Eton Mess de Pêssego


Num piscar de olhos chegamos ao mês de Agosto. O Verão, apesar de se apresentar meio tímido, tem-nos presenteado com temperaturas altas e longos dias de sol. Esta é aquela altura do ano em que a maioria das pessoas se encontra de férias, aproveitando para descansar, fazer uma pausa na rotina diária e passar algum tempo de qualidade em família. Para não perder muito tempo na cozinha, as refeições querem-se simples e descomplicadas, mas ainda assim cheias de sabor. É tempo de saladas, de sopas frias, muitos legumes e a deliciosa fruta da estação. Esta chega cá a casa em abundância e variedade e assim vai dando alguma tonalidade e sabor aos pratos de Verão. As saladas ficam mais coloridas e saborosas, os gelados são muito mais saudáveis, feitos com fruta fresca e biológica. E como é tempo de férias e as calorias não contam, não dá para resistir a uma ou outra sobremesa. Há que aproveitar toda a fruta de Verão e com ela preparar sobremesas frescas e simples.


Este ano os pêssegos chegam em força, grandes, suculentos e com uma cor amarela irresistível. Como as sobremesas também se querem leves e práticas, a fruta é sempre uma boa escolha na hora de alimentar a gula. E assim decidi criar esta sobremesa, para dar escoamento à fruta cá de casa. Uma sobremesa simples, muito fácil de preparar e que quase se come sem culpas, por ser mais saudável. Preparei-a em pequenos copinhos, mas sintam-se á vontade para a apresentar numa taça grande e assim partilhar com toda a família. São pequenas camadas de puro prazer e frescura, com ingredientes comuns, para saborear num dia quente de Verão.

Sobremesas frescas em camadas, foi este o tema escolhido para a 51ª edição do "Dia Um... Na Cozinha". Um tema que agrada a toda a gente e que nos dá liberdade total para criar deliciosas sobremesas. Com um pouco de criatividade e alguns ingredientes conseguimos surpreender e refrescar  os paladares de quem mais gostamos.

Usar ingredientes de qualidade nas nossas receitas faz toda a diferença. Decidi assim sofisticar e usar o novo doce Natura de Pêssego da Quinta de Jugais. Esta marca acaba de lançar no mercado uma gama composta por cinco doces naturalmente deliciosos. Sem açúcares adicionados e com uma percentagem de 60% de fruta acabada de colher, estes doces não têm na sua composição qualquer corante ou conservante, sendo preparados apenas com a melhor fruta e muito amor. A linha Natura é uma versão saudável para quem não se quer privar de um doce de vez em quando e ao mesmo tempo procura reduzir o consumo de açúcares refinados.


Eton Mess de Pêssego 
(receita adaptada do blog The White Ramequins)

Ingredientes: (receita para 6 tacinhas)
| 4 pêssegos amarelos grandes                              
| sumo de 1 lima
| 300 ml de iogurte grego natural
| 3 c. (sopa) de mel (ou xarope de agáve)
| 1 c (chá) de pasta de baunilha (ou essência)
| 1 c. (sopa) de pistácios picados
| 12 suspiros pequenos
| 6 c. (sopa) rasas de doce de pêssego s/ açúcar (usei Natura Quinta de Jugais)

Preparação:
1 . Triture dois pêssegos juntamente com o sumo de lima, até ficar em puré e reserve.

2 . Corte os outros dois pêssegos em pedacinhos pequenos e reserve.

3 . Misture o iogurte grego com o mel e a baunilha.

4 . No fundo de cada copo ou taça disponha 1 c. (sopa) de doce de pêssego. De seguida faça camadas, distribuindo pelas taças 1/3 da mistura de iogurte grego, o pêssego em pedaços, alguns suspiros partidos em pedaços e o puré de pêssego. Repita o processo até ter terminado todos os ingredientes.

5 . Finalize as camadas com pistácios picados e um suspiro em cada taça. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

GuardarGuardar

10 comentários:

  1. Parabéns pela receita bem apetitosa e pelas fotos lindíssimas (como todas as outras que tenho visto) :)
    Beijinho
    http://acucarsal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Amigo Célio, parabéns por mais uma sobremesa fantástica!
    Adoro toda a fruta que esta estação nos oferece, mas os pêssegos são um dos meus preferidos. Vou levar uma destas tacinhas para a minha sobremesa ;)
    Beijinhos e bom Agosto
    Paula G.

    ResponderEliminar
  3. Vendo esta maravilha no facebook, tinha que vir espreitar a receita. Maravilhoso! Adorei :)

    ResponderEliminar
  4. Célio, Como sempre tens a capacidade de uma simples receita fazer algo único. Adoro Eton Mess, não sei se pela sua simplicidade na confecção, se pelas texturas se ainda pelo lado guloso. Então estes copinhos estão demasiados gulosos.

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Que bela sugestão! Delicioso, de certeza!
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Uma ótima sobremesa com fruta da época, cheia de sabor e com texturas e certamente deliciosa, uma sobremesa simples mas com tudo isso, não podemos pedir mais.

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  7. São estas receitas que eu gosto mais, a simplicidade dos ingredientes ainda a torna melhor! Copinhos deliciosos :) sobremesas assim com fruta são um prazer de comer. E o verão traz os pêssegos perfumados que eu adoro.
    As fotos estão lindas! Apetece comer com os olhos!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Wow! such beautiful photography! and those little cups look delicious!

    ResponderEliminar
  9. Hi what are the chances you can translate this to English… this is a gorgeous looking dessert and I am dying to try it!

    ResponderEliminar