Salada Thai de Quinoa e Amendoim


Por aqui continuamos em modo saladas. Leves, frescas, mais simples ou mais compostas, deliciosas e nutritivas e sempre muito coloridas. Enquanto o tempo quente permitir, irei tirar partido de todos os ingredientes frescos da estação e com eles fazer combinações deliciosas. Sabe tão bem trazer o Verão para a mesa em pratos que nos fazem sorrir e dão mesmo vontade de comer. E se no último post apresentei algumas dicas de como tornar uma salada mais colorida, hoje venho dar uma sugestão de como tornar uma salada mais rica e nutritiva. Não são precisos muitos ingredientes, basta por vezes usar os ingredientes certos. Certamente já ouviram falar da quinoa. Para mim também era um ingrediente desconhecido, mas desde que provei este grão e fiquei a conhecer todas as suas propriedades nutricionais, que passou a fazer parte das refeições cá de casa, o ano inteiro. Sabiam, por exemplo, que a quinoa é o alimento de origem vegetal mais completo, que contém todos os aminoácidos e vitaminas essenciais ao bom funcionamento do corpo humano?!


Por ser rica em proteína e pelas suas características nutricionais, a quinoa é considerada um superalimento. É, por isso, o ingrediente perfeito para enriquecer as nossas saladas de Verão e assim podermos usufruir de todos os seus benefícios. Tem ainda a vantagem de poder ser cozinhada com bastante antecedência, nas meal preps, por exemplo e ser conservada do frigorífico, estando pronta a ser usada em qualquer momento. No artigo "Como cozinhar quinoa, o superalimento amigo das saladas", que escrevi em colaboração com o Alegro, ficam a conhecer melhor este ingrediente, a sua origem, os benefícios e ainda a melhor forma de a introduzir numa alimentação diária e equilibrada. Convido-vos a  ler o artigo completo, para isso só têm de visitar o site Alegro e assim ficar também a conhecer todas as novidades e as melhores sugestões e dicas dos Centros Alegro.



(artigo escrito em colaboração com o site Alegro)

Como Cozinhar quinoa, o superalimento amigo das saladas 

Até há bem pouco tempo era desconhecida por muitos, mas a procura deste alimento, assim como o seu consumo, têm aumentado a olhos vistos, principalmente por pessoas que optam por ter um estilo de vida mais saudável. Actualmente já é fácil encontrar quinoa à venda nos supermercados e apesar do seu custo ainda elevado, quando comparado com o do arroz ou da batata, este é um alimento completo e nutricionalmente muito interessante.
Sendo um alimento tão versátil e nutritivo, torna-se bastante fácil criar receitas com quinoa... o único limite será a sua imaginação! Saiba como cozinhar quinoa, quais os seus benefícios e... aproveite para prova-la nesta deliciosa salada Thai!

O que é a quinoa?
Apesar de muitas vezes ser confundida com um cereal, sendo preparada e consumida da mesma forma, a quinoa é antes um grão que tem a sua origem no Peru e que foi trazida pelos Incas. Considerada por aquele povo "a mãe de todos os grãos", na verdade e tecnicamente falando, a quinoa é um pseudo cereal que, devido à sua percentagem de hidratos de carbono e aminoácidos, se assemelha às leguminosas. 

Existem diferentes tipos de quinoa e cada um deles apresenta características diferentes. As variedades mais comuns são a quinoa branca, a preta e a vermelha. A quinoa branca é a mais usada, sendo também a mais suave em termos de sabor. Já a quinoa vermelha é a mais completa no que diz respeito à quantidade de aminoácidos essenciais.

Os benefícios da quinoa
  • Por ser muito rica em proteína, a quinoa é considerada um superalimento. 
  • É o alimento de origem vegetal mais completo, que contém todos os aminoácidos e vitaminas essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, sendo por isso um alimento ideal para ser consumido tanto por crianças, como por adultos que seguem dietas rigorosas e também por desportistas. 
  • Os benefícios da quinoa passam ainda por (...)
(podem ler o artigo completo aqui)



Salada Thai de Quinoa e Amendoim

Ingredientes:
| 1 chávena de quinoa cozida
| 1 cenoura em juliana
| 1/2 couve roxa em juliana
| 1 pimento amarelo em tiras finas 
| 3 cebolinhas em rodelas
| 1 cebola roxa pequena picada
| 1 chávena de grãos de edamame
| 1/2 chávena de mini maçarocas de milho em metades
| amendoins torrados
| coentros picados para servir
{para o molho de amendoim}                                   
| 1/3 de chávena de manteiga de amendoim
| 4 c. (sopa) de água
| 3 c. (sopa) de molho de soja
| sumo de 1/2 lima
| 1 c. (sopa) de óleo de sésamo
| 1/2 c. (chá) de gengibre em pó
| 1 pitada de piri-piri

Preparação:
1 . Comece por preparar o molho de amendoim, misturando numa taça todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea e cremosa. Se necessário rectifique os temperos e acrescente mais água até atingir a consistência desejada.

2 . Numa tigela larga disponha a quinoa cozida, misturando-a com os restantes ingredientes. Adicione o molho de amendoim e volte a envolver.

3 . Sirva a salada de quinoa polvilhada com coentros picados, amendoins torrados e umas gotas de sumo de lima.






1 comentário: