Bolo de Banana e Trigo Sarraceno [sem glúten]


Dá para acreditar que já estamos em Junho?! Não, não dá. Fazendo uma retrospectiva, ainda "ontem" começava o novo ano e agora já estamos no mês que dá inicio ao Verão. Ou melhor, que deveria dar, pois ao olharmos lá para fora constatamos que o tempo nada tem a ver com a estação quente. Já não nos livramos desta Primavera deprimente e cinzenta. Junho é um  mês de sol, de céu azul, o mês que convida a ir à praia dar um mergulho. É também o mês das festas populares, de noites quentes e bailaricos. Do cheiro a sardinhas assadas e manjericos. É um mês de festa e celebração. Mas com este tempo o que apetece mesmo é aproveitar o conforto da casa.


Enquanto o Verão não chega, aqui por casa, continua-se a ligar o forno. Continua a apetecer a comida de conforto, aquela que aconchega o estômago e acaricia a alma. Comida de tacho e de forno mas com sabores da Primavera. E também há sempre lugar para um bolinho, de preferência com fruta, pois são os meus preferidos. Já vos tinha dito que gosto muito de bolos com banana?! Adoro a textura que esta fruta confere à massa dos bolos. Ficam sempre macios e com um sabor delicioso. Para além de que são óptimos para aproveitar aquelas bananas maduras que estão na fruteira há uma eternidade e já ninguém lhes pega. Ou para as bananas congeladas que esperam os dias mais quentes, a fim de serem transformadas em gelado.

A receita de hoje é especial. É diferente e saudável, sem glúten e sem açúcares refinados, dá para acreditar?! "Nem Acredito Que é Saudável" é o blog da Sara, onde ela apresenta as suas receitas, deliciosas e saudáveis mas com uma mestria e aspecto tentador que nos leva a duvidar. Só ao lermos a lista de ingredientes nos apercebemos que afinal as receitas são mesmo saudáveis. No início de Março, a Sara publicou este bolo de banana. Sendo eu apreciador do dito, assim que vi as imagens quis logo ir para a cozinha experimentar a receita. O bolo tinha mesmo bom aspecto e... não dava para acreditar que era saudável! Tinha todos os ingredientes em casa e estavam reunidas as condições para meter as mãos na massa. E bendita a hora em que o fiz, pois este é um dos melhores bolos de banana que já comi. Experimentem esta receita e garanto que não se arrependem.


Bolo de Banana e Trigo Sarraceno
(receita adaptada do blog "Nem Acredito Que é Saudável")

Ingredientes:
| 230 g de farinha de trigo sarraceno
| 1/2 c. (chá) de fermento
| 1/2 c. (chá) de sal
| 80 g açúcar de coco (ou xilitol)
| 2 bananas em puré
| 20 g de manteiga de amendoim
| 50 g de óleo de coco
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 50 ml de leite vegetal
| 2 ovos
| 40 g de amêndoas, picadas
| 60 g de chocolate com 70% de cacau, picado
| 2 bananas em fatias
| 1 c. (sopa) de açúcar de coco

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com óleo de coco uma forma de aro amovível com 20cm de diâmetro. Forre com papel vegetal e volte a untar.

2 . Numa taça misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar de coco (ou xilitol).

3 . Noutra taça misture as bananas em puré, a manteiga de amendoim , o óleo de coco, a essência de baunilha, o leite e os ovos. Bata tudo até ficar bem misturado.

4 . Junte o conteúdo das duas taças e bata novamente. Delicadamente envolva as amêndoas picadas e o chocolate.

5 . No fundo da forma coloque as bananas em fatias e polvilhe com açúcar de coco.

6 . Coloque a massa do bolo sobre as fatias de banana e leve ao forno durante 40-45 minutos, até o bolo estar cozido no centro.

7 . Retire do forno, deixe arrefecer alguns minutos e depois desenforme.

GuardarGuardarGuardar

3 comentários:

  1. Olá Célio!
    Já está devidamente anotado... irei experimentar em breve!
    Neste momento a minha dedicação vai para bolinhos mais saudáveis como este! Parece-me ser delicioso! As fotos continuam lindas como sempre!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Bolinho maravilhoso Célio,
    gosto imenso do blog da Sara e do livro dela, aprendo sempre tanto comas receitas que ela faz de forma saudável e cheias de sabor.
    Acho que uma fatia deste bolo agora ia mesmo bem!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que aspeto tão maravilhoso deste bolo! vou testar esta receita! Adorei!

    ResponderEliminar