Bundt Cake de Limão e Dente-de-Leão


Muitas vezes sou questionado sobre como e onde vou buscar inspiração para as minhas receitas e composições fotográficas. Ao que prontamente respondo, à Natureza. As estações do ano são sem dúvida a minha maior inspiração. Adoro criar receitas com ingredientes sazonais, inspiro-me na paleta de cores que cada estação oferece, nas frutas e nos legumes e também nas plantas e nas flores. É por isso que gosto tanto da Primavera. Onde quer que estejamos, se olharmos bem à nossa volta, há sempre uma planta que nos desperta a atenção ou uma flor que não nos deixa indiferentes com a sua beleza.

Para muitos é considerada uma erva daninha, outros olham para ela como um tesouro, a verdade é que o dente-de-leão é uma planta comestível, medicinal e cheia de propriedades benéficas para o corpo humano. Também conhecida como coroa-de-monge, quartilho, amor-dos-homens ou taráxaco, esta planta desempenha uma acção antioxidante, anti-inflamatória e hepato-protectora, podendo assim ser usada para auxiliar no tratamento de transtornos digestivos, problemas associados ao fígado e pâncreas ou, quando ingerida em forma de chá, ajuda na prevenção de gripes sazonais. Por serem uma excelente fonte de vitaminas e minerais, as suas folhas e flores são óptimas para usar em saladas, quiches, tartes doces e salgadas ou até para fazer pão (ver mais aqui).

Eu encontro estas plantas com muita facilidade. Existem em qualquer terreno baldio, nas bermas das estradas e até nos centros urbanos. Nesta altura do ano elas estão por toda a parte e as suas flores, de cor amarelo-vivo, não deixam ninguém indiferente. E quem nunca brincou com as flores, já depois de estarem secas, soprando as suas sementes?! Foram estas flores amarelas que me inspiraram e me levaram até à cozinha para preparar este bundt cake delicioso. Um bolo perfeito para colocar na mesa da Páscoa mas também para qualquer outra ocasião e no qual usei as pétalas amarelas das flores, tanto na massa como na decoração. Um bolo de sabores cítricos e primaveris, perfeito para partilhar em família.







Bundt Cake de Limão e Dente-de-Leão

Ingredientes:
| 190 g de manteiga amolecida
| 270 g de açúcar amarelo
| 3 ovos
| raspa de 1 limão
| sumo de 1/2 limão (50ml)
| 150 ml de natas
| 1 1/2 c. (chá) de fermento
| 300 g de farinha s/ fermento
| 1 pitada de sal
| 20 flores de dente-de-leão
{para o glacé}
| 2 c. (sopa) de natas
| 100 g de açúcar em pó
| 1 c. (chá) de sumo de limão

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte bem com manteiga derretida e polvilhe com farinha uma forma de bundt e reserve.

2 . Misture as natas com o sumo de limão e reserve durante alguns minutos.

3 . Peneire a farinha, misture com o fermento e o sal e reserve.

4 . Bata a manteiga com o açúcar e a raspa de limão durante uns minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição e até obter um creme bem fofo e esbranquiçado.

5 . Ao preparado anterior adicione a farinha em três vezes, alternando com as natas, começando e terminando na farinha e envolvendo bem com uma espátula, em movimentos circulares.

6 . Adicione as pétalas amarelas das flores de dente-de-leão (não há problema se juntar alguma parte verde do pedúnculo, mas a ideia é usar apenas as pétalas) e envolva bem com uma espátula.

7 . Verta a massa na forma reservada e leve ao forno durante 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

8 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer dentro da forma durante 10 minutos. Desenforme e deixe o bolo arrefecer completamente sobre uma grelha.

9 . Prepare o glacé, misturando as natas com o açúcar. Aos poucos adicione algumas gotas de limão e vá misturando até o glacé atingir o ponto desejado. Verta o glacé sobre o bolo e decore com flores de dente-de-leão.






4 comentários:

  1. Boa tarde Sweet Gula, posso fazer o bolo sem o dente-de-leão? Deixe- me dizer-lhe que gosto muito das receitas em geral,já experimentei várias e sempre bem sucedida. Obrigada.
    Maria Amália Brincano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amália,
      Sim, claro que sim. O dente-de-leão é apenas um ingrediente acessório que pode ser opcional nesta receita. O bolo ficará igualmente delicioso. :)
      Muito obrigado,

      Célio

      Eliminar