Bolachas de Laranja e Cardamomo


Todos os anos, por esta altura, costumo fazer imensas bolachas para oferecer. E este ano não será excepção. Desde as habituais e tão famosas Crinkles de Chocolate, passando pelas Bolachas de Gengibre e Canela, gosto de ir variando nos sabores. Na mesa amontoam-se fornadas de bolachas à espera de serem embrulhadas a preceito e na cozinha sente-se no ar o cheiro das especiarias. Pelo meio apuram-se ainda outras receitas, como o tradicional Bolo Rei, que nunca pode faltar, os sonhos e as Azevias e claro, o arroz doce com muita canela. Estamos a apenas uma semana do Natal e por aqui são  os presentes de comer que mais prazer me dão fazer. Valorizo imenso o acto de oferecer a alguém que gostamos um presente que foi feito por nós, com todo o amor e carinho. Estes são, sem dúvida, os presentes mais valiosos, aqueles que são dados com o coração.


Mas voltemos às bolachas. Acho que já perdi a conta aos cortadores de bolachas que tenho cá em casa. Acabo quase sempre por usar os mesmos, é certo. Mas este ano não resisti a estes cortadores lindos que a marca Fula está a oferecer na compra do Óleo Fula Alimentar. Por cada garrafa adquirida no supermercado, temos de oferta um cortador de bolachas, havendo três diferentes para coleccionar. Foi a oportunidade perfeita para aceitar o desafio Fula para criar uma receita de Natal com o óleo alimentar. E assim preparei estas bolachas deliciosas de laranja e cardamomo. Umas bolachas cítricas, bastante perfumadas e perfeitas para acompanhar um chá.

Ainda sobre o Óleo Fula Alimentar, sabiam que agora este óleo inclui óleos essenciais de ervas áaromáticas que reduzem o cheiro a fritos?! Isso mesmo, agora já não temos de nos preocupar com aqueles cheiros desagradáveis na cozinha, pois este óleo, que é 100% vegetal, para alem de não alterar o sabor dos alimentos, oferece os melhores resultados em todo o tipo de utilizações.






Bolachas de Laranja e Cardamomo

Ingredientes:
| 4 ovos
| 550 g de farinha s/ fermento
| 150 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de canela
| 1 c. (chá) de gengibre em pó                                            
| 10 vagens de cardamomo (só as sementes, moídas)
| raspa da casca de 2 laranjas

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e reserve.

2 . Coloque todos os ingredientes no copo de um robot de cozinha e pulse durante alguns segundos até formar uma massa homogénea e moldável (em alternativa misture tudo numa taça).

3 . Forme bolas com a massa e estenda com o rolo até obter uma espessura de 3-4 milímetros. Use os cortadores de bolachas e corte a massa, dispondo as bolachas no tabuleiro (caso pretenda pendurar as bolachas, na árvore de Natal, por exemplo, faça um pequeno orifício, usando uma palhinha).

4 . Leve ao forno durante 15 minutos e passado esse tempo, retire as bolachas do forno e deixe arrefecer  sobre uma grelha. Depois de frias pode decorar com glacé.








12 comentários:

  1. Olá Célio, a combinação laranja e cardamomo deve ficar optima e, para o meu gosto, muito natalícia ;) Acho interessante o uso de aromaticas para reduzir o cheiro a frituras! Obrigada beijnho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu sou fã desta combinação que, aliás, também fica deliciosa em bolos. O sabor cítrico da laranja e do cardamomo juntos é maravilhoso.
      Obrigado e um beijinho.

      Célio

      Eliminar
  2. Boa noite! Quando diz 10 vagens, corresponde mais ou menos a quantas sementes?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,

      Quando digo 10 vagens, são mesmo 10 vagens. As sementes são aqueles grãos mais pequenos que estão dentro das vagens e que podem ser maiores ou mais pequenas. Para quantificar melhor, é uma colher de chá, cheia de sementes moídas.

      Obrigado,

      Célio

      Eliminar
    2. Obrigado... têm um aspeto delicioso, vou experimentar!

      Eliminar
  3. Que giras que ficaram,....adorei a combinação dos ingredientes!
    Beijinhos e um Santo e Feliz Natal,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. This is the right blog for anyone who wants to find out about this topic.

    ResponderEliminar
  5. I do not know who you are but certainly you’re going to a famous blogger,

    ResponderEliminar
  6. You were great and everyone received so much from your experience and knowledge

    ResponderEliminar
  7. Absolutely amazing, thank you for sharing your knowledge with me.

    ResponderEliminar
  8. You always comes with great stuff for your user.

    ResponderEliminar
  9. Thanks for sharing the information keep updating, looking forward to more post.
    Nice post ! I love its your site after reading ! thanks for sharing. Absolutely amazing, thank you for sharing your knowledge with me. This is the right blog for anyone who wants to find out about this topic.
    Divorce law new jersey
    how to file for a protective order in virginia

    ResponderEliminar