Hot Cross Buns de Alfarroba


A Primavera chegou finalmente! E com ela vieram os dias mais quentes e luminosos. Dias que, estivéssemos nós numa situação normal, nos convidariam a sair de casa, a usufruir mais do ar livre, a estar em contacto com a Natureza, juntar a família e os amigos para fazer um piquenique e dar longos passeios. Dias que já convidam a dar um saltinho até à praia, a usufruir de uma esplanada enquanto colocamos a conversa em dia e matamos saudades daqueles com quem não estamos há tanto tempo. Por enquanto nada disto é ainda possível. Mas a Primavera trouxe também aquele recomeço de que todos necessitamos e, lentamente, enquanto ainda nos adaptamos à "nova" realidade, vemos surgir aquela luz ao fundo do túnel que vem carregada de esperança. Em breve tudo voltará ao normal. Em breve poderemos voltar a abraçar aqueles que gostamos, voltaremos todos a ter a liberdade de outrora. Enquanto esses dias não chegam, aproveitem o sol que brilha lá fora, tirem a mesa para a varanda ou jardim e usufruam de uma refeição no exterior, tomem o pequeno almoço lá fora, estendam uma manta e leiam um livro enquanto ouvem os pássaros a cantar alegremente, sintam a Natureza em todo o seu esplendor. 


Com a Primavera chega também a Páscoa que, pela segunda vez, não poderá ser celebrada de forma normal. Esta seria uma altura de juntar a familia à volta de uma mesa farta, de saborear os pratos típicos e as iguarias de cada região. Não sendo possível, celebremos da forma possível e nas nossas casas, mas nunca deixando cair a tradição. Vamos para a cozinha preparar com amor aquele prato típico que já era feito pelas nossas avós e pelas nossas mães. Vamos fazer aquele folar especial, receita de familia que já atravessou gerações e que nunca pode faltar na mesa. Ou preparar aquela receita nova que há tanto tempo queríamos experimentar. 

A receita de hoje é uma sugestão um pouco diferente, uns pãezinhos doces para a Páscoa. De origem inglesa e tradicionalmente comidos na sexta-feira santa, os Hot Cross Buns são uns pães bastante aromáticos, preparados com passas e especiarias. A cruz desenhada na superfície dos pães simboliza a crucificação de Jesus Cristo, daí esta receita estar relacionada com a Páscoa. Existem várias versões destes pães doces que podem levar na sua composição pepitas de chocolate ou maçã. Há também quem faça um único pão numa forma rectangular, em vez das pequenas bolinhas separadas.

A minha versão é feita com a Farinha de Trigo e Alfarroba da Nacional, a marca centenária que sempre esteve presente nas minhas Páscoas. Esta farinha, que combina a vagem da alfarroba e o grão do trigo, tem um sabor característico, único e adocicado e foi desenvolvida para todos os usos culinários. Já vem misturada nas proporções certas e é perfeita para fazer pães e bolos, tartes, panquecas, bolachas ou biscoitos. Resulta perfeitamente bem nestes Hot Cross Buns conferindo-lhes um sabor ligeiramente achocolatado e irresistível. O melhor mesmo é experimentaram a receita que também está disponível no site da Nacional, juntamente com tantas outras deliciosas sugestões.






Hot Cross Buns de Alfarroba

Ingredientes:
| 70 g de açúcar baunilhado
| 1 c. (chá) de canela
| raspa de 1 limão
| 1 pitada de sal
| 11 g de fermento de padeiro seco
| 50 g de manteiga amolecida                                                
| 250 ml de leite morno
| 1 ovo
| 100 g de sultanas
| 75 g de farinha de trigo
| 75 ml de água fria
| geleia, xarope ou mel p/pincelar

Preparação:
1 . Prepare a batedeira com o gancho de amassar. Na taça coloque a Farinha de Trigo e Alfarroba da Nacional, o açúcar, a canela e a raspa de limão. Numa das extremidades coloque o sal e na extremidade oposta o fermento seco.

2 . Adicione a manteiga, o leite e o ovo ligeiramente batido e amasse durante 5 minutos. Adicione as sultanas e amasse durante mais 10-15 minutos.

3 . Transfira a massa para uma taça untada com azeite, cubra com um pano ou película aderente e deixe levedar durante 2 horas.

4 . Transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada e divida em 12 porções iguais. Forme pequenas bolas com cada uma das porções de massa e disponha-as sobre dois tabuleiros formados com papel vegetal. Cubra as bolas de massa com um pano e deixe levedar 1 hora.

5 . Pré-aqueça o forno a 200ºC. Misture a farinha de trigo com a água e transfira para um saco de pasteleiro ou equivalente, com uma ponta bem fina. Com esta massa forme uma cruz em cada uma das bolas.

6 . Leve os tabuleiros ao forno cerca de 15-20 minutos, ou até as bolas ficarem bem douradas. Retire e enquanto ainda estão quentes, pincele com geleia, xarope ou mel.






1 comentário:

  1. Lindos! Tenho receita de hot cross buns apontada, mas ainda nunca fiz... Quem sabe ñ será c esta sugestão a minha estreia? ;) Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar