Panquecas de Banana e Aveia


O Verão passou a correr e depois de umas merecidas férias é altura de todos regressarmos às rotinas de sempre. Apesar de este estar a ser um ano atípico, o mundo não pode parar, por isso é chegada a altura de todos regressarmos ao trabalho e os mais novos regressarem às aulas. Com medidas de higiene e segurança ainda mais reforçadas mas com os hábitos de sempre. Tudo passa por planeamento e organização no que diz respeito à alimentação. Planear antecipadamente as refeições, as que são feitas em casa e as as que levamos na marmita. Planear e organizar os pequenos almoços em família, sem correr o risco de cair em monotonia e comer sempre as mesmas coisas, todos os dias. E sobretudo garantir que os mais novos não saem de casa sem o pequeno almoço tomado, pois esta é mesmo a refeição mais importante do dia.


A pensar nestes momentos fui desafiado pelo Alegro a criar uma receita que fosse uma sugestão para um pequeno almoço saudável e que agradasse a miúdos e a graúdos. E assim surgiu a receita que trago hoje, umas panquecas saudáveis de banana e aveia, sem açúcares refinados e sem glúten. Esta é uma receita super simples de fazer e que pode até ser preparada de véspera. Podem também deixar que os pequenos aí de casa metam as mãos na massa, fazendo assim um trabalho de equipa que certamente os convencerá a tomar o pequeno almoço antes de irem para as aulas. Podem encontrar esta e outras sugestões no artigo "Sugestões para um pequeno almoço saudável no regresso às aulas", que escrevi em parceria com o Alegro. Lá encontrarão também alguns hábitos saudáveis a adoptar para um bom pequeno almoço e ainda algumas dicas para que os mais novos tomem sempre esta refeição. Leiam o artigo completo aqui, onde podem também ficar a par de todas as novidades dos centros Alegro e encontrar muitas dicas e sugestões nas mais variadas áreas.



(artigo escrito em colaboração com o site Alegro)

Sugestões para um pequeno almoço saudável no regresso às aulas

Após um longo período de pausa é chegada a altura de os miúdos regressarem às aulas. Nas férias existe a tendência para abrandar, não havendo por isso um planeamento rígido das refeições. Com o início do novo ano lectivo é chegada a altura de voltar às rotinas de sempre, havendo um planeamento mais detalhado e com especial destaque para um pequeno almoço saudável

Nunca é demais reforçar a ideia de que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. Após tantas horas em jejum existe a necessidade de ingerir os nutrientes essenciais que vão dar a energia necessária para enfrentar um novo dia. Sobretudo as crianças que ao tomarem um pequeno almoço saudável e nutritivo melhoram a sua concentração nas aulas bem como o rendimento cognitivo. Existe ainda a vantagem de, ao saírem de casa com esta refeição tomada, evitam o risco de cair na tentação de comer guloseimas a meio da manhã.

Alguns hábitos saudáveis para um bom pequeno almoço
  • Preparar pequenos almoços simples, mas completos e nutritivos.
  • É importante variar e não cair na monotonia de servir sempre as mesmas coisas. 
  • Ter os alimentos sempre visíveis, sendo esta também uma forma de (...)
(podem ler o artigo completo aqui)



Panquecas de Banana e Aveia

Ingredientes:
| 90 g de farinha de aveia
| 45 g de flocos de aveia finos
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 2 bananas maduras
| 2 ovos
| 1 c. (chá) de extracto de baunilha
| 3 c. (sopa) de óleo de coco
| frutos vermelhos qb
| mel qb

Preparação:
1 . Numa taça coloque a farinha e os flocos de aveia, o fermento e o sal, misture e reserve.

2 . Esmague as bananas com um garfo reduzindo-as a puré. Adicione os ovos batidos e a baunilha e misture. Verta este preparado na mistura de farinha e envolva.

3 . Adicione o óleo de coco derretido e volte a misturar até obter uma mistura homogénea.

4 . Leve ao lume uma frigideira anti aderente untada com óleo vegetal. Verta 1 ou 2 colheradas de massa de cada vez na frigideira e deixe cozinhar de ambos os lados cerca de 2 minutos. Repita o processo até terminar a massa.

5 . Sirva as panquecas ainda mornas com frutos vermelhos a gosto e um generoso fio de mel.




1 comentário:

  1. Célio, que bela forma de começar o dia!!
    Adoro panquecas e estas estão maravilhosas.
    Beijinhos,

    Paula G.

    ResponderEliminar