Focaccia de Espelta


O facto de ter sido decretado o estado de emergência no nosso país, obrigando a maioria dos portugueses a ficar em casa, levou a que muitos de nós começássemos a fazer o nosso próprio pão. Aquela rotina de ir todos os dias à rua comprar o pão fresco de repente acabou. As farinhas e os fermentos começaram a esgotar nos supermercados e todos os dias vão nascendo novos padeiros. O pão é um alimento que requer tempo e paciência e nada se compara ao cheiro de um pão acabado de sair do forno. Eu adoro pão e gosto mais ainda de fazer pão. Gosto de experimentar novas receitas, testar novas farinhas e aperfeiçoar a técnica desta arte de fazer pão.

Um dos pães que gosto muito é a focaccia. Este é um pão rústico de origem italiana, mais achatado e macio. Na sua versão mais clássica é coberto com azeite, alho, sal e alecrim e normalmente  é servido como "antipasti" (entrada). Quando recebi o novo livro "Vegetal a 100%" da querida Oksana, saltou-me logo à vista a receita da melhor focaccia de espelta. E claro, não descansei enquanto não meti as mãos na massa e preparei esta receita deliciosa e super simples. O livro está cheio de receitas saudáveis, todas elas preparadas com ingredientes vegetais e muito nutritivas, algo a que a Oksi já nos havia habituado no seu blog Dicas da Oksi. Há ainda no livro todo um capítulo dedicado aos fermentados, algo que me tem suscitado alguma curiosidade e ao qual me quero dedicar muito em breve. Mas para já fiquem com a receita desta focaccia de espelta, experimentem aí em casa, pois tenho a certeza que vai fazer sucesso.






Focaccia de Espelta
(receita do livro "Vegetal a 100%" de Oksana Zagoruy)

Ingredientes:
| 300 g de farinha de espelha (ou de trigo) branca
| 220 ml de água
| 1/2 cubo de fermento de padeiro fresco 
  (ou 1/2 pacote de levedura seca)
| 100 g de tomate cereja
| 3 dentes de alho picados
| 6 c. (sopa) de azeite
| 2 c. (chá) de sal grosso
| 1-2 ramos de alecrim fresco

Preparação:
1 . Comece por misturar o fermento com 50 ml de água morna e deixe dissolver durante alguns minutos.

2 . numa tigela, coloque a farinha, 1 c. (chá) de sal e a água com o fermento. Misture bem e adicione a restante água, até conseguir moldar uma bola de massa. Deixe levedar a massa durante pelo menos 1 hora, dentro do forno desligado.

3 . Uma vez levedada a massa, transfira-a com cuidado para um tabuleiro de forno regado com azeite, não espalmando a massa para manter as bolhas de ar. Deixe levedar na forma durante mais 20 a 30 minutos.

4 . Por fim, coloque na massa os tomates cereja, os ramos de alecrim e os dentes de alho, empurrando-os na massa. Regue a massa com mais um pouco de azeite e polvilhe com uma pitada de sal grosso.

5 . Leve a assar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos.




5 comentários:

  1. adoro :) é um crime esta receita. numa altura em que estamos todos (eu) a engordar... o cheirinho a azeite e alecrim... ai....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impossível resistir, mesmo! Esta receita é óptima para servir como entrada ou para petiscar.
      Obrigado.

      Eliminar
  2. Olá! Meio cubo é que quantidade em gramas por favor? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! Normalmente um cubo de fermento fresco tem 25 g. Eu diria que neste caso 15 g de fermento fresco serão suficiente. :)
      Obrigado.

      Eliminar
    2. Tb calculei :) fiz com espelta integral. Para a próxima experimento trigo e resistir à tentação de esticar a massa! A minha ficou mt baixinha porque estiquei ligeiramente. Mas super deliciosa! Obrigada pela partilha de coisas tão boas :)

      Eliminar