Bolo "Pudim" de Pera e Chocolate


Ainda estou de férias mas não resisti a vir aqui partilhar mais uma receita irresistível. Confesso que me habituava a esta vida de não ter horários nem compromissos, tomar as refeições à hora que me apetece, ir à praia praticamente todos os dias, sentir o sol a beijar a minha pele, dar longos passeios à beira mar e muitos mergulhos nestas águas lindas que só o sul oferece. Aqui eu sou muito feliz e para ajudar, este ano o tempo está particularmente bom. Nem quero pensar que daqui a meia dúzia de dias já estou a regressar. Mas por enquanto vou aproveitando ao máximo todos os minutos. Quero ir de baterias carregadas, energias renovadas e pronto para voltar ao trabalho. Apesar de ainda ser Verão, as manhãs já se apresentam frescas e aos poucos somos invadidos pela nostalgia do Outono que está aí não tarda. Inundado por essa nostalgia criei o cenário para estas imagens, onde apresento um bolo diferente mas tão bom que vocês vão mesmo querer experimentar a receita.


Este bolo "pudim" é uma adaptação da tradicional sobremesa de origem inglesa "bread butter pudding" mas aqui numa versão mais saudável, uma vez que não é usada a manteiga mas sim leite de coco que naturalmente já contém gordura. Pode ser feito com pão branco normal mas usei pão de leite, o que lhe vai dar uma textura completamente diferente dos bolos normais. Fica bastante húmido e com uma irresistível textura de pudim. Já estão a salivar?! Sabe bastante a chocolate e a baunilha dá-lhe aquele toque especial. Por fora fica com uma capinha crocante que o torna ainda mais apetecível. É perfeito para saborear ao pequeno almoço mas também funciona bem se servido como sobremesa, acompanhado de uma bola de gelado. Deliciem-se!






Bolo "Pudim" de Pera e Chocolate

Ingredientes:
| 300 g de pão de leite 
| 1 pera
| 60 g de nozes pecan + qb para polvilhar
| 130 g de chocolate negro
| 400 ml de leite de coco (1 lata)
| 3 ovos
| 70 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha                                 
| 1 pitada de sal
| 50 g de farinha s/ fermento
| pepitas de chocolate q.b
| açúcar mascavado qb 

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal uma forma redonda, de aro amovível, com 20cm.

2 . Corte o pão de leite em pedaços com cerca de 2-3 cm e reserve numa taça larga e funda. Descasque a pera, corte em duas metades, retire o caroço e depois corte em fatias bem finas e adicione ao pão de leite. Pique grosseiramente as nozes pecan, junte-as também ao pão de leite e reserve.

3 . Pique grosseiramente o chocolate negro e coloque-o numa taça de vidro. Aqueça o leite de coco, sem deixar ferver e verta-o sobre o chocolate. Mexa com uma vara de arames até o chocolate estar completamente derretido e reserve.

4 . À parte bata os ovos com o açúcar, a baunilha e o sal. Adicione a farinha e envolva. Aos poucos e sem parar de mexer, adicione o chocolate aos ovos e misture bem.

5 . Verta 3/4 da mistura anterior sobre o pão de leite e mexa em movimentos circulares, até o pão absorver todo o líquido.

6 . Verta a mistura na forma e também o restante chocolate. Polvilhe com pepitas de chocolate, nozes pecan picadas e açúcar mascavado.

7 . Leve o bolo ao forno durante cerca de 30-35 minutos. Passado esse tempo retire o bolo do forno e deixe arrefecer, dentro da forma, durante cerca de 15 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.







Sem comentários:

Enviar um comentário