador de bolachas, havendo três diferentes para coleccionar. Foi a oportunidade perfeita para aceitar o desafio Fula para criar uma receita de Natal com o óleo alimentar. E assim preparei estas bolachas deliciosas de laranja e cardamomo. Umas bolachas cítricas, bastante perfumadas e perfeitas para acompanhar um chá.

Ainda sobre o Óleo Fula Alimentar, sabiam que agora este óleo inclui óleos essenciais de ervas áaromáticas que reduzem o cheiro a fritos?! Isso mesmo, agora já não temos de nos preocupar com aqueles cheiros desagradáveis na cozinha, pois este óleo, que é 100% vegetal, para alem de não alterar o sabor dos alimentos, oferece os melhores resultados em todo o tipo de utilizações.






Bolachas de Laranja e Cardamomo

Ingredientes:
| 4 ovos
| 550 g de farinha s/ fermento
| 150 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de canela
| 1 c. (chá) de gengibre em pó                                            
| 10 vagens de cardamomo (só as sementes, moídas)
| raspa da casca de 2 laranjas

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e reserve.

2 . Coloque todos os ingredientes no copo de um robot de cozinha e pulse durante alguns segundos até formar uma massa homogénea e moldável (em alternativa misture tudo numa taça).

3 . Forme bolas com a massa e estenda com o rolo até obter uma espessura de 3-4 milímetros. Use os cortadores de bolachas e corte a massa, dispondo as bolachas no tabuleiro (caso pretenda pendurar as bolachas, na árvore de Natal, por exemplo, faça um pequeno orifício, usando uma palhinha).

4 . Leve ao forno durante 15 minutos e passado esse tempo, retire as bolachas do forno e deixe arrefecer  sobre uma grelha. Depois de frias pode decorar com glacé.








6 comentários:

  1. Olá Célio, a combinação laranja e cardamomo deve ficar optima e, para o meu gosto, muito natalícia ;) Acho interessante o uso de aromaticas para reduzir o cheiro a frituras! Obrigada beijnho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu sou fã desta combinação que, aliás, também fica deliciosa em bolos. O sabor cítrico da laranja e do cardamomo juntos é maravilhoso.
      Obrigado e um beijinho.

      Célio

      Eliminar
  2. Boa noite! Quando diz 10 vagens, corresponde mais ou menos a quantas sementes?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,

      Quando digo 10 vagens, são mesmo 10 vagens. As sementes são aqueles grãos mais pequenos que estão dentro das vagens e que podem ser maiores ou mais pequenas. Para quantificar melhor, é uma colher de chá, cheia de sementes moídas.

      Obrigado,

      Célio

      Eliminar
    2. Obrigado... têm um aspeto delicioso, vou experimentar!

      Eliminar
  3. Que giras que ficaram,....adorei a combinação dos ingredientes!
    Beijinhos e um Santo e Feliz Natal,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar