Três Receitas Vegan com Couve-flor Que Vai Querer Experimentar!


Quem segue o meu trabalho, tanto aqui no blog como nas redes sociais, já se apercebeu que eu privilegio cada vez mais uma alimentação à base de legumes, leguminosas e plantas. Já passaram três anos desde que, de um dia para o outro, deixei de comer carne e, apesar de ainda comer peixe de vez em quando, posso afirmar que 80% das minhas refeições são vegan ou vegetarianas. Com o tempo fui aprendendo a explorar mais a cozinha vegetariana e a tirar maior partido do potencial dos legumes e das leguminosas. Ainda existe muito aquele preconceito de que a cozinha vegetariana é aborrecida, sem cor e sem sabor. Eu também pensei assim, durante muitos anos, mas estava completamente errado. Comer à base de legumes e leguminosas, para além de ser muito mais saudável, é algo que nos permite ir mais além na cozinha, em termos de criatividade. Sim, acreditem, a comida vegan e vegetariana é mesmo deliciosa e usando os ingredientes certos, podemos criar receitas surpreendentes e que agradam a qualquer pessoa, independentemente da dieta ou tipo de alimentação que segue.


Fui desafiado pelo Alegro a criar três receitas vegan que tivessem em comum o mesmo ingrediente principal. Confesso que para mim não foi difícil e de imediato pensei em usar a couve-flor. Para além de ser muito versátil, a couve-flor é um ingrediente cheio de benefícios para a saúde e tem um valor energético baixo. É a mais digestiva de todas as couves e para além disso, permite-nos criar uma infinidade de receitas deliciosas e saudáveis. Convido-vos a ler o artigo completo aqui.

Por ser tão versátil, a couve-flor é ainda o ingrediente ideal para quem, como eu, privilegia uma alimentação sem carne. Foi a pensar neste tipo de dieta que, com apenas uma cabeça de couve-flor com cerca de 1Kg, criei três deliciosas receitas, todas elas sem qualquer ingrediente de origem animal e com a couve-flor como ingrediente estrela. Estas receitas, para além de deliciosas, são fáceis de preparar e vão agradar a toda a gente, independentemente do tipo de alimentação que seguem. Experimentem já um delicioso Creme de Couve-flor e Grão-de-Bico, um Dip de Couve-flor Assada ou uns irresistíveis Pastéis de Couve-flor.





(artigo elaborado em colaboração com o site Alegro)

Três receitas vegan com couve-flor que vai querer experimentar!

Muitos olham para ela como um vegetal aborrecido, sem sabor e com pouca utilidade. Mas a verdade é que a couve-flor é um legume que vale mesmo a pena incluir na nossa alimentação diária, pois tem tantos benefícios e é tão versátil que não a consumir seria um desperdício.   

Couve-flor, o bouquet que nutre

Assemelhando-se a um bouquet de flores, a couve-flor tem um valor energético baixo e é conhecida por ser a mais digestiva de todas as couves. Torna-se, por isso, o aliado perfeito para quem quer perder peso e manter uma alimentação saudável e equilibrada. A couve-flor é reconhecida pelas suas propriedades desintoxicantes e depurativas e do ponto de vista nutricional é muito rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, trazendo muitos benefícios para a nossa saúde. Além de ser saborosa e possuir uma textura única, fortalece os ossos, melhora o sistema digestivo e também a memória.

Como escolher uma boa couve-flor

Na hora de escolher uma couve-flor dê preferência às que têm os ramos mais firmes, com coloração branca e uniforme (no caso da variedade branca) e sem qualquer tipo de mancha. As folhas devem estar verdes e brilhantes e não devem ser retiradas até ao momento de consumo, pois são elas que vão manter a couve-flor fresca e sem oxidação. Deve ser conservada no frigorífico, dentro de um saco ou recipiente próprio.

Como cozinhar couve-flor

À primeira vista pode não parecer, mas a couve-flor é bastante versátil, podendo ser consumida em cru ou cozinhada das mais variadíssimas formas, dando origem a refeições completas, nutritivas e muito saborosas. Depois de escolhida a couve-flor, esta deve ser bem lavada, as folhas devem ser descartadas e os floretes separados. 

Por ter um sabor praticamente neutro, a couve-flor vai facilmente absorver o sabor dos outros ingredientes que cozinhamos em simultâneo. Por isso é importante usar bons temperos e especiarias, que vão dar mais sabor aos pratos. 

Em cru, há quem a sirva de entrada, cortada em pequenos pedaços e acompanhada de um molho ou quem simplesmente a junte às saladas. Já cozinhada, existe toda uma variedade de receitas deliciosas que tanto podem servir de entrada, como prato principal ou mesmo sobremesa. A forma mais usual de servir a couve-flor é cozida em água e sal e como acompanhamento de outros pratos ou então na forma de sopa ou creme. Mas a couve-flor é muito mais que isso e (...)

(podem ler o artigo completo aqui e ficar a conhecer todas as sugestões para usar a couve-flor na vossa alimentação diária)



Receita 1: Creme de Couve-flor e Grão-de-Bico

Ingredientes:
| 3 c. (sopa) de azeite
| 3 chalotas ou 1 cebola pequena
| 1 folha de louro
| 500 g de couve-flor
| 600 ml de bebida de aveia
| 200 g de grão-de-bico cozido
| 2 dentes de alho
| sal qb
| pimenta qb
| grão-de-bico crocante (ver receita extra)*
| tomilho fresco qb

Preparação:
1 . Aqueça o azeite numa panela, junte as chalotas picadas e o louro e salteie um pouco.

2 . Adicione a couve-flor, cortada em pedaços, tape a panela e deixe cozinhar 5 minutos.

3 . Junte a bebida vegetal, o grão-de-bico cozido, os dentes de alho e tempere a gosto com sal e pimenta. Deixe levantar fervura e cozinhe durante cerca de 15 minutos.

4 . Retire a folha de louro, transfira o preparado para um processador de alimentos ou use a varinha mágica e triture até obter um creme aveludado. Se achar necessário rectifique os temperos.

5 . Sirva o creme com grão-de-bico crocante e folhas de tomilho fresco.


Receita 2: Dip de Couve-Flor Assada

Ingredientes:
| 250 g de couve flor 
| 100 g de cajus demolhados
| 1 iogurte vegetal
| 1 dente de alho
| 2 c. (chá) de tahini
| 1 c. (sopa) de azeite + qb p/a servir
| 1 c. (chá) paprika fumada
| 1 pitada de cominhos moídos
| sumo de 1/2 limão
| sal qb
| pimenta qb
| 1 c. (sopa) de pistácios picados
| tomilho fresco qb

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e distribua nele os floretes da couve-flor. Regue com um fio de azeite e leve a assar durante 20 minutos.

2 . Transfira a couve-flor para um processador de alimentos, juntamente com os restantes ingredientes (à exceção dos pistácios e do tomilho) e processe durante alguns minutos até obter a consistência desejada. Se necessário, rectifique os temperos e acrescente 1-2 c. (água) para obter um Dip mais cremoso.

3 . Sirva o Dip guarnecido de pistácios picados, um fio de azeite, folhas de tomilho fresco e acompanhado de fatias de pão torrado.


Receita 3: Pastéis de Couve-Flor 

Ingredientes:
| 250 g de couve-flor
| 2 c. (sopa) de linhaça moída
| 4c. (sopa) de água
| 1 cenoura
| 1 pitada de cominhos moídos
| 1 pitada de paprika fumada
| sal qb
| pimenta qb

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha nele os floretes da couve-flor. Regue com um fio de azeite e leve a assar durante 20 minutos.

2 . Misture a linhaça com a água e deixe repousar alguns minutos.

3 . Retire a couve-flor do forno e pique-a, colocando-a numa taça. Junte uma cenoura finamente ralada e misture.

4 . Adicione a linhaça, tempere com os cominhos, a paprika, sal e pimenta e envolva bem até obter uma pasta homogénea.

5 . Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e usando duas colheres de sopa, forme os pastéis e frite-os durante 3-4 minutos.

6 . Coloque os pastéis sobre papel absorvente para que seja absorvida a gordura e sirva-os ainda quentes.


*Receita Extra: Grão-de-Bico Crocante

Ingredientes:
| 200 g de grão-de-bico cozido
| 1/2 c. (chá) de cominhos moídos
| 1/2 c. (chá) de paprika fumada
| 1/2 c. (chá) de alho em pó
| 1 pitada de pimenta moída
| 1 c. (sopa) de azeite
| sal qb

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.

2 . Passe o grão-de-bico por água, seque com papel absorvente e coloque numa taça juntamente com os restantes ingredientes. Misture bem e disponha o grão-de-bico no tabuleiro numa única camada.

3 . Leve ao forno durante 40-45 minutos ou, em alternativa, coloque na airfryer durante 25 minutos. Retire e sirva como topping de uma sopa ou consuma como um snack.




Galette des Rois de Castanha


E assim, sem mais nem menos, chegamos a 2022. Dois anos volvidos após um vírus se ter instalado nas nossas vidas e ter mudado o mundo. Não sei se é de mim e isto até pode parecer um pouco cliché, mas caramba, o tempo tem voado. Temos todo um novo ano pela frente para aproveitar e fazer o que mais gostamos. Para ir em busca da felicidade, dos pequenos momentos e das pessoas, as nossas pessoas, que fazem realmente a vida valer a pena. Não fiz qualquer resolução para este novo ano. Não estabeleci qualquer meta ou objectivo. Conhecem a expressão "go with the flow"?! Esse é o meu mantra para este ano, viver um dia de cada vez, apreciar e tirar partido dos bons momentos e das pequenas coisas desta vida. Porque se a felicidade existe, é nessas pequenas coisas que ela está instalada. Rodear-me de quem me faz sentir bem e praticar o bem, todos os dias.

Algo que tomo como garantido é que continuarei a alimentar esta minha paixão pela cozinha. Vou continuar a cozinhar e a partilhar aqui as minhas receitas. E como já vem sendo hábito, hoje, dia em que se celebra o Dia de Reis, venho partilhar a primeira receita do ano. Bem sei que neste dia é o Bolo Rei quem brilha na mesa dos portugueses. Mas para mim, bolo rei é na altura do Natal e quando chego a Janeiro já não posso ver o dito à minha frente. Opto então por outros sabores e gastronomias, que nunca desiludem e que também são alusivos a este dia. Da cozinha francesa vem a Galette des Rois, uma sobremesa preparada com massa folhada e recheada com creme de ovo e amêndoa, o famoso creme frangipane. Outras versões mais arrojadas mas não menos deliciosas surgem entretanto para adoçar o paladar dos mais gulosos. É o caso desta Galette Des Rois de Chocolate e Avelã ou da Galette Des Rois de Pistácio e Framboesa. Este ano trago uma outra versão, preparada com creme de castanha e que é de bradar aos céus. A combinação de sabores, da castanha com a amêndoa, fazem o casamento perfeito que vai despertar todos os sentidos. Se puderem experimentem esta receita que, ainda para mais, é tão fácil de preparar. É com esta galette deliciosa que desejo a todos os que por aqui passam um Feliz Ano Novo 2022 e também um Feliz Dia de Reis!





Galette des Rois de Castanha

Ingredientes:
| 2 bases redondas de massa folhada
| 200 g de amêndoas s/ pele
| 100 g de manteiga fria
| 1 ovo
| 250 g de creme de castanha
| 1 gema de ovo
| 1 c. (sopa) de água
| xarope de ácer p/ pincelar

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque uma das bases de massa folhada sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e reserve.

2 . Num processador de alimentos coloque as amêndoas e triture até obter uma farinha. Adicione a manteiga fria em cubos e volte a triturar até obter uma mistura areada.

3 . Adicione o ovo, o creme de castanha e misture até ficar homogéneo. 

4 . Espalhe o preparado anterior sobre a base de massa folhada, alise com uma espátula, deixando cerca de 2 cm de massa livre em toda a volta.

5 . Disponha a segunda base de massa folhada sobre o creme de castanha e pressione ligeiramente com um garfo e em toda a volta da massa, por forma a selar as duas bases de massa folhada.

6 . Misture a gema com a água e pincele toda a superfície da galette.

7 . Com uma faca faça um furo no centro, que ajudará a libertar os vapores e com a ponta da faca desenho alguns motivos a gosto na superfície.

8 . Leve a galette ao forno durante cerca de 30-35 minutos ou até ficar bem dourada. Retire a galette do forno e pincele com xarope de ácer ou mel.