Crepes Integrais de Espelta e Limão


É inevitável, o Outono chegou. Os dias estão agora bem mais pequenos, amanhece muito mais tarde e anoitece mais cedo. As manhãs estão agora mais frias e até já pedem um casaquinho. E eu não estou nada preparado para isto. Ainda ontem estava de férias, a apanhar banhos de sol e com um tempo maravilhoso e de repente estamos no Outono e tudo muda. Confesso que até nem desgosto destes dias, os últimos do Verão que se fundem com a nostalgia do Outono. As temperaturas continuam amenas, o sol ainda brilha e começam a chegar à mesa toda uma série de novas frutas e legumes. Começa a apetecer ligar o forno, deixamos as saladas de lado e damos as boas vindas à comida de conforto, aquela que nos sacia e alimenta a alma.  Bem vindo Outono!


Mas enquanto os meus pensamentos continuam lá, nas férias, é chegado o momento de voltar à vida normal. De arregaçar as mangas, tirar os tachos dos armários e voltar a cozinhar novas e deliciosas receitas. A receita que trago hoje é perfeita para estas manhãs de Outono. Podem preparar a massa de véspera e deixar a repousar no frigorífico. No dia seguinte, de manhã, é só meter mãos à obra e em poucos minutos têm uns deliciosos crepes prontos para devorar. É a receita ideal para fazer num fim de semana de preguiça e saborear devagar. 

Estes crepes são ainda mais saudáveis, pois levam uma quantidade irrisória de açúcar, que pode ser ajustada ao gosto de cada um, são feitos com bebida vegetal de espelta, podendo esta ser substituída por aveia, levam ainda azeite e a farinha usada é a Farinha de Espelta Integral da Nacional. Esta farinha é bastante completa em termos nutricionais, isto porque o trigo espelta é um cereal ancestral altamente energético, com hidratos de carbono complexos e uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico. Preocupada com as exigências dos consumidores, a Nacional criou esta farinha integral que permite uma grande variedade de utilizações para quem procura uma alimentação mais equilibrada.







Crepes Integrais de Espelta e Limão

Ingredientes:
| 2 ovos
| 550 ml de bebida vegetal de espelta (ou aveia)
| 3 c. (sopa) de azeite (ou óleo de coco)
| 1 pitada de sal
| 2 c. (sopa) de açúcar amarelo (ou de coco)
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha                                  
| raspa de 1 limão
| mel (ou xarope de ácer) q.b.
| canela q.b
| nozes picadas q.b.
| groselhas (ou framboesas) para servir

Preparação:
1 . Bata os ovos, junte a bebida vegetal de espelta, o azeite, o sal, o açúcar e a baunilha e bata mais um pouco. Adicione a farinha e a raspa de limão e bata para incorporar (ou, em alternativa, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e bata numa velocidade média durante cerca de 1 minuto). Deixe a massa repousar cerca de 30 minutos.

2 . Aqueça uma frigideira anti-aderente e coloque nela um fio de azeite ou óleo de coco. Unte toda a superfície da frigideira, usando uma folha de papel absorvente (repita este processo entre cada crepe).

3 . Use uma concha de sopa para verter porções de massa na frigideira. Espalhe bem a massa por forma a que os crepes fiquem o mais fino possível. Deixe o crepe cozinhar e quando estiver dourado descole as laterais com uma espátula e vire-o, cozinhando-o do outro lado.

4 . Regue cada crepe com um fio de mel, polvilhe com canela e dobre em forma de guardanapo. Sirva com nozes picadas e groselhas ou outra fruta a gosto.







2 comentários:

  1. Comprei uma caixa dessa farinha para fazer um pão doce e ainda não usei.
    Esses crepes ficaram lindos.

    ResponderEliminar
  2. Esse crepes ficaram a olhar para mim, que deliciosos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar