Brioche de Mascarpone


Quem me conhece sabe que nutro uma paixão por massas lêvedas. Tal como a arte de fazer pão, fascina-me todo o processo de preparação destas massas, desde que se começam a misturar os ingredientes, passando pelo amassar, moldar a massa, deixar levedar e apreciar o resultado final. Na Páscoa perco-me com os folares, no Natal há os entrançados e os panettones e ao longo do ano não resisto a experimentar novas receitas de pão doce, como é o caso destes brioches ou os rolinhos de canela, nas suas mais variadas versões. No que diz respeito aos brioches, gosto de massas leves e arejadas, que ficam bem fofas e que se aguentam assim por uns dias. Nesta quarentena voltei a fazer esta receita que já havia experimentado e aprovado. Então pensei, porque não partilhar no blog, uma vez que passou a ser das receitas de brioche favoritas cá em casa?!


A receita é muito simples e feita com poucos ingredientes. Encontrei-a no blog Manzana & Canela da querida Montes. Tal como eu, também ela adora as massas lêvedas e sempre que ela partilha uma receita das ditas, fico com vontade de experimentar. Esta receita não leva azeite ou manteiga, é usado o queijo mascarpone, que lhe confere um sabor característico e delicioso, deixando a massa bem fofa e arejada. Se há amantes de brioche por aí, não deixem de experimentar esta receita, pois tenho a certeza que passará a ser das vossas preferidas. 




Brioche de Mascarpone
(receita adaptada do blog Manzana & Canela)

Ingredientes:
| 120 ml de leite
| 5 g de fermento seco (ou 15 g de fermento fresco)
| 1 ovo M
| 70 g de açúcar
| 250 de queijo Mascarpone
| 500 g de farinha s/ fermento
| 5 g de sal
| 1 ovo batido p/ pincelar
| açúcar pérola (ou amêndoa laminada)

Preparação:
1 . Amorne o leite no microondas durante alguns segundos (tenha cuidado para não aquecer demasiado, deverá estar apenas morno ao tocar com o dedo). Adicione e dissolva o fermento no leite.

2 . Na taça da batedeira coloque o ovo, o açúcar, o Mascarpone e o leite com o fermento. Bata até que os ingredientes se misturem.

3 . Coloque o gancho de amassar e adicione a farinha e o sal. Amasse a uma velocidade baixa-média, durante cerca de 12-15 minutos, até obter uma massa lisa e elástica, que se descole das paredes da taça.

4 . Forme uma bola com a massa, tape com película aderente e deixe levedar até que dobre de volume (cerca de 2 a 3 horas) num local sem correntes de ar (costumo deixar dentro do forno, desligado).

5 . Unte com manteiga e polvilhe com farinha duas formas rectangulares com cerca de 20 cm (poderá usar uma única forma, desde que seja maior).

6 . Transfira a massa para uma bancada e divida em seis partes iguais. Forme seis bolas e disponha três bolas de massa em cada uma das formas. Deixe levedar novamente até a massa dobrar de volume (coloco novamente dentro do forno, desligado).

7 . Quando a massa estiver levedada, pincele a superfície dos brioches com o ovo batido e polvilhe com açúcar pérola ou amêndoa laminada.

8 . Leve os brioches ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. Caso verifique que começam a dourar demasiado, tape a superfície dos brioches com papel de alumínio.

9 . Retire os brioches do forno e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e deixe arrefecer por completo sobre uma grelha (conserva-se durante 3-4 dias em recipiente hermético ou embrulhado em pape de alumínio).




6 comentários:

  1. A mi tambien me encantan las masas, te ha quedado espectacular ese brioche , tomo nota para hacerlo,saludos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias Marijose! :) Estoy seguro de que te gustará.
      Besos,

      Célio

      Eliminar
  2. Olá Célio adoro este tipo de pão /bolo e não resisti e lá fui comprar o queijo. 😜 Agora tenho uma dúvida a farinha é 55 ou 65? Gostava de fazer ainda hoje 🤣 Obrigada e bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila,
      Eu usei farinha 65 s/ fermento. Mas pode usar perfeitamente farinha 55. Nesse caso adicione mais 1 c. (sopa) de farinha.
      Muito obrigado,

      Célio

      Eliminar
  3. Obrigada Célio, já estão na 2.levedação.dp.mando fotos ok bj

    ResponderEliminar