Gelado de Manteiga de Amendoim com Chocolate


Verão é sinónimo de gelados! E o que eu adoro gelados?! Podia passar uma vida inteira a comer gelados e acho que não enjoava. É uma paixão que cresce conosco, que faz parte das nossas memórias de infância e que depois com o passar dos anos ou se vai perdendo ou se vai aperfeiçoando, tomando-lhe cada vez mais o gosto. Em criança gostava de todos os gelados, fossem eles de fruta ou não, de cone ou de pau, a sensação de frescura era algo que me deixava em êxtase. Depois, à medida que fui aperfeiçoando o meu palato e conhecendo novos sabores, fui dando preferência aos gelados feitos com natas, leite ou iogurte. Eram sempre os mais cremosos, os mais saborosos, aqueles que me deixavam sempre a desejar comer mais um, e outro. Hoje em dia confesso que raramente compro um gelado. Falo obviamente dos gelados que se vendem no supermercado que, como todos sabemos, são deliciosos sim senhor, mas trazem sempre aquelas letrinhas pequeninas na embalagem, que não nos damos ao trabalho de ler e que se referem a alguns ingredientes que tantas vezes são prejudiciais à saúde. E quando compro, opto pelos mais caros, é uma vez sem exemplo, mas valem cada colherada (e lambidela também!).

Há cerca de 3 anos, quando adquiri um robot de cozinha, todo um admirável mundo novo dos gelados caseiros se abriu para mim. Tendo os ingredientes certos à disposição, em poucos segundos temos uma receita de gelado caseiro pronta a degustar e a apresentar aos convidados. Desde então passei sempre a ter pequenos sacos de fruta congelada em casa. Principalmente aquela fruta de verão que eu adoro e que gosto de saborear o ano inteiro, como as amoras, os morangos e os pêssegos. Os gelados caseiros, feitos com ingredientes naturais e com sabores ao nosso gosto passaram então a fazer parte do menu cá de casa.


Passei a ser fã e a dar sempre preferência aos gelados artesanais e caseiros. Se é para dar cabo da dieta, então que seja com bom gosto... ehehe! E recentemente a Rita Nascimento, autora do La Dolce Rita, lançou aquele que eu considero o livro mais guloso deste verão, "A Vida Secreta dos Gelados Caseiros". Claro que não fiquei indiferente e logo tive que comprar o meu exemplar. A Rita adverte logo na capa "Atenção: Não Lamber as Folhas!", mas confesso que quase dá vontade, assim como dá vontade de ir a correr fazer todos aqueles gelados deliciosos e ao mesmo tempo tão simples de preparar. O livro é muito friendly, com uma receita base a partir da qual se desenvolvem as outras receitas, cada uma melhor que a outra e encontra-se dividido em três níveis de gula. Claro que eu tinha logo que experimentar uma receita do nível 3 de gula, daquelas que enquanto comemos não conseguimos parar enquanto não vemos o fundo do recipiente do gelado. 

Escolhi o Gelado de Manteiga de Amendoim com Chocolate. Adoro manteiga de amendoim, agora imaginem a combinação desta com o irresistível chocolate. É um gelado que fica bastante cremoso com uma textura que nos leva a querer mais, muito mais. Tão bom que chega a ser viciante e como que por magia, desaparece em menos de nada. Atrevo-me a dizer que é o melhor gelado que já fiz cá em casa, mas o melhor mesmo é experimentarem vocês também, prometo que não se arrependem. Deixo-vos com a receita que agora vou só ali preparar a próxima porque o verão não dura para sempre e deve ser celebrado, de preferência com um geladinho na mão.


Gelado de Manteiga de Amendoim com Chocolate
(receita do livro "A Vida Secreta dos Gelados Caseiros" de Rita Nascimento)

Ingredientes:
| 250 ml de leite
| 200 ml de natas para bater
| 30 g de leite em pó
| 100 g de açúcar
| 3 gemas grandes
| 100 g de manteiga de amendoim
| 1 pitada de sal
| 100 g de chocolate de leite
| 25 g de óleo de coco

Preparação Tradicional:
Num tacho, leve o leite, as natas e o leite em pó a lume médio.
À parte, misture bem as gemas e o açúcar com uma vara de arames e reserve.
Assim que o leite e as natas estiverem prestes a ferver, retire do lume e deite aos poucos sobre as gemas, mexendo sempre (o ideal é usar uma concha para não correr o risco de cozer as gemas).
Leve tudo a lume médio-baixo, mexendo sem parar.
Passados 1-2 minutos, quando o creme começar a engrossar, fique atento até este espessar o suficiente para, ao cobrir as costas de uma colher e passar o dedo, se formar uma "estrada" bem definida; assim que atingir este ponto desligue do lume e passe de imediato por um passador, para eliminar eventuais grumos.
Com o creme ainda quente, junte a manteiga de amendoim e o sal e misture bem ou triture.
A seguir, baixe rapidamente a temperatura do creme, levando-o ao congelador durante 1 hora e passando-o depois para o frigorífico. 
De seguida coloque o creme na cuba da máquina de fazer gelados e siga as instruções do fabricante.
Enquanto o gelado bate, derreta o chocolate com o óleo de coco no micro-ondas.
Quando o gelado estiver pronto, retire algumas colheradas para um recipiente e com uma colher, deixe cair fios de chocolate ainda quente sobre toda a superfície. Mexa um pouco para quebrar os fios em pedaços pequenos e coloque mais gelado por cima. Repita a operação até terminar o gelado e o chocolate e leve ao congelador para ganhar firmeza.
Retire do frio uns 10-15 minutos antes de servir.

Preparação Thermomix - Bimby:
No copo, junte o leite, as natas e o leite em pó e aqueça (7min/80ºC/vel1).
À parte, misture bem as gemas e o açúcar com uma vara de arames e reserve.
Assim que o leite e as natas estiverem quentes, deite pouco a pouco sobre as gemas, mexendo sempre, para que estas não cozam.
Deite de novo a mistura no copo e cozinhe (7min/80ºC/vel1). Programe novamente (1min/90ºC/vel1).
De seguida passe o creme por um passador para eliminar eventuais grumos.
Com o creme ainda quente, junte a manteiga de amendoim e o sal e programe (20seg/vel4).
Congele o creme num recipiente largo para a mistura não ficar muito alta ou como alternativa, congele directamente o creme em cuvetes de gelo.
Depois de congelado, coloque no copo e programe (15seg/vel5). Verifique se o gelado atingiu uma textura cremosa e homogénea. Se necessário bata mais alguns segundos até atingir a consistência desejada.
Derreta o chocolate com o óleo de coco no micro-ondas e retire algumas colheradas de gelado para um recipiente e com uma colher, deixe cair fios de chocolate ainda quente sobre toda a superfície. Mexa um pouco para quebrar os fios em pedaços pequenos e coloque mais gelado por cima. Repita a operação até terminar o gelado e o chocolate e leve ao congelador para ganhar firmeza.
Retire do frio uns 10-15 minutos antes de servir.

37 comentários:

  1. Oh Célio, estamos em sintonia ;) Então ñ é q a 1a receita q escolhi para fazer do livro foi esta mesma, de manteiga de amendoim e chocolate? :) Pois é, adaptei ligeiramente aos ingredients q tinha em casa e voilà, o q parecia ser uma 1a experiência fracassada (a textura estava pouco espessa qd levei a congelar) resultou num gelado super delicioso em q até houve quem repetisse :) A caixa foi encetada ontem, pelo q entre hoje e amanhã deve terminar ;) E claro, a mh receita tb irá p o blog da bruxinha um dia destes! É mesmo um livro delicioso e só de saber o q leva e q fomos nós a fazer, em vez dos gelados q compramos, faz td a diferença! Bjinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que Maravilha! Não há como resistir a uma receita de gelado de manteiga de amendoim com chocolate, eu estou viciado. :) O meu desapareceu muito rápido. :P
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Adoro gelado de manteiga de amendoim, é dos meus gelados favoritos (quase me arriscaria a dizer "o favorito")! O teu está absolutamente maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, também arriscaria a dizer que é dos meus favoritos. Dos caseiros, é o melhor até hoje, sem dúvida. :)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Eu gosto de gelados cremosos, mas os de gelo também são muito bons e às vezes até melhores :)
    Com 'opto pelos mais caros' queres dizer ben & jerry's? :)
    Adoro manteiga de amendoim e esse gelado parece tãããão bom :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, fui apanhado! :P Sim, estava a falar dos Ben & Jerry's, o de Peanut Butter com os pequenos Peanut Butter Cups é o meu preferido, mas este... bem não fica mesmo nada atrás. Muito parecido em textura e sabor.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Oh páh, Célio! Até me apetece dar-te um abracinho! Como bem sabes, PB e chocolate negro é a minha combinação favorita de todos os tempos, de modo que sinto-me tentada a fazer esta receita numa versão à minha moda... Sim, porque ontem já comi um gelado à séria, portanto já fiz a minha asneirinha da semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, toma lá um abracinho Ondina! Sei que te vais safar muito bem. E olha que aquele geladinho que partilhaste no Insta tinha mesmo bom aspecto. Quando for ao Porto não me vão escapar. :)
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Eu também era capaz de comer gelados o dia todo, o tempo todo, o ano inteiro 😍😋
    Este tem tão bom aspecto que da vontade de lamber o ecrã 😋😄😱
    Pensava que tu e a João eram meus amigos 😱😜
    Aí a rave que demora ........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, olha a gula a falar amiga Pipas! Sim, eu sou teu amigo e partilho contigo coisas boas e deliciosas. E se não disseres a ninguém eu depois faço só para ti. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Nem sei que te diga... eu já te exigi um livro, mas não me ligas nenhuma!! É que as fotografias estão cada vez mais lindas e as receitas, cada vez mais irresistíveis! E eu sei que para além de linda, a tua comida é deliciosa!
    Só tenho uma dúvida: a Telminha conseguiu estar a segurar no gelado sem lhe dar uma lambidela?? eheheheh (mãozinha linda, by the way)
    Beijos, estrelinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, tu é que me deixas sem saber o que dizer e eu conheço-te bem e sei que as tuas palavras são sinceras. Quanto à tua dúvida, não foi difícil convencer a modelo, bastou dizer que podia ficar com aquele gelado e cinco fotos depois o gelado desapareceu... :P
      Beijinho amiga linda. ;)

      Eliminar
  7. Peanut butter... that is an original!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio: esta combinação de manteiga de amendoim com chocolate é das preferidas cá de casa. A minha receita é bem mais simples ,mas vou experimentar esta, pois o aspeto do gelado é absolutamente delicioso!!
    Tenho todos os ingredientes em casa e vai ser feito ainda esta semana. Depois digo-te como ficou.
    Nota: amanhã vou postar um gelado de melão,que já está agendado,mas esta receita vai ser feita, sem dúvida.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia! Eu também sou fã de manteiga de amendoim e chocolate e este gelado ficou no meu top de preferências. Tenho a certeza que se experimentares vais adorar, fica com uma consistência bem cremosa. Fiquei curioso com o teu gelado de melão, deve ser delicioso. :)
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Que combinação verdadeiramente deliciosa e tentadora! Mais uma delicia neste blogue!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadoooo! É uma combinação dos diabos, é o que é.
      Mas dias não são dias e é tão bom, ADORO!

      Eliminar
  10. Que delícia de fotos e que aspeto tão cremoso ♥
    Na altura de fotografar deve ter sido uma festa, comer esses geladinhos todos! (Falo por experiência própria) :D
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe... foi dificil resistir enquanto fotografei, sim, Patricia! Estava com um certo receio que derretesse antes de conseguir fotografar, mas a consistência é tão boa que os geladinhos portaram-se lindamente. Tens de experimentar este, vais adorar. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Olá, Célio

    Esse gelado sabia bem agora para relaxar.
    Adoro gelados caseiros mas por agora a minha máquina anda paradinha pois existem prioridades e a prioridade é ter o meu projecto organizado antes de 1 de Setembro.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tudo corra bem com o teu novo projecto Clarinha! :)
      Enquanto for verão eu não resisto a um geladinho delicioso, porque dias não são dias. :)
      Beijinho.

      Eliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Ottima ricetta, adoro il gelato fatto in casa e questo deve essere stupendo

    ResponderEliminar
  14. Que lindas fotos! Obrigada Célio pelo carinho com o livro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu Rita, por teres publicado um livro lindo e com receitas irresistíveis!!!
      Aquilo é um pecado e apetece fazer tudo.
      Adoro o teu trabalho, muito sucesso. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  15. Célio, não sei... acho que deste não ia gostar... sei lá... quem sabe se provasse mudava de ideias!? :D :D
    Oh phá voces andam com cada gelado mais extraordinário que nem é bom... E logo este ano que não me tem puxado avançar para estas delícias fresquinhas. Fiz um no S. João e acabou! Não devo estar bem...
    Excelente proposta com sabores brutais! ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah :) :) Ainda não e convenceste Susana, pois tenho a certeza absoluta que ias adorar este pecado em forma de gelado. Sim, isto é coisa do demo, mas sabe tão bem pecar com coisas deliciosas como esta.
      Um beijinho.

      Eliminar
  16. Imagino a festa que foi depois das fotografias, tantos geladinhos e cones para comer :) viva o verão!
    E vivam os gelados. Adoro!! É tão bom fazer gelados caseiros, e os da Emanha também são muito bons, mas há um prazer especial em sermos nós a fazer, e construir sabores. Adoro o livro da Rita, é mesmo a gulodice deste verão. Comecei pelo de arroz doce e morango, passei pelo Banoffee e este era um dos próximos a ser testado! Deve ser mesmo delicioso, essas fotos dizem tudo :)) beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo Inês, há gelados caseiros à venda que são realmente muito bons e os da Emanha estão entre os meus preferidos. Mas é como dizes, existe um prazer especial em sermos nós a criar o gelado. sabe tão bem! :) O livro da Rita é delicioso, uma verdadeira surpresa.
      Sim, claro que foi uma festa após a sessão fotográfica. ;) eheh.
      Beijinho.

      Eliminar
  17. a manteiga de amendoin que comprei trazia alguns amendoins.depois de estar tudo misturado e antes de levar ao congelador passa-se pela varinha ou deixa-se ficar com os amendoins. obrigada dulce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce!
      A manteiga de amendoim é adicionada ao creme ainda quente. Aqui neste passo, se preferir não sentir os pedaços de amendoim no gelado, pode triturar com uma varinha mágica. Mas se gostar de sentir os pedacinhos de amendoim, misture bem até a manteiga dissolver. Leve depois ao congelador e passe para o frigorifico. A ideia é o creme estar bem frio antes de entrar na cuba da máquina, onde o gelado será depois misturado por alguns minutos, daí ser indiferente ter ou não ter os pedaços de amendoim. Aqui depende do gosto de cada um. :)
      Espero ter ajudado.
      Beijinho.

      Eliminar
  18. Olá, Célio.
    Eu adoro gelados seja no verão ou no inverno. De facto, tem um gostinho especial comer gelado caseiro...
    O gelado deve ser delicioso, a julgar pelss fotos ... qualquer dia experimento.
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
  19. Olá Célio, onde podemos comprar os cones de bolacha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia! Eu costumo comprar os cones num supermercado Aldi, mas também já vi à venda no Eleclerc. O Lidl também já teve, apesar de nem sempre haver.
      Um beijinho.

      Eliminar