Muffins Integrais de Pera e Cenoura


Setembro é um mês de regressos e recomeços. Para mim é o mês das férias mas para a maioria é o mês de voltar ao trabalho, de criar novas rotinas e traçar novos objectivos. É a altura ideal para rever as resoluções, afinal de contas o ano ainda não acabou e temos pela frente quatro meses para sermos felizes. É também o mês em que as escolas voltam a abrir dando inicio a um novo ano lectivo e dando as boas vindas às novas turmas. Para muitos pais é altura de azáfama, há livros para comprar, matriculas para finalizar, listas de compras para fazer, mas sobretudo, ementas para criar. Nem sempre é fácil criar lanches para enviar nas lancheiras dos miúdos. A ideia passa por diversificar e não tornar os lanches repetitivos e monótonos. A fruta deverá estar sempre presente, uma peça diferente por dia. Optar por sandes mais saudáveis e sumos naturais. E de vez em quando, sendo esta uma excepção e não uma regra, não pode faltar um docinho para animar e ajudar o tempo a passar mais depressa. 


Foi a pensar neste momentos que, desafiado pela Oliveira da Serra a criar uma receita para o regresso às aulas, idealizei estes muffins mega deliciosos, que levam na sua composição fruta e legumes. Aposto que os mais pequenos não vão resistir mas os adultos também não ficarão indiferentes, pois estes muffins são perfeitos para acompanhar um café ao pequeno almoço ou uma chávena de chá e dois dedos de conversa. O facto de conterem pera e cenoura na massa torna-os mais saudáveis, permitindo assim reduzir as quantidades de açúcar. A gordura usada é o Azeite Virgem Extra BIO Oliveira da Serra, um azeite de qualidade premium, não filtrado, de origem biológica e ideal para quem privilegia um estilo de vida natural. Se um azeite virgem extra normal já é bom, agora imginem tratar-se de um azeite biológico, que permite elaborar pratos saudáveis e deliciosos. 
Não hesitem em fazer estes muffins que ainda por cima são tão fáceis de preparar. E se preferirem podem ainda substituir a pera por maçã e a cenoura por courgette. Ficarão igualmente deliciosos e irresistíveis. As especiarias, essas são opcionais, mas garanto que se as usarem não vão querer outra coisa. Quem vai experimentar?!







Muffins Integrais de Pera e Cenoura

Ingredientes:
| 2 ovos
| 80 g de açúcar amarelo
| 50 ml de Azeite Virgem Extra BIO Oliveira da Serra
| 150 g de farinha de espelta integral
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 c. (chá) de canela                                                
| 1/2 c. (chá) de gengibre em pó
| 1 cenoura média ralada
| 2 peras médias raladas
| 50 g de nozes + qb para topping
| açúcar mascavado qb

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque forminhas de papel para muffins numa forma de muffins e reserve.

2 . Bata os ovos juntamente com o açúcar e o Azeite Virgem Extra BIO Oliveira da Serra.

3 . Misture a farinha com o fermento, a canela e o gengibre a adicione ao preparado anterior. Envolva com uma espátula.

4 . Junte a cenoura ralada, as peras raladas, as nozes grosseiramente picadas e envolva novamente.

5 . Distribua a massa pelas formas de muffins, enchendo até 2/3 da capacidade.

6 . Polvilhe a superfície dos muffins com nozes picadas e açúcar mascavado.

7 . Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer por completo. Poderá conservar os muffins em recipiente fechado durante 4 dias.







5 comentários:

  1. Querido Célio, acompanho seu blog à muito tempo, amo as receitas, e as fotos maravilhosas, parabéns!! Podia me ajudar,você acha que nessa receita de muffin eu posso substituir a espelta por farinha de trigo integral, é que aqui no Brasil onde moro é bem complicado achar a farinha de espelta. Agradeço muito, abraços!! Mary

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mary!
      Muito obrigado pelas palavras tão simpáticas.
      Sim, a farinha de espelta pode ser substituída por farinha de trigo integral. Ficarão igualmente deliciosos.
      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar
  2. Olá Célio, olhar para as suas receitas e com este aspecto fantástico é sempre uma tentação, ainda bem que tudo isto é virtual. Bem agora gostava de saber se posso substituir a pera por maçã. Obrigada e bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila! Que maravilha, fico mesmo feliz por gostar das minhas receitas 😊
      Sim, claro que pode substituir a pera por maçã. Os muffins ficarão com certeza deliciosos.
      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar
  3. Célio ficaram lindos!
    As tuas fotografias como sempre deixam qualquer um a babar!
    Os queques parecem maravilhosos!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar