Tarte Frangipane de Ruibarbo


Quem me conhece ou segue o meu trabalho sabe que eu sou fã assumido de ruibarbo. Sempre que o encontro à venda não resisto a comprar e a repetir ou experimentar novas receitas com ele. Não é, infelizmente, muito conhecido por cá e sempre que publico uma receita nova recebo imensas questões a perguntar onde se pode encontrar, qual é o seu sabor e para que serve. Pois bem, encontrar ruibarbo não é de todo uma tarefa fácil. Eu já cheguei a comprar online numa quinta no norte do país, já comprei também em alguns supermercados comuns (sendo mais difícil de encontrar e quase que temos de vender um rim para o comprar) e também já encontrei no Mercado da Ribeira, em Lisboa. Há cerca de três anos tive a sorte de encontrar uma senhora que me enviou uma grande quantidade e nesse ano pude fazer umas quantas receitas. Mas o ideal é procurarem mesmo em mercados biológicos e de rua. Este ano acabei por comprar na Horta do Bairro, em Lisboa. Para quem não tem disponibilidade para ir à loja, pode encomendar online e eles enviam para todo o país. A qualidade é excelente e o ruibarbo é fresco e vermelhinho como se quer. 


Muitas vezes existe a dúvida se o ruibarbo é um fruto ou um legume, uma vez que a planta apresenta umas folhas largas e verdes. Pois bem, é mesmo um legume. Mas as folhas, por serem venenosas, não poderão ser consumidas. Apenas os talos servem para consumo e, neste caso, são utilizados como se de um fruto se tratasse. O sabor é ácido, mas fica delicioso depois de cozinhado e combinado com outros frutos. É óptimo em tartes e bolos mas a sua utilização não se limita apenas às sobremesas. Pode ser usado para fazer xaropes, para aromatizar águas ou mesmo em receitas salgadas, como acompanhamento de alguns pratos ou na forma de chutney. Eu confesso que é nas sobremesas que mais gosto de o saborear.

A receita de hoje é uma tarte frangipane, cuja base e recheio funcionam na perfeição com o ruibarbo mas também com outros frutos. Eu diria que é uma tarte perfeita em termos de sabor e textura. Apesar de perder aquele padrão vibrante que as cores do ruibarbo apresentam, depois de ir ao forno, o sabor é qualquer coisa de divinal. A acidez do ruibarbo combina perfeitamente bem com o recheio de amêndoa. É uma tarte perfeita para saborear num dia quente de verão, acompanhada de uma bola de gelado, claro. Não deixem de experimentar!






Tarte Frangipane de Ruibarbo

Ingredientes:
{para a base}
| 180 g de farinha s/ fermento
| 1 pitada de sal
| 1 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 110 g de manteiga fria
| 2 c. (sopa) de água fria
{para o recheio e cobertura}
| 125 g de açúcar amarelo
| 125 g de manteiga à temp. ambiente
| 1 ovo + 1 gema
| 125 g de amêndoa moída
| raspa de 1 limão
| 3 talos de ruibarbo
| maple syrup (ou agáve)
| açúcar mascavado para polvilhar

Preparação:
1 . Num robot de cozinha coloque os ingredientes secos e a manteiga fria em cubos. Aos poucos vá adicionando a água enquanto dá uns toques de turbo até obter uma massa homogénea e moldável (em alternativa pode amassar à mão). Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

2 . Estenda a massa com o rolo e forre com ela uma carteira de fundo amovível com cerca de 24 cm. Leve ao frigorífico deixando a massa descansar por mais 1 hora.

3 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre a massa da tarte com papel de alumínio e cubra com leguminosas secas (isto evitará que a massa fresca e os bordos da tarte colapsem). Leve ao forno por 18-20 minutos.

4 . Entretanto prepare o recheio. Bata a manteiga com o açúcar durante 5 minutos. Adicione o ovo e a gema e bata por mais 2 minutos.

5 . Adicione a raspa de limão e a amêndoa moída e envolva com uma espátula, até estar bem incorporado. Verta o preparado sobre a base da tarte e alise bem a superfície com uma espátula.

6 . Corte os talos do ruibarbo em pedaços iguais e distribua-os sobre a massa, formando um padrão geométrico. Pincele com maple syrup ou agáve e polvilhe com açúcar mascavado.

7 . Leve a tarte ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 50 minutos ou até a tarte começar a ficar  bem dourada. 

8 . Retire a tarte do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. Pode servir ainda ainda morna, acompanhada de uma bola de gelado.






1 comentário: