Bolo de Pera e Trigo Sarraceno


Gosto muito de cozinhar ao sabor das estações, usar o que de melhor a natureza tem para nos oferecer, consoante a época do ano em que nos encontramos. Mas se existe algum momento em que isso me dá mesmo muito prazer é agora, no Outono. Não sei se é pelo facto de termos vontade de ligar o forno mais vezes e sentir o calor e o aconchego que nos conforta, se pela comida de tacho que nos sacia, ou simplesmente pelos ingredientes desta estação, que eu adoro. Tenho um carinho especial pelas quatro estações do ano e tento sempre tirar proveito do que cada uma delas tem para oferecer, mas o Outono é mesmo especial e mágico. Talvez seja do cheiro da marmelada acabada de fazer, do aroma das especiarias que sentimos no ar e que perfuma a casa, antevendo já o Natal ou talvez do cheiro das castanhas assadas ao qual não conseguimos mesmo resistir.


Mas o que eu não resisto mesmo é a ligar o forno e fazer um bolo com a fruta da época. Vocês sabem que eu não preciso de desculpas para fazer um bolo. É daquelas coisas que me deixa mesmo feliz. Mas a abundância de fruta leva-me a querer evitar o desperdício e ter um bolo pronto para degustar ao pequeno  almoço ou para partilhar com os amigos, é algo que me dá prazer. Daí ter decidido fazer este bolo de pera, usando a farinha de trigo sarraceno, mais saudável e nutritiva, que misturada com a baunilha e as peras cozidas com especiarias, faz deste um bolo irresistível e muito simples de preparar. Para além disso podem usar qualquer tipo de pêras, sendo que eu usei as Conference por serem mais doces e por ficarem deliciosas quando são cozinhadas. Se gostam de fruta cozida ou assada, tenho a certeza que vão adorar este bolo. Experimentem e depois partilhem comigo! 




Bolo de Pera e Trigo Sarraceno

Ingredientes:
| 3 ovos
| 140 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 150 g de manteiga 
| 100 g de farinha de trigo sarraceno (usei da Nacional)
| 50 g de amido de milho
| 1 c. (chá) de fermento em pó
{para as peras}
| 800 ml de água
| 200 ml de sumo de laranja
| 100 g de açúcar amarelo
| 1/2 c. (café) de canela
| 1/2 c. (café) de açafrão moído
| 1 estrela de anis
| 3 peras Conference

Preparação:
1 . Comece por preparar as peras, levando um tacho ao lume com a água, o sumo de laranja, o açúcar a canela, o açafrão, a estrela de anis e deixe levantar fervura. Descasque as peras, deixando os pedúnculos, e mergulhe-as no tacho. Deixe cozinhar durante 15 minutos.

2 . Entretanto prepare o bolo. Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre uma forma rectangular com papel vegetal ou unte com manteiga e polvilhe com farinha.

3 . Bata os ovos com o açúcar e a baunilha durante alguns minutos. Adicione a manteiga derretida e continue a bater até incorporar.

4 . Adicione a farinha peneirada, o amido de milho, o fermento e incorpore com uma espátula.

5 . Retire as peras do lume e escorra-as, absorvendo o liquido com papel absorvente.

6 . Verta a massa do bolo na forma e incorpore as peras, deixando-as de pé.

7 . Leve ao forno durante 35-40 minutos. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma antes de desenformar.

8 . Opcionalmente, adicione mais açúcar ao liquido da cozedura das peras e deixe cozinhar até reduzir e formar uma calda. Sirva o bolo regado com esta calda.




3 comentários:

  1. Uau, tu tens sempre ideias giras e divinais.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/10/bolo-de-maca.html

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar