Black Forest Gâteau | Bolo Vertical Floresta Negra


Das coisas realmente boas que o Verão traz na sua bagagem, é a variedade e também a quantidade de frutos deliciosos. Se observarmos os pomares nesta altura do ano, assim como as bancas nos mercados, facilmente nos deleitamos com todo um festim de cor e sabor oferecido pela fruta desta estação. Desde os alperces e as ameixas, passando pelos melões e melancias, as amoras e as framboesas, não esquecendo os tão desejados figos e, claro, as cerejas que são tão breves na sua passagem. Adoro cerejas e arrisco mesmo a dizer que é a minha fruta preferida desta estação. Não resisto a trazê-las para casa quando as encontro à venda ou quando há um vizinho generoso que me as oferece. Por norma gosto de as comer ao natural mas também não resisto a fazer uma deliciosa sobremesa com elas, como é o caso do clássico francês Clafoutis de Cereja, ou esta versão de Clafoutis de Cereja, Pistácio e Chocolate Negro ou ainda este Bolo de Chocolate com Cerejas.  


Desta vez voltei a não resistir à clássica combinação de sabores cereja e chocolate. Inspirado no Bolo Floresta Negra, cuja receita já partilhei aqui no blog, preparei um bolo um pouco diferente do que estamos habituados a ver. Este bolo não é mais do que uma torta, enrolada e servida na vertical. Por fora tem o aspecto de um bolo normal, mas só quando cortamos uma fatia, nos apercebemos das camadas verticais de chocolate e creme de mascarpone, servidas com as cerejas em pedaços e o ligeiro travo da ginjinha. Um bolo com uma massa super fofa, receita da torta de chocolate da querida Rosa, Be Nice Make a Cake.

Este foi o bolo que preparei para celebrar o meu aniversário, no mês de Maio, um bolo que surpreendeu bastante pela positiva e que recomendo fazerem. As cerejas ainda andam por aí, agora mais doces que nunca, mas não tarda deixam de existir, voltando só no próximo ano. Aproveitem enquanto elas duram, para fazer este bolo delicioso e com ele celebrem o Verão!






Black Forest Gâteau | Bolo Vertical Floresta Negra 

Ingredientes:
{para o bolo}
| 7 ovos
| 150 g de açúcar
| 100 g de farinha s/ fermento
| 30 g de cacau em pó
{recheio e cobertura}
| 250 g de queijo mascarpone
| 150 de natas frescas
| 4 c. (sopa) de açúcar em pó
| 1/2 c. (chá) de extrato de baunilha
| 50 ml de kirsch (usei Ginjinha)
| 100 g de cerejas descaroçadas
| 50 g de chocolate negro
| frutos vermelhos a gosto p/ decorar

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular com 35cm x 40cm.

2 . Bata os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, fofo e com o triplo do volume.

3 . Peneire a farinha com o cacau para cima do preparado anterior e envolva cuidadosamente.

4 .  Verta a massa no tabuleiro e alise a superfície com uma espátula. Leve a cozer ao forno durante 10-12 minutos.

5 . Entretanto prepare o recheio, batendo o queijo mascarpone numa velocidade baixa. Adicione as natas e continue a bater aumentando gradualmente a velocidade e até atingir a consistência desejada. Por fim adicione o açúcar em pó, a baunilha e envolva.

6 . Retire o tabuleiro do forno, verta o bolo sobre uma bancada polvilhada de açúcar e deixe arrefecer ligeiramente. Pincele a superfície do bolo com o licor de ginja.

7 . Espalhe uniformemente o creme sobre o bolo, alisando com uma espátula. Por cima do creme, espalhe as cerejas cortadas em pedaços.

8 . Partindo do lado mais curto do bolo, corte o mesmo em três tiras de igual tamanho. Comece por enrolar uma das tiras como se fosse uma torta, junte à tira seguinte e enrole. Por fim mantenha o bolo na vertical.

9 . Derreta o chocolate e decore o bolo com o chocolate derretido e frutos vermelhos a gosto.






Salada Grega com Fusilli Tricolore


Com a chegada dos dias mais quentes, tudo o que apetece é descomplicar na cozinha. Refeições frescas e simples, que se preparam em poucos minutos, mas completas, equilibradas e cheias de cor e sabor. Para isso nada melhor que um delicioso prato de massa, ao qual podemos juntar legumes ou aquilo que mais nos apetecer. Existem massas das mais variadas formas e com elas podemos cozinhar deliciosas refeições, que podem ir desde as saladas até aos pratos mais elaborados, de tacho e de forno. Mas nesta altura do ano, são as saladas que brilham na mesa. Para que estas não se tornem aborrecidas e possam ser muito mais do que folhas de alface e fatias de tomate, nada melhor que juntar umas massas para dar cor, sabor e textura ao prato. As massas nunca desiludem, para além de que são sempre uma excelente opção para quando queremos, por exemplo, transportar uma refeição para a praia ou para um piquenique no campo. Há fãs de massas por aqui?


A receita que partilho hoje é de inspiração mediterrânica e certamente já é conhecida de muitos de vocês. Trata-se de uma salada grega, que mistura o tradicional queijo Feta com pepino, tomate, cebola e azeitonas Kalamata. É temperada com sal, azeite e oregãos. Uma salada simples, muito apreciada cá em casa, uma verdadeira delícia à qual decidi dar um twist, adicionando os Espirais com Vegetais da Nacional, também conhecidos por Fusilli Tricolore, tornando esta salada ainda mais colorida e saborosa. Sim, podia ter usado outra massa qualquer, optei por estas massas por serem mais ricas do ponto de vista nutricional, pois são feitas com vegetais 100% de origem portuguesa. A nova gama de massas com vegetais da Nacional, usa tomate, espinafres e brócolos de origem nacional. Porque a marca assume uma postura activa contra o desperdício alimentar, estas massas são preparadas com brócolos obtidos através do reaproveitamento de partes que habitualmente não são consumidas, mas que são nutricialmente ricas, como os talos e as folhas. Esta é a forma que a marca Nacional encontrou para promover o orgulho português e a agricultura local, criando umas massas muito versáteis, que vão dar mais cor e sabor aos nossos pratos. Fiquem com a receita e deliciem-se!






Salada Grega com Fusilli Tricolore

Ingredientes:
| 250 g de Espirais com Vegetais Nacional (Fusilli Tricolore)
| 400 g de tomate cereja (vermelho e amarelo)
| 1 pepino
| 1/2 pimento verde
| 1/2 pimento vermelho
| 1 cebola roxa pequena
| 50 ml de azeite Virgem Extra          
| sumo de 1 limão
| 150 g de azeitonas verdes
| 200 g de queijo Feta
| 2 c. (chá) de orégãos secos
| pimenta preta qb
| sal qb

Preparação:
1 . Comece por cozinhar a massa, levando um tacho ao lume com água temperada com sal e um fio de azeite. Deixe levantar fervura e adicione os Espirais com Vegetais, deixando cozinhar cerca de 8-10 minutos. Escorra a água e reserve a massa, deixando arrefecer.

2 . Corte os tomates cereja em metades e coloque numa taça larga. Adicione o pepino cortado ao meio, na longitudinal e depois em meias-luas.

3 . De seguida adicione os pimentos cortados em cubos e a cebola cortada em meias-luas.

4 . Adicione a massa reservada, as azeitonas e o queijo Feta cortado em cubos.

5 . Misture o azeite com o sumo de limão e regue a salada com esta mistura.

6 . Tempere a salada com sal, pimenta preta, orégãos secos e misture bem.

7 . Sirva esta salada mediterrânica polvilhada com mais orégãos.







Shakshuka Verde


Os legumes e as verduras fazem sempre parte das minhas refeições cá em casa. Tento, sempre que possível, introduzi-los no prato principal ou nas sopas. Como agora os dias estão bem mais quentes e as sopas não são tão apreciadas, é nas saladas que eles ganham lugar. Como gosto de experimentar pratos novos, estou constantemente em busca de receitas. Da longa lista que tenho, saiu esta Shakshuka Verde, uma receita simples e fácil, que se prepara em poucos minutos e que é perfeita para partilhar e saborear nestes dias, acompanhada de um copo de vinho verde ou branco, bem fresco.

A shakshuka é uma receita típica do Médio Oriente, mais precisamente de Israel. Na sua versão original, é preparada com ovos, tomate, cebola, pimento e especiarias. Outras versões foram surgindo ao longo dos tempos e o prato foi ganhando forma e popularidade noutros países onde o nome também difere. Na região de Itália encontramos os "Ovos no Purgatório" enquanto que se formos para o México são-nos apresentados os "Huevos Rancheros". Independentemente da sua versão ou do nome da receita, a verdade é que este é um prato delicioso, normalmente servido com pão torrado. Fun fact: nos países do Médio Oriente esta receita é servida ao pequeno almoço. Na minha opinião sabe bem melhor quando servida num brunch ou como prato principal. Basicamente são ovos escalfados em tomate e pimento, aos quais podemos ainda juntar feijão cozido ou ervilhas.


A versão de shakshuka que apresento hoje é bem mais saudável que a original e é uma boa alternativa para quem não aprecia tomate. Feita apenas com legumes verdes, esta é uma receita simples e deliciosa, uma excelente opção para introduzirmos mais legumes na nossa alimentação e é perfeita para partilhar em família. Na receita dou uso à minha Caçarola Baixa da marca Staub, que veio da ZWILLING®. Esta caçarola, para além de ter um design lindíssimo, é fabricada em ferro fundido esmaltado e é ideal para assar e cozinhar alimentos de forma lenta, resultando em pratos mais suculentos, macios e saborosos. O esmalte interno preto fosco é ideal para um processo de caramelização eficiente e é de longa durabilidade. Pode ainda ser usada em todos os tipos de fontes de calor, incluindo gás, electricidade, indução e forno até 260ºC. Aqui podem ver todas as características assim como as vantagens de cozinhar em utensílios de ferro fundido.

E agora uma surpresa para quem me lê! Em parceria com a ZWILLING® tenho para oferecer a um feliz contemplado, uma Caçarola Baixa para saltear STAUB, em ferro fundido, igual à minha, que partilho nestas imagens. Este passatempo irá decorrer exclusivamente na minha página do Instagram e para saberem como participar deverão ler e cumprir todas as regras que partilho neste post. O giveaway tem inicio hoje, dia 13 de Junho e durará até ao próximo domingo, dia 19 de Junho. O vencedor será escolhido de forma aleatória e anunciado naquela rede, no dia 20 de Junho. Boa sorte a todos!





Shakshuka Verde

Ingredientes:
| 300 g de brócolos
| 100 g de Bimi
| 3 c. (sopa) de azeite
| 1 cebola
| 1/2 pimento verde
| 3 dentes de alho
| 2 courgettes
| sal qb
| pimenta qb
| 1 c. (chá) de paprika
| 1 c. (chá) de cominhos moídos
| 1/4 c. (chá) de piri-piri
| 150 g de espinafres frescos
| 1 chávena de ervilhas congeladas
| coentros frescos qb
| 5 ovos
| folhas de hortelã qb
| pão torrado qb

Preparação:
1 . Leve um tacho ao lume, com água, sal e um fio de azeite. Quando levantar fervura, junte os brócolos e deixe cozinhar 5 minutos. Retire os brócolos e reserve. Desligue o lume e coloque os Bimi na água da cozedura dos brócolos para os escaldar.

2 . Leve a caçarola baixa ao lume com o azeite e a cebola picada. Junte o pimento verde picado e salteie até a cebola amolecer. Adicione os dentes de alho picados e as courgettes cortadas em cubos, tempere com sal e pimenta, junte a paprika, os cominhos, o piri-piri e salteie mais um pouco. 

3 . Num processador de alimentos coloque os brócolos cozidos, 100 g de espinafres e 3 c. (sopa) da água de cozedura dos brócolos. Triture até obter um puré.

4 . Na caçarola coloque as ervilhas congeladas e o puré de brócolos, baixe o lume e deixe cozinhar um pouco. Adicione os restantes espinafres e envolva até que murchem. Se necessário adicione mais um pouco de água.

5 . Adicione coentros frescos picados, envolva e se necessário rectifique os temperos. Na superfície da shakshuka faça cinco cavidades e coloque um ovo inteiro em cada uma delas. Tape a caçarola e deixe os ovos cozinharem durante 5-6 minutos.

6 . Adicione os Bimi à shakshuka e sirva com coentros frescos, folhas de hortelã e fatias de pão torrado.






Sangria de Manga e Maracujá


Finalmente chegaram os dias de sol, que convidam a sair de casa. Os dias que nos levam a estar mais vezes em contacto com a Natureza, que nos desafiam a fazer longos passeios ou uma ida até à praia. Os dias em que começamos a dar preferência às receitas mais leves e frescas. Já apetece colocar a mesa no jardim ou na varanda e convidar os amigos e a família para saborear uma deliciosa refeição ao ar livre. Encher uma mesa de boa comida, uma bebida refrescante a acompanhar e simplesmente deixar passar o tempo, com muitas conversas e boas risadas pelo meio. Simplesmente aproveitar e viver o momento. É isso que torna estes dias que antecedem o Verão mais especiais, o facto de podermos aproveitar ao máximo o ar livre, de usufruirmos do melhor que a Natureza nos oferece, incluindo as frutas e os legumes desta estação. Dos belos petiscos que podemos partilhar entre amigos, enquanto degustamos um bom vinho ou uma sangria refrescante. 


Foi precisamente a pensar nesses finais de tarde que estes dias mais quentes oferecem, que elaborei a receita desta Sangria de Manga e Maracujá. Uma sangria tropical, deliciosa e muito refrescante, perfeita para acompanhar qualquer tipo de refeição ou simplesmente para ser partilhada. Foi servida nos meus copos ZWILLING® Sorrento que já não dispenso na minha cozinha. Por terem parede dupla, estes copos, fabricados em vidro de borosilicato, permitem servir tanto bebidas quentes como bebidas frias, mantendo a sua temperatura ideal por muito mais tempo. A linha de copos da gama Sorrento, que encontram à venda na ZWILLING®, foi craida pelo designer italiano Matteo Thun e apresenta uma estética distinta que permite servir não só bebidas mas também sobremesas de forma visualmente impressionante. São ainda ideais para servir cerveja bem fresca, vinhos e cocktails.

Na gama ZWILLING® Sorrento encontramos ainda a Jarra ZWILLING® Sorrento de 800 ml, também ela fabricada em vidro de borosilicato, com acabamentos perfeitos e um design bastante atractivo, moderno e elegante, que fica bem em qualquer mesa. Os produtos desta gama são incrivelmente leves, muito fáceis de manusear, são resistentes e oferecem uma durabilidade eficaz.

Temos ainda as Palhinhas de Vidro ZWILLING® Sorrento que eu já não dispenso. Foram criadas com o objectivo de eliminar de vez as palhinhas de plástico e por isso são reutilizáveis, robustas e versáteis e servem para qualquer bebida. São vendidas em conjuntos de quatro unidades e após a sua utilização podem ser lavadas na máquina de lavar louça ou podem ser limpas manualmente com a escova de limpeza que vem incluída no kit.






Sangria de Manga e Maracujá

Ingredientes:                                      
| 200 g de polpa de maracujá
| 3 c. (sopa) de açúcar amarelo 
| 1 pau de canela
| 1 manga
| 2 limas
| 600 ml de espumante (ou vinho branco)
| 200 ml de água com gás
| folhas de hortelã qb
| gelo qb
| 4 maracujás

Preparação:
1 . Leve um tacho ao lume com a polpa de maracujá, o açúcar e o pau de canela. Mexa até o açúcar derreter e quando começar a ferver desligue o lume e deixe arrefecer.

2 . Descasque a manga e corte em cubos. Corte as limas em quartos e depois volte a cortar em tiras e reserve.

3 . Coloque a polpa de maracujá arrefecida num jarro alto, junte a fruta e adicione gelo a gosto.

4 . Encha o jarro com o espumante (ou vinho branco) e a água com gás, adicione folhas de hortelã fresco e mexa.

5 . Sirva a sangria com maracujás frescos cortados em quartos e folhas de hortelã.