A alfazema, mais vulgarmente conhecida por lavanda é uma planta da qual nem todos são apreciadores. Eu gosto de alfazema, gosto da sua fragrância suave, gosto das cores e gosto de ver os jardins floridos em tons de púrpura por esta altura do ano. Uma viagem que adorava fazer era à região de Provença, no sul de França, onde existem campos a perder de vista de plantações de lavanda. Imagino o agradável que deve ser passear por entre aquelas paisagens e sentir aquele perfume no ar.
De entre várias utilizações, a alfazema vem sendo cada vez mais utilizada na gastronomia. Quer em infusões, bolachas, gelados ou mesmo pudins, como estes flans que aqui vos mostro.
A receita é do chef Gordon Ramsay e faz parte do seu mais recente livro "Comida Caseira". Confesso que quando conheci o Gordon Ramsay através da televisão, não simpatizei de imediato com ele nem com a sua cozinha. Talvez porque não me identifiquei com o formato do programa "Hell´s Kitchen" onde reinava a confusão numa cozinha atribulada e onde a gritaria era o prato do dia. Mas recentemente vi o programa com o mesmo nome do livro "Comida Caseira", num formato mais caseiro e familiar, onde aliás, Ramsay apresenta a sua família. Gostei do que vi e mais gostei quando vi esta receita de Flan de Alfazema ser apresentada com uma simplicidade e paixão que logo me conquistou. Passei a olhar para as receitas do Ramsay com outros olhos e após ter visto o livro e ter feito alguma pesquisa cheguei à conclusão que este homem sabe mesmo muito de cozinha e tem muito para ensinar. Deliciem-se!
(receita adaptada do livro "Comida Caseira" de Gordon Ramsay)
Ingredientes:
| 150 g de açúcar amarelo (para o caramelo)
| 1 c. (chá de flores de alfazema + q.b. para decorar)
| margarina para untar
| 500 gr. de leite
| 4 ovos biológicos
| sementes de 1 vagem de baunilha
| 50 g de açúcar de alfazema*
* (poderá fazer o seu próprio açúcar de alfazema, misturando algumas flores dentro de um frasco hermético com açúcar amarelo e guardar. Quanto mais tempo a alfazema ficar em contacto com o açúcar, mais intenso será o seu sabor)
Método Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Coloque o açúcar amarelo numa frigideira pequena, em lume médio e deixe que dissolva por completo. Quando dissolver, aumente a temperatura e deixe borbulhar até obter um caramelo dourado escuro (cerca de 2-3 minutos).
Distribua o caramelo por forminhas de pudim, e polvilhe cada uma das formas com algumas flores de alfazema. Reserve e deixa arrefecer à temperatra ambiente. Quando o caramelo estiver firme, unte o interior das formas com uma camada fina de margarina.
Coloque o leite num tacho e aqueça suavemente sobre lume baixo, até estar bem quente mas sem subir.
Entretanto, coloque os ovos, as sementes de baunilha e o açúcar de alfazema numa taça e bata bem. Aos poucos, adicione o leite quente sobre o ovo, continuando sempre a mexer, até obter uma mistura suave.
Coloque as forminhas num tabuleiro de ir ao forno e encha-as com a mistura. Deite água a ferver no tabuleiro até alcançar o meio das formas.
Com cuidado, coloque o tabuleiro no forno e coza os pudins 25-35 minutos, até o creme solidificar, mas mantendo o centro ligeiramente mole.
Para servir, desenforme os pudins, mergulhando as formas em água quente e passando uma faca entre o pudim e a forma. Coloque um prato sobre cada forminha e vire segurando bem, abanando um pouco a forma, se necessário. Sirva decorado com as restantes flores de alfazema.
Método Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Coloque
o açúcar amarelo numa frigideira pequena, em lume médio e deixe que
dissolva por completo. Quando dissolver, aumente a temperatura e deixe
borbulhar até obter um caramelo dourado escuro (cerca de 2-3 minutos).
Distribua
o caramelo por forminhas de pudim, e polvilhe cada uma das formas com
algumas flores de alfazema. Reserve e deixa arrefecer à temperatra
ambiente. Quando o caramelo estiver firme, unte o interior das formas
com uma camada fina de margarina.
Coloque no copo o leite, os ovos e as sementes de baunilha e bata (10seg/vel4).
Distribua o preparado por forminhas e cubra-as com papel de alumínio. Coloque as formas na Varoma e reserve.
No copo limpo, coloque 1000 g de água, a Varoma e programe (50min/Varoma/vel2).
Para servir, desenforme os pudins, mergulhando as formas em água quente e
passando uma faca entre o pudim e a forma. Coloque um prato sobre cada
forminha e vire segurando bem, abanando um pouco a forma, se necessário.
Sirva decorado com as restantes flores de alfazema.
Eu sou uma apaixonada por lavanda (ou alfazema), por mim tinha a casa repleta dela sempre. Quanto à utilização na culinária, o truque é mesmo usar de forma subtil para fazer-se adivinhar o sabor sem dar a impressão de se estar a comer sabonete :)
ResponderEliminarOs pudins estão com um aspeto delicioso.
Beijinhos
adoro o perfume a lavanda, imagino que a cozinha fique a cheirar a primavera.
ResponderEliminarQue lindos!
Estão muito bonitos, as fotos estão fantásticas (como é habitual) e concordo contigo, os programas nos formatos mais caseiros são aqueles que me identifico mais :)
ResponderEliminarQue maravilha, tenho de experimentar.
ResponderEliminarBj
Tem muito bom aspecto, e adorei a ideia de usar alfazema numa receita:)
ResponderEliminarBeijinhos
Muito bonitinhos Célio, ficaram bem aromáticos e com um sabor bem diferente do normal, bjs
ResponderEliminarQue delicia de pudins Célio e que aroma hummm (eu aqui a imaginar), e as fotos lindas como sempre. Adoro o cheiro a alfazema mas acreditas que nunca me deu para a utilizar na cozinha. Ah mas agora não escapa, tenho ali alguma vinda de um jardim aqui perto de casa, e uns raminhos vão já para um frasquinho ao qual vou juntar açúcar. Obrigada pela dica.
ResponderEliminarQuanto ao Gordon, eu adoro esse homem (xiii se o meu marido me ouve/ lê), assim como as suas receitas por isso, levo esta comigo também pois não tenho esse livro (o dinheiro anda super curto por aqui que nem para livros dá, infelizmente)
Beijinho e bom resto de semana!
Olá Célio: aprecio sempre a tua cozinha inovadora e diferente. Gosto muito do cheirinho de alfazema,mas confesso que nunca vi à venda , por isso fiquei aqui a olhar, fascinada, para esses lindos pudins. Devem ser deliciosos!
ResponderEliminarBjn
Márcia
Olá Célio,
ResponderEliminarSempre a surpreender, estes pudins devem estar uma tentação, nunca fiz nada com alfazema, mas estou tentada a experimentar, devem ser delicioso.
Beijinhos
Paula
Estes pudins estão mesmo apaixonantes, totalmente ao meu gosto :)
ResponderEliminarApetece mesmo espetar a colher :P
Lindas fotos!
Bjinhoos