"Queijo" Parmesão Vegan


Apesar de ter mudado a minha alimentação nos últimos tempos e de ter reduzido drasticamente o consumo de produtos de origem animal, ainda existem alguns que continuam a fazer parte das minhas refeições. Faz precisamente um ano que deixei de consumir carne, tendo sido uma opção pessoal e que me trouxe alguns benefícios. E muito sinceramente não sinto falta deste ingrediente nem acho que venha acrescentar benefícios na minha alimentação diária, pois existe uma grande variedade de produtos vegetais e bem deliciosos, aos quais consigo ir buscar as proteínas e os nutrientes que a carne me poderia oferecer. Ainda assim, existem outros ingredientes de origem animal que continuo a consumir, entre os quais estão os ovos, a manteiga, alguns iogurtes e claro o queijo. Adoro queijo, mas todos sabemos que também não é das coisas mais saudáveis deste mundo. Então procuro consumir queijo com alguma moderação e, de preferência de produtores certificados. 


Recentemente comecei a pesquisar sobre queijos vegan, preparados apenas com ingredientes de origem vegetal e como alternativa aos queijos tradicionais, preparados com leite de animais. Claro que nunca serão a mesma coisa e dos poucos que já comprei no supermercado, pouco ou nada me convenceram. E quando olhamos para a lista de ingredientes, ficamos impressionados com a quantidade de espessantes, intensificadores de sabor e outros conservantes com os quais são feitos e que nada de bom acrescentam para a nossa saúde. 

Quando recebi em casa o novo livro da Sara Oliveira, o "Saudável e Sem Desperdício", houve uma receita que me saltou logo à vista, o "queijo" parmesão vegan. Uso bastante o queijo parmesão cá em casa, em lascas nas saladas e risottos ou ralado nos pratos de massa e nas pizzas. Tinha todos os ingredientes em casa e logo reproduzi a receita. E, confesso, adorei o sabor deste queijo, que se assemelha bastante ao parmesão tradicional. Fica com uma consistência bem firme, dando até para cortar em fatias ou ainda para ralar como um queijo normal.

Quanto ao livro da Sara, vem cheio de receitas para uma vida mais saudável, sustentável e sem qualquer desperdício, algo que cada vez temos de dar mais valor, especialmente nos tempos que correm, em que há muitas incertezas em relação à estabilidade financeira do nosso país. A Sara ensina-nos a aproveitar ao máximo cada alimento na sua forma integral e ajuda-nos a mudar de hábitos, a adoptar um estilo de vida mais sustentável e com uma pegada ecológica menor, tudo em prol de um planeta melhor.




"Queijo" Parmesão Vegan

Ingredientes:
| 80 g de cajus ao natural
| 60 g de amêndoas sem pele
| 7 g de levedura nutricional
| 90 g de óleo de coco
| 1 c. (chá) de ágar-ágar em pó
| 1/2 c. (chá) de sal fino

Preparação:
1 . Coloque os cajus e as amêndoas na picadora ou no processador e pique até ficarem em farinha, tendo cuidado para que não fique uma pasta.

2 . Numa frigideira pequena derreta o óleo de coco e, quando estiver derretido, junte a ágar-ágar e cozinhe durante 3 a 5 minutos mexendo sempre.

3 . Junte a mistura de óleo de coco, o sal e a levedura nutricional na picadora com os cajus e as amêndoas. Pique tudo até formar uma pasta homogénea.

4 . Unte uma pequena taça de vidro ou pirex com óleo de coco e coloque lá dentro o preparado.

5 . Leve ao frigorífico durante pelo menos 3 horas antes de o partir ou desenformar. Pode consumir fatiado, ralado ou derretido. Conserve no frigorífico durante 10 dias.




6 comentários:

  1. Os cajus e as amêndoas não são tostados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina!
      Não, nesta receita os frutos secos não são tostados.
      Beijinho,

      Célio

      Eliminar
  2. Também cá tenho em casa os ingredientes... tentada a fazer! Resulta também com azeite em vez do óleo de côco? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ines,

      Não experimentei fazer com azeite, mas suspeito que vá ficar com um sabor muito intenso a azeite, acabando por se tornar enjoativo. Mas nada como experimentar.
      Obrigado e um beijinho,

      Célio

      Eliminar