Espirais Integrais de Alfarroba com Molho de Abacate e Camarão


A Primavera caminha a passos largos e ainda que existam dias em que ela se mostra um pouco envergonhada, a verdade é que as temperaturas estão agora mais amenas. Não tarda estão aí os longos dias de sol que convidam a sair de casa, a dar um passeio em família no meio da Natureza. Dias que nos levam a pegar na cesta do piquenique, num livro e numa manta e a sair para ir respirar um pouco de ar puro. Depois de tantos meses em confinamento, todos ansiamos e merecemos essa liberdade fora de portas. Dias assim pedem refeições simples e saborosas. Refeições preparadas com ingredientes saudáveis e deliciosos e que não exigem passar muito tempo na cozinha. Quando queremos preparar este tipo de refeições, rápidas e nutritivas, as massas são sempre uma excelente opção, pois para além de nos permitirem usar a criatividade na cozinha, podemos com elas criar combinações e pratos deliciosos que facilmente podemos transportar para qualquer parte.


A sugestão que apresento hoje é uma dessas refeições. Preparada com as novas massas Espirais Integrais com Alfarroba da Nacional, esta é uma refeição que fica pronta em apenas 20 minutos. Combinei o camarão salteado em azeite e alho que liga na perfeição com um cremoso molho de abacate que pode ser transportado num frasco e ser adicionado à massa na hora de servir. Juntei ainda tomates cherry e folhas de manjericão para dar um toque extra de frescura. Esta é também uma refeição óptima para aqueles dias da semana em que não temos muito tempo disponível para cozinhar. Quanto aos Espirais Integrais de Alfarroba, têm o formato ideal para servir com qualquer molho e combinam na perfeição com receitas criativas e coloridas. É uma massa de sabor equilibrado que possui 7 g de fibra, com um ligeiro sabor a alfarroba e que permite criar pratos únicos. Conheçam esta e outras novidades no site da Nacional, onde encontram também esta e outras sugestões deliciosas que vos irão inspirar na cozinha.






Espirais Integrais de Alfarroba com Molho de Abacate e Camarão

Ingredientes: (receita para 4 pessoas)
| 1 dente de alho picado
| 200 g de camarão
| 2 abacates
| 2 c. (sopa) de azeite
| sumo de 1/2 limão                                  
| sal e pimenta qb
| 1 chávena de tomate cherry
| folhas de manjericão

Preparação:
1 . Leve uma panela ao lume com água e sal e deixe levantar fervura. Coza os Espirais Integrais de Alfarroba da Nacional, seguindo as instruções da embalagem. Escorra a massa, reservando uma chávena da água da cozedura.

2 . Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite, junte o dente de alho picado e o camarão. Salteie durante 2-3 minutos e reserve.

3 . Prepare o molho, colocando num processador um abacate em pedaços, o azeite, o sumo de limão, sal e pimenta. Aos poucos vá adicionando a água da cozedura reservada e triture até atingir a consistência desejada. Rectifique os temperos, se necessário.

4 . Corte os tomates cherry em rodelas, o segundo abacate em cubos e coloque numa taça larga. Adicione os espirais de alfarroba, o camarão e regue com o molho de abacate. Misture tudo e sirva com folhas de manjericão.






Bundt Cake Mármore de Matcha, Chocolate e Baunilha


O Sweet Gula celebra oito anos este mês. Oito anos de crescimento, de aprendizagem, de muitas partilhas e algumas conquistas. De muitos momentos bons e pessoas maravilhosas que se foram cruzando na minha vida e hoje pertencem ao meu círculo de amizades.

Desengane-se quem achar que foi fácil chegar até aqui. Mas o caminho faz-se caminhando e, acreditem, só com muito amor e dedicação pelo que se faz se consegue realizar com sucesso este percurso. Sim, momentos houveram e certamente continuarão a haver em que apetece "despir o avental" e desistir de tudo. Momentos em que me questiono se é mesmo este o caminho que quero dar a este projecto. Mas depois outros momentos existem que me deixam pessoalmente realizado e feliz, momentos bons que superam os menos bons, que me dão ânimo e força para aprender cada vez mais e continuar a partilhar com aqueles que aqui me seguem, as minhas aventuras na cozinha.

Mas voltando ao princípio, quando toda esta aventura começou, parece que foi ontem que escrevia a primeira receita no blog. Na altura estava longe de imaginar a popularidade e o alcance que mais tarde viria a ter. O objectivo era apenas o de criar o meu "caderno de receitas", um sitio onde pudesse registar as receitas que gostava e ia experimentando para poder consultar e fazer novamente, sempre que me apetecesse. Foi também a forma que encontrei para partilhar as minhas receitas com os amigos mais chegados. Na altura a blogosfera encontrava-se no seu auge e as redes sociais não tinham ainda o impacto e nem causavam a pressão que se impõe nos dias de hoje. Eu já tinha o meu blog pessoal, no qual escrevia sobre assuntos generalistas. E foi aí que comecei a partilhar as minhas receitas. Receitas estas que despertaram curiosidade e interesse nos pouco mais de cem seguidores que liam o blog na altura. Foi então que surgiu a ideia de criar um blog de raiz, dedicado exclusivamente ao mundo da culinária. E assim nasce o Sweet Gula, um projecto ao qual me entreguei de alma e coração até aos dias de hoje.

Desde então muitas coisas boas aconteceram graças ao blog. Comecei a colaborar com algumas marcas criando receitas para as mesmas. Fiz trabalhos na área da fotografia de comida. Criei receitas para algumas revistas. Dei workshops de culinária, algo que me deu imenso prazer e que me permitiu conhecer pessoalmente muitos dos meus seguidores. Apresentei alguns showcookings em espaços comerciais. Conheci pessoalmente alguns Chefs de cozinha que admiro bastante. Conheci alguns restaurantes, bem como as suas cartas. Fui convidado a ir conhecer alguns hotéis, usufruindo desses espaços. Participei em alguns eventos de marcas que me proporcionaram bons momentos de lazer. Viajei até aquele pequeno paraíso que é o arquipélago dos Açores. Visitei fábricas que me permitiram conhecer como são feitos alguns produtos que todos consumimos no dia-a-dia. Participei em workshops de cozinha e de fotografia. Aprendi a fazer pão de massa mãe de raiz com alguém que admiro bastante. E todos os dias sou grato por todas estas oportunidades que surgiram na minha vida, por todos os momentos felizes de aprendizagem que o blog me proporcionou.


Claro que nada disto seria possível sem vocês, sem os meus queridos seguidores que visitam o blog, que replicam as minhas receitas, que comentam, que têm sempre uma palavra de apreço para dizer, aqui e nas redes sociais associadas ao blog. Congratulo-me por me acompanharem nesta viagem, pelo carinho e pelo apoio que me dão sempre. Vocês são a razão e o motor que mantém vivo este blog e que me faz querer continuar a criar novas receitas e conteúdos para partilhar convosco. A todos vocês, muito obrigado, de coração! Um brande obrigado também às marcas que acreditam em mim, que respeitam e valorizam o meu trabalho e com quem eu colaboro. Quando aceito um trabalho, dou sempre o melhor de mim, entrego-me de coração e a melhor recompensa é saber que um cliente ficou satisfeito com o resultado final e que eu fui de encontro às suas expectativas.

Porque o texto já vai longo e o momento é de celebração, passemos à receita. Um acontecimento como este teria de ser celebrado com um bolo, claro! Daqueles simples, como eu gosto. É um Bolo Mármore de Matcha, Chocolate e Baunilha e a receita vem do livro de culinária mais lindo de sempre, o "Baunilha" da querida Patrícia, a autora do blog "Coco e Baunilha" que dispensa apresentações. Quanto ao livro, se ainda não têm, aconselho mesmo a comprarem, pois tenho a certeza que vão querer experimentar, não uma, não duas, mas todas as receitas. Eu já fiz algumas e este bolo estava marcado para experimentar desde que o livro chegou ás minhas mãos. As cores e o padrão após o corte das fatias não deixam ninguém indiferente. A textura da massa é perfeita e quanto ao sabor, só vos posso dizer que é uma conjugação deliciosa e irresistível. O melhor mesmo é vocês experimentarem também!






Bundt Cake Mármore de Matcha, Chocolate e Baunilha
(receita adaptada do livro "Baunilha" de Patrícia Nascimento)

Ingredientes:
| 250 g de manteiga c/sal à temp. ambiente
| 250 g de Mascarpone
| 350 g de açúcar amarelo
| 6 ovos
| 380 g de farinha s/ fermento
| 2c. (chá) de fermento em pó
| 1c. (chá) de pasta de baunilha
| 3c. (sopa) de cacau puro em pó
| 2c. (sopa) de chá matcha em pó

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma grande de buraco com manteiga e polvilhe com farinha.

2 . Numa tacinha dissolva o chá matcha com um pouco de água quente, o suficiente para formar uma pasta. Noutra taça misture o cacau com um pouco de água quente, o suficiente para forma uma pasta e reserve.

3 . Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha até obter um creme fofo, cerca de 10 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez e bata bem entre cada adição. Junte o Mascarpone e bata até ficar homogéneo. Junte o fermento e a farinha previamente peneirada, em três vezes, misturando bem com uma espátula.

4 . Retire 1/3 da massa para uma taça e junte a mistura de cacau, mexendo até obter uma cor uniforme. Retire mais 1/3 de massa para uma taça e junte a mistura de chá matcha, mexendo até ficar com uma cor uniforme. A massa restante será a de baunilha.

5 . Verta alternadamente as três massas de cor diferente na forma. Bata a forma na bancada para retirar bolhas de ar e leve ao forno cerca de 45 minutos. Teste com o palito antes de retirar o bolo do forno. Retire, deixe arrefecer 10 minutos e desenforme. Polvilhe com chá marcha ou cacau em pó.






Folar de Canela e Erva Doce


Não poderia deixar passar esta Páscoa sem uma sugestão doce para a vossa mesa. Esta ainda não é a Páscoa que todos desejaríamos ter, a celebração que reúne toda a família à volta da mesa. Ainda assim, não deixemos de celebrar. Vamos manter a tradição, criar memórias e momentos deliciosos à mesa, dentro daquilo que nos é permitido. Das minhas memórias de infância, guardo o cheiro da canela e da erva doce. Eram estes os sabores que a minha mãe usava nos seus folares tradicionais, cozidos em forno de lenha e cujo sabor era inigualável. São estes os sabores que quero manter e que tornarão sempre a minha Páscoa especial.

Na minha mesa nunca pode faltar o folar. Foi assim que cresci, a ver sempre uma mesa cheia de folares. Também há pão-de-ló, tarte de amêndoa, os chocolates e as amêndoas, mas o folar, esse tem sempre um lugar cativo. Tenho os meus preferidos, claro. Como este Folar de Azeite e Massapão, ou este Folar de Maçã, Canela e Amêndoa, mas nada se compara aos sabores simples e tradicionais. Por isso este ano voltei à minha infância através de uma receita que encontrei no blog Be Nice Make a Cake da querida Rosa e cujo resultado não poderia ser mais satisfatório. Um folar que desperta sorrisos e deixa toda a casa perfumada.

Nesta receita, em vez de uma forma normal, usei a minha cocotte Every da Le Creuset que tem 18 cm, ou seja, o tamanho ideal para esta receita. Esta cocotte, cujo design foi inspirado nas panelas de barro japonesas, é produzida em ferro fundido e tem um interior esmaltado que permite cozer na perfeição bolos e pão, podendo ser usada tanto no forno como no fogão. Podem encontrá-la à venda na Lecuine.





Folar de Canela e Erva Doce
(receita adaptada e da autoria de Be Nice Make a Cake)

Ingredientes:
| 500 g de farinha s/ fermento
| 5 g de sal 
| 150 g de açúcar amarelo
| 11 g de fermento seco de padeiro
| 50 g de manteiga à temp. ambiente
| 3 ovos médios
| raspa de 1 limão                           
| 1 c. (chá) de canela em pó
| 1 c. (chá) de erva doce moída
| 50 ml de leite
| 50 ml de água fria
| açúcar em pó qb

Preparação:
1 . Coloque a farinha na taça da batedeira. De um lado da taça junte o sal e o açúcar e no lado oposto coloque o fermento seco. Adicione a manteiga amolecida, os ovos ligeiramente batidos, as especiarias, a raspa de limão, o leite e a água.

2 . Comece a amassar numa velocidade baixa, usando o gancho de amassar. Se achar necessário, junte mais um pouco de água (a massa deverá ficar leve e suave). Deixe amassar durante 5-7 minutos.

3 . Unte uma taça com um fio de azeite e com cuidado transfira a massa para a taça. Tape com película aderente e deixe a massa levedar até dobrar de volume, cerca de 2 a 3 horas, num ambiente morno e sem correntes de ar.

4 . Entretanto prepare uma forma alta de 16 cm de diâmetro (eu usei a cocotte Every da Le Creuset que tem 18 cm de diâmetro) e unte-a abundantemente com manteiga. Polvilhe com farinha e reserve.

5 . Com cuidado transfira a massa para uma bancada ligeiramente polvilhada com farinha. Vá dobrando a massa sobre ela mesma e molde uma bola. Delicadamente coloque a bola de massa dentro da forma deixe levedar novamente durante 1 hora ou até duplicar de volume.

6 . Pré-aqueça o forno a 200ºC. Com uma faca afiada, faça alguns golpes na superfície da massa. Asse o folar durante cerca de 25 minutos  (se começar a queimar por cima, tape com papel de alumínio).

7 . Deixe arrefecer ligeiramente dentro da forma e depois coloque sobre uma grelha para arrefecer completamente. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.