Tarte de Lima e Speculoos


Estamos a dois dias apenas de entrar naquela que continua a ser a minha estação do ano preferida. Se por um lado anseio por estes dias mais alegres e luminosos de Primavera, por outro lado tenho a sensação que o tempo está a passar demasiado rápido. Serei o único a pensar assim? Infelizmente não conseguimos parar os dias no calendário e muito menos congelar o tempo, por isso vamos mas é aproveitar os dias de sol e agradecer por pertencermos a este país que tem um clima maravilhoso e que, felizmente, não está inserido em cenários de guerra e que ainda nos permite ser livres. 

Vamos celebrar as pequenas coisas, aquelas que ainda são grátis e que nos fazem felizes. Sim, porque a felicidade muitas vezes está nas pequenas coisas, nos pormenores que tantas vezes estão mesmo à nossa afrente e nós não conseguimos ver. Vamos aproveitar os dias que agora começam a ficar mais longos e luminosos, vamos abrir as janelas e deixar o sol entrar, não só nas nossas casas mas também nas nossas vidas. Vamos ouvir o som maravilhoso dos pássaros que cantam alegremente e que festejam a chegada da nova estação. Vamos sentir o cheiro tão característico da estação, o aroma da terra, das flores e do campo. Vamos sair de casa e vamos conectar-nos com a Natureza. Vamos abrir o coração e dar as boas vindas à estação que simboliza o recomeço, a renovação, o inicio de uma nova vida.


A pensar nestes dias com temperaturas mais amenas, preparei uma sobremesa mais fresca e com sabores que adoro. Uma tarte que junta a frescura e a acidez da lima com o sabor inconfundível das especiarias que as bolachas speculoos oferecem. Um casamento de sabores perfeito e que nos faz devorar fatia atrás de fatia. A cremosidade do recheio combina na perfeição com a base de bolacha crocante, oferecendo uma combinação de texturas irresistível. Uma sobremesa simples e ao mesmo tempo arrebatadora que não deixa ninguém indiferente. 

A inspiração para esta receita veio do blog Marissa Makes, cuja autora conheci a partir do Instagram e desde então que fiquei fã do trabalho dela, tão inspirador. Não segui a receita da Marissa à risca, apenas me inspirei nos sabores. Fiz a base exactamente igual mas optei por fazer um recheio diferente, adaptado ao meu gosto pessoal, mas que acho que resulta na perfeição. Experimentem fazer esta tarte deliciosa porque vale mesmo a pena! 






Tarte de Lima e Speculoos

Ingredientes:
{para a base}
| 200 g de bolachas speculoos
| 2 c. (sopa) de açúcar mascavado escuro
| 80 g de manteiga derretida
{para o recheio}
| 1 lata de leite condensado
| 250 g de iogurte natural
| 150 g de natas
| sumo de 5 limas
| 2 claras de ovo
| 1 c. (sopa) de açúcar em pó

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 190ºC.

2 . Coloque as bolachas speculoos e o açúcar num robot ou processador de alimentos e triture até obter uma mistura areada. Junte a manteiga derretida e volte a triturar para envolver.

3 . Transfira a mistura anterior para uma forma de aro amovível com 20 cm de diâmetro. Com os dedos espalhe no fundo e na lateral da forma, fazendo alguma pressão, para criar uma camada de bolacha uniforme.

4 . Leve a base da tarte ao forno durante 15 minutos ou até que comece a dourar. Retire a deixe arrefecer à temperatura ambiente.

5 . Prepare o recheio, misturando numa taça o leite condensado com o iogurte natural e as natas. Adicione o sumo de lima e misture com uma espátula até engrossar. Verta o preparado na forma, alise a superfície com a espátula e leve a refrigerar durante pelo menos 4 horas (idealmente prepare a tarte de véspera e deixe refrigerar durante a noite).

6 . Bata as claras até que formem picos. Adicione o açúcar em pó e bata até que fiquem bem firmes. Coloque as claras num saco de pasteleiro com um bico em forma de estrela e decore a tarte a gosto. Com um maçarico queime ligeiramente as claras.

7 . Sirva a tarte decorada com rodelas de lima, raspa de lima e bolachas speculoos trituradas.






6 comentários:

  1. Excelente sugestão!
    Passei para desejar, um bom fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Olá e obrigado por mais uma partilha deliciosa.
    Vou guardar a receita :) Para o próximo fim de semana já tenho o marido comigo na cozinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esplendorosa! Acho que ficará mt bem na mesa da Páscoa ;) Abraço e boa semana!

    ResponderEliminar