Bolo Vegan de Limão e Sementes de Papoila


A criação deste blog trouxe até mim pessoas maravilhosas. Pessoas com as quais vou falando através de mensagens ou comentários, pessoas que têm em comum comigo os mesmos gostos pela cozinha, que partilham as suas dicas e receitas. Pessoas que já tinham o seu blog muito antes de eu criar o meu e outras que vieram a criar o seu blog muito mais tarde. Outras pessoas ainda que simplesmente adoram cozinhar e que me confrontam com as suas dúvidas ou trocam comigo as suas experiências culinárias. De todas as conversas com estas pessoas eu tenho sempre algo de positivo a tirar e estou sempre a aprender coisas novas. Esta é a melhor parte de ter um blog e é isso que me motiva e dá força para fazer sempre mais e melhor. Destas pessoas, com quem interajo no mundo virtual, algumas acabo por conhecer pessoalmente, em workshops ou outros eventos para os quais sou convidado. Algumas até, tornaram-se amigas na vida real e isso é algo que me deixa muito feliz.


Depois há aquelas pessoas luz, como é o caso da Marisia, uma amiga virtual que vive no norte da Europa, que tal como eu adora fazer bolos e com quem troco imensas mensagens. A Marisia é uma simpatia, tem mão para a cozinha e faz uns bolos lindíssimos. Aconselho-vos mesmo a seguirem o seu perfil no Instagram, pois garanto que irão aprender muito com ela. Nesta Páscoa ela quis supreender-me com alguns presentes que trouxe do país onde mora, a Suécia. E na sexta-feira santa, lá estava eu, no aeroporto, para receber e conhecer pessoalmente a Marisia e o seu marido. Dos presentes que trouxe constava esta forma linda que uso nesta receita. Ela dizia estar curiosa com o que iria fazer com ela. Pois bem, cá está o primeiro de muitos bolinhos que irei fazer nesta forma que chegou às minhas mãos, vinda de longe e de uma pessoa especial. Obrigado uma vez mais, Marisia!

Quanto ao bolo, é das combinações que mais gosto, limão e sementes de papoila e totalmente vegan. Não leva ovos, manteiga ou qualquer outro ingrediente de origem animal, podendo a receita, obviamente ser adaptada. Se optarem por uma versão sem glúten, basta substituir a farinha por outra sem glúten. A receita é super simples de fazer, atrevo-me mesmo a dizer que é dos bolos mais simples que já fiz. Basta misturar todos os ingredientes numa única taça e esperar o tempo que vai ao forno para no final saborearem um bolo delicioso, de sabor cítrico e baunilhado, com uma textura húmida e macia que se desfaz na boca e que é o complemento ideal para acompanhar um café ou para saborear ao pequeno almoço. Não deixem mesmo de experimentar esta receita que é também uma óptima sugestão para celebrar o Dia da Mãe que é já no próximo domingo. Eu sei que a minha mãe, caso ainda fosse viva, adoraria saborear comigo uma fatia deste bolo. Não deixem, por isso, de surpreender e mimar as vossas mães, façam algo doce, partilhem e saboreiem com elas. 


Bolo Vegan de Limão e Sementes de Papoila
(receita adaptada do blog de Bianca Zapatka)

Ingredientes:
| 300 g de farinha branca de espelta 
| 1 c. (chá) de fermento
| 1 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 pitada de sal
| 150 g de açúcar amarelo
| 125 ml de óleo vegetal (usei de coco)
| 200 ml de iogurte de soja natural
| 1 limão (raspa + sumo)
| 1 c. (chá) de extracto de baunilha
| 3 c. (sopa) de sementes de papoila
{para o glacé de limão} 
| 3-4 c. (sopa) de açúcar em pó
| sumo de limão qb

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele com óleo vegetal e polvilhe com farinha uma forma rectangular (tipo bolo inglês) com cerca de 20cm e reserve.

2 . Numa taça coloque a farinha peneirada, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Adicione o açúcar e misture.

3 . Adicione o óleo vegetal, o iogurte, a raspa e o sumo de limão e o extrato de baunilha. Com uma espátula envolva bem todos os ingredientes até ficarem bem ligados.

4 . Junte as sementes de papoila e volte a envolver para que incorporem na massa.

5 . Verta a massa na forma e leve ao forno cerca de 55 min - 1 hora. Faça o o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

6 . Retire o bolo e deixe arrefecer alguns minutos na forma antes de desenformar. Desenforme e deixe arrefecer por completo sobre uma grelha.

7 . Opcionalmente, sirva o bolo com um glacé de limão, bastando para isso adicionar aos poucos sumo de limão a 3-4 c. (sopa) de acúcar em pó e ir misturando até atingir a consistência desejada.

1 comentário:

  1. Olá Célio! Mais uma partilha deliciosa e maravilhosa para a visão :) Vou ver se o faço e depois conto :)
    Obrigado! Beijinhos

    ResponderEliminar