Contam-se os dias para irmos de férias. Quase não demos por o verão ter passado, meio tímido, com alguns dias cinzentos e também a chuva que nos trouxe o cheiro da terra molhada. Agosto passou depressa e quase despercebido. Por aqui foi um mês como todos os outros, de trabalho, mas também onde se aproveitaram todos os tempos livres. O facto de os dias serem maiores deu para algumas saídas com amigos e família, deu para petiscar e jantar fora algumas vezes e deu para matar saudades dos familiares emigrantes. Chega o mês de Setembro, aquele mês em que muitos já descansaram, já tiveram as suas merecidas férias. Este é o meu mês de eleição, aquele mês que eu escolho para as minhas férias. Quero por isso acreditar que o verão está ainda para vir. Os dias são mais pequenos, é certo, mas são ainda quentes e luminosos o suficiente para aproveitar uns dias de praia. Gosto de acordar cedo, de não ter planos, de dar um passeio na praia logo pela manhã, estender a toalha e aproveitar que tenho todo o tempo livre para colocar a leitura em dia. Mergulhar nas águas calmas de setembro e apreciar a tranquilidade das praias, agora mais vazias e silenciosas. A cozinha abranda e as refeições mais elaboradas dão agora lugar a outras mais práticas, fáceis e descontraídas mas cheias de sabor. Como é o caso destas bruschettas que são ideais para degustar no fim de um dia de praia, quando não apetece mesmo enfiarmos-nos entre tachos e panelas.
Com a chegada deste novo mês chega também mais uma edição do grupo Dia Um... Na Cozinha, desta vez com o tema Bruschettas. Em modo de férias para alguns mas com o regresso ao trabalho para outros, impunha-se a escolha de uma receita fácil e rápida. Uma receita ao sabor destes dias que por um lado nos dizem que o verão se está a despedir, ainda que não tenha vindo em pleno e que por outro lado nos mostram que a pouco e pouco o outono se vai instalando, com as manhãs frias e húmidas.
De origem italiana, as bruschetta é uma receita simples que pode ser feita com os ingredientes que mais gostarmos e tem como base o uso de fatias de pão tostado. Escolhi uma receita do blog Top With Cinnamon, que há muito tempo queria experimentar, pois adoro abóbora butternut. A cebola caramelizada é "a cereja no topo da bruschetta" dando-lhe um toque bem especial que decidi reforçar juntando umas folhas de tomilho fresco. Têm de experimentar esta receita, pois a combinação de sabores é mesmo deliciosa.
De origem italiana, as bruschetta é uma receita simples que pode ser feita com os ingredientes que mais gostarmos e tem como base o uso de fatias de pão tostado. Escolhi uma receita do blog Top With Cinnamon, que há muito tempo queria experimentar, pois adoro abóbora butternut. A cebola caramelizada é "a cereja no topo da bruschetta" dando-lhe um toque bem especial que decidi reforçar juntando umas folhas de tomilho fresco. Têm de experimentar esta receita, pois a combinação de sabores é mesmo deliciosa.
Bruschettas de Requeijão, Abóbora Butternut e Cebola Caramelizada
| 1 abóbora butternut média
| 2 c. (sopa) de azeite
| 1 c. (sopa) de sumo de limão
| 1 pitada de flocos de chili
| 1 c. (sopa) de maple syrup
| 1 c. (sopa) de vinagre de cidra
| 3 cebolas pequenas (brancas ou roxas)
| sal q.b.
{para servir}
| requeijão c/ Alho e Ervas (usei da Saloio)
| fatias de pão tostado (usei Pão de Milho e Girassol)
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º C.
Descasque a abóbora e corte-a ao meio.
Retire as sementes, corte em cubos com cerca de dois
centímetros e coloque num tabuleiro de ir ao forno, regando com 1
colher de sopa de azeite, o sumo de limão e os flocos de chili. Deixe
assar durante 30 minutos.
Depois de assada, coloque a abóbora num liquidificador e triture ou use a varinha mágica. Acrescente o maple syrup, o vinagre de cidra e
tempere com sal.
Entretanto, coloque as cebolas numa frigideira e vá salteando em lume
médio. Junte o azeite restante e uma pitada de
sal e continue a saltear durante mais 5 minutos até as cebolas ficarem macias. Misture as cebolas caramelizadas no puré de abóbora.
Como sempre, uma sugestão deliciosa e umas fotos lindas! Fiquei a babar-me!...:)))
ResponderEliminarUm beijinho,
Inês
Olá Célio: que deliciosa combinação de sabores! A cor vibrante da abóbora com o requeijão ficou bem bonita e os sabores agridoces devem resultar muito bem.
ResponderEliminarDesejo-te umas ótimas férias e que o tempo seja generoso.
( Nota: experimentei o teu gelado de manteiga de amendoim e chocolate. Realmente uma "coisa do outro mundo"!!!!!)
Bjn
Márcia
Estou aqui a salivar com as tuas brushettas de cores vibrantes e a imaginá-las deliciosas, hummm.
ResponderEliminarAdorei a sugestão meu querido e estimado amigo. Obrigada por mais esta partilha maravilhosa!
Devem ser deliciosas! Abobora e requeijao combinam muito bem! Beijinhos
ResponderEliminarMais uma excelente publicação! Ótima combinação de sabores e ótimas fotos!
ResponderEliminarFiquei verdadeiramente deliciado com estas bruchettas!
Abraço
Daniel | http://deaprendizachef.blogspot.pt/
Também somos super fãs de férias em Setembro :) Infelizmente, por enquanto não podemos fazer nessa altura, mas o que interessa aqui é que efectivamente o Verão ainda não acabou e as receitas de Verão também não!
ResponderEliminarE que aspecto e cores deliciosas esta tem... As fotos ficaram óptimas!
Boas férias e boas receitas :)
Tem tudo para ser uma delícia!
ResponderEliminarhttp://obolinhodesabado.blogspot.pt/
Que maravilha... Perdi-me nas cores e na imaginação dos aromas e sabores... Excelente!
ResponderEliminarBjs
Paula
Essa combinação do requeijão com a abóbora deve ser magnifica! Adorei :)
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
-
Célio,
ResponderEliminarPartilho da mesma ideia que Setembro apesar dos dias mais curtos é um dos meses de eleição para as férias. Normalmente o período maior de férias é em Julho, nem sei bem porquê, talvez porque assim me habituei, mas não abdico de alguns dias em Setembro e este ano a terceira semana será minha :).
Quanto a esta sugestão, uma combinação clássica que liga na perfeição e a qual eu gosto imenso. A cebola caramelizada dará um sabor único a estas tuas bruschettas.
Parabéns pelas fantásticas fotos que já nos habituas-tes.
Beijinho
Ana
Já começamos a ver as abóboras em abundância nos mercados, coisa que adoro! Excelente sugestão!
ResponderEliminarEspero que tenhas umas boas férias, com bom tempo, então :)
ResponderEliminarEssas bruschettas estão mesmo apetitosas, além de bonitas. Adoro cebola caramelizada :D
Olá Célio,
ResponderEliminarAdorei esta sugestão que já traz as cores e sabores do outono para a mesa. Lindas fotografias.
Beijinhos