Risotto Verde com Legumes Primavera


É perfeitamente notório que a Primavera está a chegar. O sol já nasce mais cedo, os dias começam a ficar maiores e mais luminosos, as temperaturas mais amenas e lá fora os pássaros cantam alegremente. Das árvores brotam as flores e as folhas verdes. É a vida a acontecer, todo um renascer que nos deixa mais alegres e bem dispostos. Esta é uma estação que me faz verdadeiramente feliz, por tudo o que ela tem de bom para nos oferecer. Da horta chegam os legumes mais frescos e viçosos. Os espinafres, os espargos e as ervilhas, mas também os brócolos e as alfaces. Legumes verdes e cheios de vida que trazem tanto sabor aos nossos pratos. 

Com todos estes legumes deliciosos de Primavera a chegar, tinha mesmo de preparar um prato primaveril, cheio de vida e cor e onde não existe qualquer tipo de desperdício. Nesta receita todos os legumes são aproveitados ao máximo e fazem desta uma refeição bastante deliciosa e que agrada a toda a gente.


Os legumes verdes desta estação foram o ponto de partida e a desculpa perfeita para eu estrear a minha nova Cocotte Staub que veio da Zwilling. A ZWILLING® é uma empresa com 290 anos de presença no mercado e que comercializa artigos de cozinha de várias marcas e de excelente qualidade. A par das novas tendências e das exigências dos consumidores, a ZWILLING® não só comercializa artigos inovadores como traz inspiração para as nossas cozinhas e leva-nos a cozinhar com amor. Tudo graças à longa tradição, ao conhecimento e uma gama cada vez maior de produtos inspiradores.

Mas voltando à cocotte, vocês sabem que eu adoro este tipo de panelas ou caçarolas, não só pela sua versatilidade na cozinha mas pela durabilidade - duram uma vida - e também pela sua qualidade. Escolhi a Cocotte Staub de 26 cm na cor verde manjericão, mesmo a condizer com os legumes. Confesso que fiquei mesmo apaixonado por esta cor e não consegui resistir. Esta panela tem ainda a vantagem de trazer um recipiente acessório para cozinhar a vapor, permitindo assim cozinhar vários tipos de alimentos ao mesmo tempo e usufruir de refeições mais saudáveis. O resto vocês já sabem, é feita de ferro fundido, fácil de limpar e pode ser usada em qualquer tipo de fogão, incluindo placas de indução. Podem comprar aqui.

Nesta receita usei ainda um acessório que já queria comprar há algum tempo, a Colher de Risotto. Optei também pela marca Staub porque achei a combinação da madeira e silicone bastante interessante do ponto de vista estético. É uma colher cheia de requinte e que fica bem em qualquer cozinha. 
 





Risotto Verde com Legumes Primavera

Ingredientes:
| 2 chávenas de espinafres frescos
| 1 ramo de espargos verdes
| 1 chávena de manjericão fresco
| 1 molho de bimis
| 6 c. (sopa) de azeite
| 1,5 Lt de caldo de legumes
| sal qb
| 1 chávena de ervilhas tortas (de quebrar)            
| 1 dente de alho
| 1 cebola média
| 200 g de arroz arbóreo
| 100 ml de vinho branco
| pimenta moída na hora qb
| 1 chávena de ervilhas congeladas
| 50 g de queijo parmesão
| 1 noz de manteiga
| queijo burrata p/a servir (opcional)

Preparação: 
1 . Comece por preparar o molho verde, colocando num processador de alimentos ou na liquidificadora os espinafres lavados. Descasque os espargos e dobre-os até que eles quebrem. Adicione as partes mais fibrosas do caule aos espinafres e reserve as pontas dos espargos. Adicione também o manjericão e prepare os bimis, juntando na liquidificadora os caules e partes mais duras dos bimis e reservando os floretes. 

2 . Regue com 2 c. (sopa) de azeite, meio copo do caldo de legumes e tempere com sal. Processe tudo durante alguns segundos até obter um creme verde, aveludado e uniforme e reserve.

3 . Aqueça o caldo de legumes até à ebulição e reserve. 

4 . Leve uma frigideira ao lume com 2 c. (sopa) de azeite e aqueça. Junte as ervilhas tortas, as pontas dos espargos e os floretes dos bimis. Salteie durante alguns minutos até os legumes amolecerem e reserve.

5 . Num tacho fundo coloque 2 c. (sopa) de azeite e leve ao lume a aquecer. Junte o dente de alho picado e a cebola picada, salteando até ficar translúcida. Adicione o arroz arbóreo e salteie.

6 . Refresque o arroz com o vinho branco e mexa até o líquido evaporar. 

7 . Aos poucos vá adicionado caldo de legumes ao arroz e vá mexendo até o caldo evaporar. A meio da cozedura adicione os legumes reservados e as ervilhas congeladas. Tempere com sal e pimenta e adicione mais caldo. Vá mexendo até o arroz estar praticamente cozinhado.

8 . Por fim adicione o molho verde e envolva no arroz. Junte o parmesão ralado e uma noz de manteiga e volte a envolver.

9 . Sirva o risotto verde com queijo burrata (opcional), lascas de queijo parmesão ou queijo parmesão ralado.





1 comentário:

  1. I got such a useful stuff on your website that helps me a lot to gain information.I got such a useful stuff on your website that helps me a lot to gain information.

    ResponderEliminar