Pêssegos Assados com Mel e Alecrim


Das coisas que eu mais gosto na estação dos dias quentes é toda a abundância de fruta e legumes que existe ao nosso dispor. A experiência visual de visitar um mercado nesta altura do ano é simplesmente fantástica. Poder observar de perto toda uma paleta de cores e sabores que nos inspiram e nos convidam a ir para a cozinha é algo de extraordinário. Adoro todas os frutos de Verão e acho que poderia viver eternamente nesta estação só para os poder comer. Os morangos, as cerejas, os alperces, os pêssegos e as nectarinas, os melões e as melancias, os mirtilos e as framboesas e também as amoras e até os figos. Não há como não ser grato por toda esta abundância e diversidade que a Natureza nos oferece.


Com tanta abundância nem sempre é fácil escoar toda a fruta que chega cá a casa. Uma parte acaba por ser transformada em compotas que posteriormente uso em gelados ou adiciono aos iogurtes. É também a forma que temos de ir saboreando estes frutos até mais tarde e até durante o Inverno. Outros frutos são usados para fazer sumos e também em sobremesas. Esta é sem dúvida a estação das tartes e nada sabe melhor que degustar uma generosa fatia de tarte de ameixa ou uma galette de mirtilos com uma bola de gelado. Os bolos com fruta serão sempre os meus preferidos e também são uma excelente opção para usar a fruta em abundância. Mas se não apetecer ligar o forno, temos os cheesecakes e os semifrios. Ideias não faltam para aproveitar a fruta e saborear estes dias quentes e luminosos de Verão. 

A sugestão de hoje é mesmo muito simples, quase não chega a ser uma receita. Mas é cheia de sabor e resulta numa sobremesa perfeita para partilhar e saborear aí em casa, num almoço de família ou com os amigos. A combinação do mel com o alecrim é perfeita e conjuga lindamente com os pêssegos caramelizados, depois de irem ao forno. Experimentem, pois tenho a certeza que vão adorar. Ah, e não se esqueçam de servir com uma bola de gelado. Acreditem em mim, faz toda a diferença. E vocês, como costumam tirar partido da fruta de Verão?!




Pêssegos Assados com Mel e Alecrim

Ingredientes:
| 4 pêssegos
| 1 raminho de alecrim
| 1 fio de mel + qb para servir
| gelado de baunilha
| nozes pecan

Preparação:
1 . Corte os pêssegos em metades e descarte os caroços. Disponha os pêssegos num tabuleiro de forno, regue-os com um fio de mel e salpique com alecrim picado.

2 . Leve os pêssegos a assar ao forno pré aquecido a 180ºC durante 30 minutos.

3 . Retire os pêssegos do forno, deixe que arrefeçam um pouco e sirva com uma generosa bola de gelado de baunilha, nozes pecan picadas e um fio de mel.




Sem comentários:

Enviar um comentário