Iogurtes de Soja


Continuamos a lutar contra algo que veio alterar as nossas vidas, as nossas rotinas e a forma como olhamos para o mundo. Algo que veio roubar umas quantas vidas, que nos tirou o calor dos afectos, que nos roubou os beijos, os abraços e os apertos de mão. Não, não está a ser fácil e não não vai ficar tudo bem. As saudades de abraçar quem gostamos aumentam, muitos de nós viram partir familiares e amigos sem sequer se poderem despedir, gerando feridas que jamais irão sarar. A incerteza do que irá acontecer daqui para a frente aumenta a cada dia e paira no ar a eminência de uma crise económica. Urge voltarmos ao normal, dentro do possível. Urge recuperar a nossa economia, voltarmos aos nossos trabalhos e ajudarmos os pequenos comerciantes e produtores locais. Ajudar aqueles que de um momento para o outro deixaram de receber um ordenado e têm famílias para sustentar. Agora, mais do que nunca, temos de ser solidários e proteger o que é nosso, o que se faz por cá.


Estes dias em casa têm permitido a muitos de nós experimentar novas receitas. É a melhor altura para aprendermos a ser auto sustentáveis e fazermos em casa muitos dos produtos que costumamos comprar no supermercado. As vantagens são muitas e para mim as mais importantes são mesmo a poupança e o facto de podermos comer alimentos mais saudáveis. Um desses alimentos que costumo fazer em casa são os iogurtes vegetais. Não dão praticamente trabalho nenhum, ficam ao nosso gosto e são muito mais baratos quando comparados com os de compra. E nem sequer precisam de ter uma iogurteira para fazer estes iogurtes em casa. 

Mais abaixo poderão ler um artigo que escrevi em colaboração com o Alegro. Neste artigo explico como fazer iogurtes vegetais em casa e também as vantagens que poderão tirar daí. É muito mais simples do que pode parecer, acreditem. Se quiserem ler o artigo completo só têm de passar pelo site Alegro, ficam a saber como preparar um iogurte vegetal caseiro e também ficam a conhecer todas as novidades e sugestões do centros comerciais Alegro.


(artigo escrito em colaboração com o site Alegro)

Iogurtes Vegetais, faça-os você mesmo em casa

É do conhecimento geral que o consumo regular de iogurtes traz benefícios para a saúde (sejam eles naturais, iogurtes vegan ou iogurtes de soja). São ricos em proteína, são uma fonte natural de cálcio, regulam e fortalecem a nossa flora intestinal, tornando-a saudável e mais equilibrada, devido à presença de probióticos.

Nem sempre é fácil fazer iogurtes saudáveis em casa e infelizmente nem todos podemos consumir iogurtes preparados à base de leite de origem animal. É aqui que entram os iogurtes vegetais, uma opção mais saudável, adequada a vegans e vegetarianos ou para quem não pode ou simplesmente não quer consumir leite de origem animal.

Quem consome regularmente este tipo de iogurtes vegan sabe que por norma são mais caros, mais difíceis de encontrar e menos diversificados. E os que existem no mercado nem sempre agradam, ou porque apresentam uma textura estranha, ou o sabor não é o mais agradável ou, quando o é, apresentam na sua composição espessantes e adoçantes de origem duvidosa. Então, porque não prepararmos os nossos próprios iogurtes vegetais em casa?!

Como fazer iogurte vegetal caseiro?!
Preparar um iogurte vegetal em casa é uma tarefa simples e muito prática, no entanto leva o seu tempo, pois temos de contar com a fermentação e o repouso dos iogurtes no frigorífico depois de fermentados. Mas garanto-vos, vai valer a pena esperar para depois poderem degustar um iogurte caseiro delicioso. Apenas iremos necessitar de três elementos essenciais. Uma bebida vegetal (...)

(podem ler o artigo completo aqui)


Iogurte Vegetal de Soja

Ingredientes:
| 1 Lt de bebida vegetal de soja
| 1 c. (chá) de ágar-ágar em pó
| 1 c. (sopa) de amido de milho                                
| 125 g de iogurte de soja

Preparação:
1 . Leve um tacho ao lume com a bebida vegetal, adicione o ágar-ágar e o amido de milho. Aqueça e mexa constantemente durante 5-7 minutos até atingir a temperatura de 90ºC (um pouco antes de começar a ferver).

2 . Retire o preparado do lume e deixe arrefecer até atingir 40º-50ºC (cerca de 20-25 minutos).

3 . Adicione o iogurte de soja e mexa energicamente durante alguns segundos. Distribua a mistura por frascos de vidro esterilizados, tape-os usando as respectivas tampas ou película aderente e coloque-os na iogurteira, ligada durante 8 horas. 
  • Caso não tenha iogurteira e opte pelo forno: pré-aqueça o forno a 50ºC durante 10 minutos e desligue. Coloque os frascos fechados dentro de um saco térmico, feche e embrulhe o saco numa manta ou pano grosso. Coloque no forno desligado e mantenha, sem abrir o forno, durante pelo menos 8 horas. 
4 . Passado o tempo de fermentação, retire os iogurtes vegetais da iogurteira ou do forno e coloque-os no frigorífico durante algumas horas.



Sem comentários:

Enviar um comentário