Folar de Canela e Erva Doce


Não poderia deixar passar esta Páscoa sem uma sugestão doce para a vossa mesa. Esta ainda não é a Páscoa que todos desejaríamos ter, a celebração que reúne toda a família à volta da mesa. Ainda assim, não deixemos de celebrar. Vamos manter a tradição, criar memórias e momentos deliciosos à mesa, dentro daquilo que nos é permitido. Das minhas memórias de infância, guardo o cheiro da canela e da erva doce. Eram estes os sabores que a minha mãe usava nos seus folares tradicionais, cozidos em forno de lenha e cujo sabor era inigualável. São estes os sabores que quero manter e que tornarão sempre a minha Páscoa especial.

Na minha mesa nunca pode faltar o folar. Foi assim que cresci, a ver sempre uma mesa cheia de folares. Também há pão-de-ló, tarte de amêndoa, os chocolates e as amêndoas, mas o folar, esse tem sempre um lugar cativo. Tenho os meus preferidos, claro. Como este Folar de Azeite e Massapão, ou este Folar de Maçã, Canela e Amêndoa, mas nada se compara aos sabores simples e tradicionais. Por isso este ano voltei à minha infância através de uma receita que encontrei no blog Be Nice Make a Cake da querida Rosa e cujo resultado não poderia ser mais satisfatório. Um folar que desperta sorrisos e deixa toda a casa perfumada.

Nesta receita, em vez de uma forma normal, usei a minha cocotte Every da Le Creuset que tem 18 cm, ou seja, o tamanho ideal para esta receita. Esta cocotte, cujo design foi inspirado nas panelas de barro japonesas, é produzida em ferro fundido e tem um interior esmaltado que permite cozer na perfeição bolos e pão, podendo ser usada tanto no forno como no fogão. Podem encontrá-la à venda na Lecuine.





Folar de Canela e Erva Doce
(receita adaptada e da autoria de Be Nice Make a Cake)

Ingredientes:
| 500 g de farinha s/ fermento
| 5 g de sal 
| 150 g de açúcar amarelo
| 11 g de fermento seco de padeiro
| 50 g de manteiga à temp. ambiente
| 3 ovos médios
| raspa de 1 limão                           
| 1 c. (chá) de canela em pó
| 1 c. (chá) de erva doce moída
| 50 ml de leite
| 50 ml de água fria
| açúcar em pó qb

Preparação:
1 . Coloque a farinha na taça da batedeira. De um lado da taça junte o sal e o açúcar e no lado oposto coloque o fermento seco. Adicione a manteiga amolecida, os ovos ligeiramente batidos, as especiarias, a raspa de limão, o leite e a água.

2 . Comece a amassar numa velocidade baixa, usando o gancho de amassar. Se achar necessário, junte mais um pouco de água (a massa deverá ficar leve e suave). Deixe amassar durante 5-7 minutos.

3 . Unte uma taça com um fio de azeite e com cuidado transfira a massa para a taça. Tape com película aderente e deixe a massa levedar até dobrar de volume, cerca de 2 a 3 horas, num ambiente morno e sem correntes de ar.

4 . Entretanto prepare uma forma alta de 16 cm de diâmetro (eu usei a cocotte Every da Le Creuset que tem 18 cm de diâmetro) e unte-a abundantemente com manteiga. Polvilhe com farinha e reserve.

5 . Com cuidado transfira a massa para uma bancada ligeiramente polvilhada com farinha. Vá dobrando a massa sobre ela mesma e molde uma bola. Delicadamente coloque a bola de massa dentro da forma deixe levedar novamente durante 1 hora ou até duplicar de volume.

6 . Pré-aqueça o forno a 200ºC. Com uma faca afiada, faça alguns golpes na superfície da massa. Asse o folar durante cerca de 25 minutos  (se começar a queimar por cima, tape com papel de alumínio).

7 . Deixe arrefecer ligeiramente dentro da forma e depois coloque sobre uma grelha para arrefecer completamente. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.




3 comentários: