Bolo de Cenoura e Pistachio


Apesar das tradições irem mudando à medida que os anos passam, a Páscoa será sempre motivo de celebração. Esta é uma festa religiosa que assinala a morte e ressurreição de Cristo. Por todo o país existem festas e romarias que evocam esta passagem histórica. A ela está também associada a gastronomia. Não há província ou cidade que não tenha o prato tradicional da Páscoa, a sobremesa pascal, bem como os folares ou as amêndoas. De norte a sul do país, por esta altura as famílias juntam-se em volta da mesa e celebram a vida, a renovação e o renascimento.  Esta é também a altura, pelo menos na zona de onde sou natural, de os afilhados fazerem uma visita aos padrinhos. Era um ritual que eu fazia sempre em criança, no domingo de Páscoa ia visitar os meus padrinhos e havia sempre uma troca de presentes. Estes, tanto podiam ser um folar ou as tradicionais amêndoas.


Hoje a Páscoa é um pouco diferente. A conotação religiosa já não está tão enraizada mas continuam a haver os folares e as amêndoas. Em criança não faltavam os folares que a minha mãe fazia em grandes quantidades, para oferecer aos padrinhos e à família mais próxima. Ela começava a preparar tudo com alguns dias de antecedência e os folares eram amassados muitas horas antes de irem ao forno de lenha. O cheiro a canela, açúcar e erva doce era inconfundível. Também não faltavam os beijinhos e as línguas-de-gato. Eram dias muito felizes! 

Hoje em dia existe mais variedade de amêndoas e as minhas preferidas passaram a ser as de chocolate e canela, que eu devoro sem qualquer sentimento de culpa. Também continua a existir o borrego assado no forno, apenas para matar saudades. Os folares também, marcam presença nesta quadra e os meus preferidos continuam a ser os tradicionais, bem simples, como a minha mãe fazia. Quanto às sobremesas, essas vão variando. Como sabem eu gosto sempre de testar receitas novas. Das mais tradicionais como o Pão-de-Ló ou este Toucinho do Céu até às mais inovadoras, como este Bolo de Cenoura e Pistachio, uma combinação de sabores que se revelou surpreendente e à qual juntei o perfume das especiarias. Optei por fazer um bolo em camadas coberto com um buttercream suave e baunilhado e que decorei com pistachios e cenouras de massapão. Resultou num bolo perfeito para partilhar com a família nesta Páscoa. Inspirem-se e tenham uma Páscoa feliz!


Bolo de Cenoura e Pistachio

Ingredientes:
{para a massa do bolo}
| 375 g de farinha s/ fermento
| 50 g de pistachios triturados
| 2 c. (chá) de fermento
| 1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 pitada de sal
| 2 c. (chá) de canela
| 1/2 c. (chá) de noz moscada
| 1 c. (chá) de gengibre em pó
| 375 g de manteiga à temp. ambiente
| 500 g de açúcar amarelo
| 6 ovos
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha (ou 1 vagem)
| 400 g de cenoura ralada

{para o buttercream}
| 4 claras (160 g) à temp. ambiente
| 320 g de manteiga amolecida
| 200 g de açúcar
| 1 pitada de sal
| algumas gotas de essência de baunilha

Preparação: 
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal, também untado, duas formas de aro amovível, com 16 cm de diâmetro.

2 . Numa taça misture a farinha peneirada, os pistachios, o fermento, o bicarbonato o sal, as especiarias e reserve.

3 . Bata a manteiga com o açúcar  durante alguns minutos, até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Aos poucos vá adicionando os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Junte a baunilha e volte a bater.

4 . Adicione a mistura de farinha em três partes, envolvendo bem com uma espátula e sem bater. Por fim junte a cenoura ralada e envolva até ficar bem incorporada na massa.

5 . Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno durante cerca de 50-55 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar os bolos do forno.

6 . Retire os bolos e deixe arrefecer nas formas por cerca de 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente.

7 . Prepare o buttercream, aquecendo um tacho com água ao lume. Na taça da bebedeira coloque as claras, o açúcar, o sal e coloque a taça sobre o tacho, mas sem que a taça toque directamente na água. Mexa energicamente com uma vara de arames, até o açúcar dissolver completamente.

8 . Transfira a taça para a batedeira e comece a bater numa potência baixa. Vá aumentando a potência até ao máximo e bata as claras durante cerca de 6-7 minutos, até ficarem brilhantes e formarem picos firmes.

9 . Quando a taça estiver fria, reduza a potência para uma velocidade média e adicione a manteiga aos poucos. Deixe bater , sem parar, cerca de 15 minutos, até obter um creme liso e macio. Adicione a baunilha e bata mais um pouco.

10 . Corte os bolos em duas metades, tomando assim quatro camadas. Coloque a primeira camada de bolo sobre um prato de servir e cubra com buttercream, usando o saco de pasteleiro e a espátula para alisar. Disponha a segunda camada de bolo e volte a cobrir com buttercream. Repita o processo para todas as camadas. Cubra todo o bolo com o restante buttercream e alise com uma espátula.

11 . Leve o bolo ao frigorífico durante pelo menos 1/2 hora, para que o buttercream solidifique. Decore a gosto com patachios picados grosseiramente (usei também cenouras de massapão).

5 comentários:

  1. Que lindo Célio!
    As tradições podem ir mudando, mas os doces da Páscoa são sempre uma tentação!
    Adoro bolinhos de cenoura! Cenoura e pistachio nunca provei mas fiquei bem curiosa, imagino que seja uma mistura fantástica!
    Eu faço sempre folares, folares bons! Gosto tanto das massas :)
    Este ano fiz o de Olhão, que bom! Fiz o teu, o tradicional e fiz uma versão mais saudável e sem glúten que também ficou maravilhoso!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, eu adoro os doces da Páscoa! E esta é uma quadra que me traz tantas recordações felizes.
      Para além dos folares, que esses nunca podem faltar, este ano decidi fazer algo diferente.
      O folar de Olhão é bom demais, já não faço há algum tempo, mas tenho de voltar a meter as mãos na massa. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Está tão mas tão lindo!!
    Que bolo perfeito Célio, e com sabores que adoro.
    O interior só me faz sorrir com essa cor maravilhosa.
    Gosto muito de celebrar a Páscoa, especialmente a nossa Pascoela na terra da minha avó, com muitos folares na mesa, e o rico pão-de-ló. Perco-me por estas iguarias! Ainda tenho folar na mesa, para comer torradinho com manteiga todos os dias hehe.
    Imagens lindas Célio, adorei o post!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar