Bolo de Natal com Frutas e Especiarias... e o Melhor Natal de Sempre!


(Todos os artigos que constam nas imagens podem ser encontrados nas lojas físicas DeBORLA e online em deborla.pt. A disponibilidade dos artigos é limitada ao stock existente e os preços dos artigos são válidos de 18 de Outubro até 24 de Dezembro de 2019, salvo ruptura de stock)

Será que ainda é cedo para começar a partilhar receitas de Natal?! Penso que não, pois afinal de contas falta precisamente um mês para aquela que é a noite mais mágica do ano, a noite de Natal. Esta é uma altura especial, pois começam os preparativos para recebermos em casa familiares e amigos. Como tal, a casa tem de estar enfeitada de acordo com o espirito natalício. Uma luzes aqui, uns tons dourados e vermelhos acolá, mais umas velas naquele móvel e claro a grande estrela da época natalícia que nunca pode faltar, a árvore de Natal. Todos os pormenores contam para criar um ambiente acolhedor e mágico e para impressionar e bem receber aqueles que mais gostamos. E claro, os presentes que nunca podem faltar. São uma forma de agradecer a todas as pessoas boas que fazem parte da nossa vida, agradecer pelos momentos bons que nos proporcionam ao longo do ano. Basicamente planeamos O Melhor Natal de Sempre. Para me ajudar neste planeamento conto sempre com as lojas DeBORLA que nos dão a conhecer a inquestionável e maravilhosa magia do Natal. Entre árvores, luzes, presépios e até aldeias de Natal, ali encontramos tudo para levar toda a magia até aos nossos corações e fazer desta a festa mais linda no ano. A celebração começa sempre aqui, onde facilmente encontro tudo.


Na lojas DeBORLA é muito fácil encontrarmos aquele presente ideal para aquela pessoa especial. No catálogo Home Gifts existe uma grande variedade de artigos que são a solução ideal de presente de Natal para todos os gostos e para todas as casas. Difícil mesmo vai ser escolher entre tanta coisa gira. Aposto que vão acabar por trazer alguns artigos para vocês também. Pelo menos comigo foi assim, ao escolher alguns presentes não resisti a trazer uns quantos artigos para mim, alguns dos quais mostro nas imagens que ilustram este post. Não resisti aos castiçais brancos e dourados que ficam lindos como centro numa mesa, ou para criar um ambiente mais acolhedor numa sala. Trouxe também alguns pendurantes em forma de coração que irão este ano fazer parte da árvore de Natal. E claro, a minha perdição serão sempre as louças às quais nunca resisto. Existe toda uma variedade de pratos marcadores, pratos de servir, copos, taças e até talheres dourados. O prato de servir com friso dourado seduziu-me assim que o vi e imaginei-o com um bolo de Natal, o bolo cuja receita partilho hoje. Um bolo denso e perfumado pelas especiarias e feito com frutas secas e desidratadas como manda a tradição. Vesti-o a rigor com um ligeiro manto branco à base de queijo creme. É o bolo ideal para trazer para a mesa de Natal!









Bolo de Natal com Frutas e Especiarias

Ingredientes:
{para o bolo}
| 250 g de manteiga amolecida
| 250 g de açúcar amarelo
| 6 ovos médios
| 3 c. (sopa) de caramelo liquido
| 1 c. (chá) de canela em pó
| 1 c. (chá) de gengibre em pó
| 1 pitada de noz moscada
| 1 1/2 c. (chá) de fermento                            
| 240 g de farinha s/fermento
| 100 g de figos secos (ou tâmaras)
| 100 g de nozes picadas
| 100 g de amêndoas picadas
| 100 g de fruta cristalizada
| 100 g de sultanas
| 100 g de arandos secos
{para a cobertura}
| 150 g de queijo creme
| 50 g de açúcar
| sumo de 1/2 limão

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma redonda com buraco no centro e reserve.

2 . Corte a fruta cristalizada e os figos secos em pedaços, pique grosseiramente as nozes e as amêndoas e reserve. 

3 . Bata a manteiga juntamente com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição.

4 . Adicione o caramelo e as especiarias e misture com uma espátula. De seguida adicione o fermento e a farinha peneirada e envolva bem, sem bater.

5 . Junte os frutos secos, as frutas cristalizadas, as sultanas e os arandos e envolva delicadamente na massa.

6 . Verta a masa na forma e leve ao forno durante 55-60 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

7 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer cerca de 10 minutos na forma. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

8 . Misture o queijo creme com o açúcar em pó e aos pouco vá adicionando o sumo de limão, batendo até atingir a consistência desejada. Cubra o bolo com este creme e polvilhe com coco ralado e açúcar dourado (opcional).









5 comentários:

  1. Que bom :P Vou apontar p fazer (só não sei quando, tenho tantas p testar :D). Abraço e boas festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que bom! Vale a pena experimentar, este bolo é mesmo delicioso. :)
      Obrigado e Boas Festas!

      Eliminar
  2. Obrigada pela partilha! Gostaria de saber se as lanternas que aparecem nesta receita também são do DeBorla.

    Muito obrigada e continuação de ótimas receitas! A apresentação das delícias é um bem para a alma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anna!,

      Eu é que agradeço, ora essa. Sim, as lanternas, assim como todos os artigos que aparecem nas imagens deste post, os pratos inclusive, estão à venda em todas as lojas DeBORLA físicas e online.
      Uma vez mais, obrigado. :)

      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar
  3. Obrigada Célio!

    Muito bom gosto, aquece a alma!

    Beijinh

    ResponderEliminar