Pãezinhos de Cardamomo | Semlor


Enquanto continuamos fechados em casa a vida acontece lá fora. Os dias continuam a passar no calendário, a primavera faz-se sentir em todo o seu esplendor e a mãe Natureza como que a querer dar-nos uma lição de vida. Já estamos na Páscoa e este ano será celebrada de forma diferente por todos nós. Aliás, acho que a partir de agora tudo será diferente para todos. Se há algo de positivo a tirar de de toda esta situação dramática, talvez seja o facto de todos sairmos mais fortes, mais humildes e mais humanos desta pandemia. Assim espero. Tenho a sensação e a esperança de que quando tudo isto terminar iremos ter um mundo muito melhor lá fora, à nossa espera. Claro que vai depender de muitos factores e da forma como encaramos a realidade. Mas nós somos um povo resiliente e muito em breve todos voltaremos às nossas rotinas, às nossas vidas normais.


Desafiado pela Parmalat a criar uma receita com a Nata para Bater Zero% Lactose, aliado ao facto de estarmos na Páscoa, pensei numa receita com uma massa lêveda. Foi então que me lembrei destes pãezinhos de cardamomo, uma receita que há muito queria experimentar. São conhecidos por Semlor ou Semla e são uns pãezinhos doces, tipo brioche, aromatizados com cardamomo e muito típicos nos países nórdicos, particularmente na Suécia. São recheados com uma pasta à base de amêndoa e cardamomo e cobertos com uma generosa camada de natas batidas. Ainda bem que decidi experimentar a receita pois o resultado final não poderia ser mais surpreendente. Este pães são uma óptima sugestão para a Páscoa, em alternativa ao tradicional folar. 






Pãezinhos de Cardamomo | Semlor
(receita adaptada da original de Rachel Khoo)

Ingredientes:
{para a massa}
| 40 g de manteiga
| 150 ml de leite (ou bebida vegetal)
| 3 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 250 g de farinha
| 8 g de fermento seco de padeiro
| 1/2 c. (chá) de cardamomo moído                  
| 1 pitada de sal
| 1 gema de ovo
{recheio e cobertura}
| 100 g de maçapão
| 2 c. (sopa) de leite
| 1/4 c. (chá) de cardamomo moído
| 2 c. (sopa) de açúcar em pó
| 1 ovo

Preparação:
1 . Leve um tacho ao lume com o leite e a manteiga, aqueça até a manteiga derreter, mas sem deixar ferver. 

2 . Na taça da batedeira coloque o açúcar, a farinha, o fermento, o cardamomo e o sal. Faça um buraco no centro e coloque a gema de ovo e a mistura de leite e manteiga.

3 . Coloque o gancho de amassar e bata numa velocidade baixa-média, durante cerca de 5-10 minutos até a massa estar elástica e homogénea. Retire a taça da batedeira, cubra com um pano e deixe levedar  durante 2-3 horas ou até a massa dobrar de volume.

4 . Verta a massa numa superfície enfarinhada. Enrole a massa, formando um rolo e depois corte, dividindo em oito partes iguais (aprox. 60 g cada). Forme pequenas bolas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e afastadas entre si. Tape com um pano e deixe levedar novamente cerca de 45 minutos.

5 . Pré-aqueça o forno a 180ºC.  Pincele a superfície dos pães com o ovo batido e leve ao forno cerca de 25 minutos ou até que os pães fiquem dourados. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

6 . Prepare o recheio, ralando o maçapão para uma taça. Adicione o leite e o cardamomo e misture bem com uma colher até obter uma pasta.

7 . Com uma faca afiada corte a superfície dos pães. Retire um pouco de miolo, formando uma cavidade. Adicione o miolo à pasta de maçapão e misture novamente.

8 . Recheie cada um dos pães com a pasta preparada. Entretanto bata a Nata para Bater Zero% Lactose Parmalat com o açúcar em pó, até obter a consistência de chantilly. Use um saco de pasteleiro e cubra os pães com as natas e de seguida coloque as tampas e polvilhe com açúcar em pó. Sirva de imediato.







2 comentários:

  1. Que lindos pãezinhos Célio.
    Uma verdadeira perdição e estão tão perfeitos :)
    Sim, espero que assim seja, que consigamos tirar algo de bom desta fase!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Joana! Estes pãezinhos são tão aromáticos e deliciosos.
      Que assim seja e que em breve possamos retomar as nossas vidas normais.
      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar