Mousse Vegan de Chocolate e Aquafaba


De forma gradual tenho vindo a mudar os meus hábitos alimentares. Não sou fundamentalista nem sequer sigo qualquer tipo de dieta em concreto, mas preocupo-me com aquilo que está no meu prato, na hora de comer. Gosto de conhecer a origem dos alimentos que ingiro e se irão ou não ser benéficos para o meu corpo. Tento comer um pouco de tudo mas sempre de forma consciente e equilibrada, pois acredito que o segredo de uma alimentação saudável está mesmo no equilíbrio. Evito comer alimentos processados e aos poucos tenho vindo a reduzir o consumo de carne e peixe. Por outro lado, preocupo-me cada vez mais em ingerir alimentos biológicos e tenho vindo a introduzir cada vez mais legumes e leguminosas na minha alimentação diária. São pequenos gestos que aos poucos, em conjunto com uma actividade desportiva regular, me têm trazido alguns benefícios e bem estar.

Mas quem me conhece sabe o quanto eu sou guloso. Eu adoro fazer bolos e outras sobremesas, mas também aqui os ingredientes são escolhidos a dedo, por forma a tornar as sobremesas menos pecaminosas. Eu gosto de chocolate e adoro comer mousse de chocolate. E claro que nada se compara à cremosidade e leveza de uma mousse de chocolate caseira, preparada com ovos e manteiga. Mas... e se eu vos disser que uma mousse caseira pode ser leve e cremosa sem levar ingredientes de origem animal?! E se, para preparar essa mousse, são necessários apenas dois ingredientes?! Isso mesmo, dois ingredientes! Chocolate e Aquafaba, uma combinação dos deuses que há muito eu queria experimentar, que conquistou à primeira colherada e que veio para ficar.


Mas o que é a aquafaba, afinal?!
De certeza que muitos de vós já ouviram falar em aquafaba, mas quando partilhei esta receita nos Stories do Instagram, durante o fim de semana, reparei que muitas pessoas desconhecem ainda este ingrediente. A aquafaba deriva do latim aqua (água) + faba (grão) e nada mais é que aquele líquido que vem nos frascos de conserva do grão-de-bico ou a água que sobra na panela, quando cozem o grão-de-bico em casa. Este é um ingrediente que dá para bater, ficando com a consistência de "claras em castelo", muito apreciado na cozinha vegana e usado em algumas receitas à base de merengue.

Confesso que estava um pouco céptico antes de experimentar esta receita, mas a verdade é que todas as minhas expectativas foram superadas. A mousse fica super leve e cremosa, com a consistência e textura de uma mousse de chocolate tradicional. Como adoro o sabor do chocolate, usei um com 70% de cacau e confesso que a mousse não precisa de adoçante, daí serem necessários apenas dois ingredientes. Caso apreciem a mousse mais doce, basta adicionar 2 c. (sopa) de Maple Syrup à aquafaba enquanto bate ou então usarem um chocolate com menos percentagem de cacau. Para um toque extra mas opcional, adicionem um pouco de chantilly de coco e umas raspas de chocolate e encontrarão aqui a melhor forma de terminar uma refeição. O melhor de tudo?! É que esta mousse é 100% vegan e pode ser degustada sem qualquer sentimento de culpa. Deliciem-se!


Mousse Vegan de Chocolate e Aquafaba

Ingredientes:
| 170 ml de aquafaba (a quantidade aprox. de um frasco de 570 g de grão-de-bico)
| 120 g de chocolate negro co 70% min. de cacau

{para a cobertura} (opcional)
| 150 g de creme de coco
| 1 c. (sopa) de Maple Syrup
| raspas de chocolate

Notas:
  • A quantidade de aquafaba nesta receita é a que obti de um frasco de conserva de grão-de-bico com 570 g (400 g depois de escorrido), e ajustei depois com a quantidade de chocolate. Podem também usar a aquafaba obtida da cozedura do grande-de-bico em casa, mas não garanto que funcione tão bem.
  • Nesta receita uso um chocolate com 70% de cacau, perfeito para quem ama chocolate. Na minha opinião a mousse dispensa qualquer adoçante, mas caso prefiram, adicionem 2 c. (sopa) de Maple Syrup ou Agáve à aquafaba enquanto bate. Ou, se preferirem, usem um chocolate com menos percentagem de cacau.
  • A cobertura com creme de coco é opcional, apenas para dar aquele toque extra. O creme de coco existe à venda nos supermercados, normalmente junto ao leite de coco. Caso não encontrem, podem usar uma lata de leite de coco, deixando-a no frigorifico por umas horas e depois é só usar a parte sólida que se forma na lata.
  • Podem também servir a mousse com fruta fresca ou frutos secos a gosto e raspas de chocolate.
Preparação:
1 . Coloque a aquafaba na taça da batedeira e bata durante alguns minutos até ficar em "castelo" e formar picos firmes (estará no ponto quando virar a taça ao contrário e a aquafaba não verter).

2 . Parta o chocolate em pedaços pequenos e leve-o a derreter em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco.

3 . Adicione 1/4 da aquafaba ao chocolate derretido e envolva bem com uma espátula, ajudando o chocolate a arrefecer.

4 . De seguida adicione a restante aquafaba ao chocolate, em três vezes, envolvendo delicadamente com uma espátula. Envolva em movimentos suaves e circulares e sem bater (isto irá permitir que a mousse ganhe ar, mantendo-se leve e cremosa).

5 . Distribua a mousse por copos ou taças e leve ao frigorífico durante pelo menos 4-5 horas (idealmente de um dia para o outro).

6 . Na hora de servir, bata o creme de coco (deverá estar bem fresco) com o Maple Syrup, distribua pelas taças e sirva com raspas de chocolate negro.

5 comentários:

  1. Que maravilha!
    Engraçado que já algum tempo vi, li sobre aquafaba, mas depois passou nunca mais lembrei, lolll.
    Agora a ver esta receita tudo voltou num estalar de dedos.
    Já tenho o grão em casa ainda hoje o mais tardar amanha faço, super curiosa e entusiasmada.
    E as fotos como sempre lindíssimas, maravilhosas.
    Uma excelente fonte de inspiração.
    Beijinho
    Elsa
    Flor de Rosmaninho.

    ResponderEliminar
  2. Célio, pode dizer-me que creme de coco usou? Antecipadamente grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel!
      O creme de coco existe à venda nos supermercados, normalmente junto ao leite de coco. Mas pode preparar o creme em casa. Basta usar uma lata de leite de coco normal, deixe-la no frigorífico por uma horas, a parte de cima (o creme de coco) irá solidificar e é essa parte que usa para fazer o "chantilly" de coco. Já adicionei às notas :)

      Muito obrigado.

      Beijinho.

      Eliminar
  3. Já li sobre a aquafaba mas nunca experimentei, mas confesso que tenho alguma curiosidade.
    Já fiz mousse com chocolate e abacate e gostei muito.
    Essa tem um excelente aspecto.

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei aquafaba, mas fiquei curiosa com o sabor desta mousse!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar