Bolo de Pastinaca, Avelã e Mel


Uma das coisas que gosto imenso de fazer quando viajo, é visitar os mercados locais. Sentir os cheiros que ali perfumam o ar, ver as bancas todas arrumadas com os vegetais de um lado, as frutas do outro, numa mistura hipnotizante de cores e sabores que, no meu caso, me inspiram e me levam a querer comprar este ou aquele ingrediente. Os mercados são algo de mágico que nos mostram um pouco dos hábitos de consumo das pessoas que ali vivem. E sabe tão bem quando no meio de um emaranhado de nabiças, de brócolos ou de cenouras descobrimos outro ingrediente que estamos pouco acostumados a ver. Foi o que aconteceu na semana passada, quando fui passar uns dias à cidade de Tavira e resolvi fazer uma visita ao mercado municipal. Após ter tomado tranquilamente o pequeno almoço, lá fomos conhecer aquele mercado que fica mesmo ali, ao lado do hotel. Bastou atravessar a rua e já se sentia a azáfama dos vendedores a descarregar as caixas da fruta, a selecionar os melhores legumes para exibir nas suas bancas. E foi numa banca pequena, no meio de tanta variedade de vegetais frescos, que encontrei estas lindas pastinacas que sorriram para mim e me seduziram. Soube de imediato que tinha de as trazer comigo. Nunca antes tinha provado ou cozinhado este legume, que mais se assemelha a uma cenoura, mas de cor branca e sabor mais intenso.


Saí dali feliz e contente, pois acabava de comprar um quilo de pastinacas ou cheróvias, ingrediente que nunca tinha antes usado na minha cozinha. No entanto ainda não sabia o que fazer com elas. Mas nesse mesmo dia à tarde, bastaram alguns minutos, enquanto folheava a revista Jamie Magazine, que me acompanha sempre, desta vez a edição de Janeiro, e nela vi um lindo bolo de pastinaca. Nem pensei duas vezes e decidi que seria aquela a receita que iria fazer. E sabem que mais?! Adorei o resultado. Um bolo de aspecto rústico, no qual se sente o sabor da pastinaca e a textura das avelãs, adocicadas pelo mel. Para a cobertura, o Jamie escolheu um buttercream, mas eu optei antes por fazer uma cobertura mais leve, à base de queijo creme, com um toque de mel e limão. Um bolo que apetece comer, seja ao lanche ou ao pequeno almoço (se sobrar!), cheio de bons sabores e uma textura irresistível.


Bolo de Pastinaca, Avelã e Mel
(receita adaptada da revista Jamie Magazine - Issue #55 January 15)
Ingredientes:
| 150 g de açúcar amarelo
| 80 ml de azeite extra virgem
| 3 ovos 
| 30 ml de mel
| 175 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento
| 150 g de pastinaca, ralada
| 100 g de avelãs, ligeiramente tostadas

{para a cobertura}
| 150 g de queijo creme
| 75 g de açúcar
| 4-5 gotas de sumo de limão
| 1 c. (sopa) de mel

Método Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma rectangular. Reserve.
Pique grosseiramente 75 g de avelãs e reserve.
Bata os ovos com o açúcar, o azeite e o mel, durante alguns minutos, até obter um creme leve e fofo.
Adicione a farinha, o fermento, as avelãs picadas e pastinaca ralada. Envolva delicadamente no preparado.
Verta a massa na forma e leve ao forno cerca de 35-40 minutos, até que o bolo fique cozido e ligeiramente dourado na superfície. Faça o teste do palito, antes de retirar do forno.
Retire e deixe arrefecer na forma por 10 minutos. Desenforme, coloque numa grelha e deixe arrefecer completamente.
Para a cobertura, bata ligeiramente o queijo creme com o açúcar em pó.
Adicione o mel e algumas gotas de limão e envolva até obter a consistência desejada.
Espalhe a cobertura sobre o bolo frio e polvilhe com as restantes avelãs picadas.

Método Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma rectangular. Reserve.
Coloque 75 g de avelãs no copo e programe (3seg/vel6). Retire e reserve.
Coloque os ovos no copo, juntamente com o açúcar, o azeite e o mel e programe (2min/vel4).
Adicione a farinha e o fermento e programe (10seg/vel4).
Junte as avelãs e a pastinaca e envolva com a espátula até todos os ingredientes estarem bem ligados.
Verta a massa na forma e leve ao forno cerca de 35-40 minutos, até que o bolo fique cozido e ligeiramente dourado na superfície. Faça o teste do palito, antes de retirar do forno.
Retire e deixe arrefecer na forma por 10 minutos. Desenforme, coloque numa grelha e deixe arrefecer completamente.
Para a cobertura, coloque no copo limpo, o queijo creme, o açúcar, o sumo de limão e o mel e programe alguns segundos na vel 3, até atingir a consistência desejada.

Rolinhos de Courgette com Requeijão e Atum


O tempo, pelo menos por aqui, corre a um ritmo demasiado rápido. Pelo que às vezes é pouco, muito pouco, para fazer aquilo que mais gostamos, estar mais perto e passar mais tempo com aqueles que mais gostamos. As tarefas acumulam-se, surgem novos objectivos, projectos e ideias que fervilham e que esperam a sua vez de serem passadas à prática. São demasiadas coisas a acontecer ao mesmo tempo, pelo que, de vez em quando, uma pausa é necessária. Parar para pensar, organizar ideias e estabelecer prioridades. E foi isto que se fez por estes dias. Rumámos a sul durante quase uma semana, andámos por terras onde nunca tínhamos estado, apanhámos sol, estivemos em contacto com a natureza, ouvimos o cantar dos pássaros no campo, passeámos à beira mar, falámos com pessoas de outras nacionalidades. E nem dei pelo Carnaval acontecer. Não conseguem imaginar o bem que isto me fez. Voltar aos lugares onde já fomos tão felizes, conhecer terras até então desconhecidas, fugir um pouco à rotina do dia-a-dia e carregar baterias. Foram dias tranquilos e calmos que me souberam tão bem. No Instagram poderão encontrar algumas imagens destes dias felizes.
Mas é hora de regressar, de voltar à rotina, com as ideias já bem mais organizadas e a mente bem arejada. Regresso com uma receita leve, muito simples de preparar, mas com ingredientes de muita boa qualidade e que dão gosto e prazer de comer. Falo, obviamente do novo requeijão de cabra que a Tété acaba de lançar no mercado, um requeijão de sabor intenso e textura macia que combina tão bem com outros ingredientes e torna única qualquer refeição. Conheçam melhor este e outros produtos Tété, aqui.


Mais uma vez contei com a preciosa ajuda do cortador de legumes da Borner para preparar esta refeição. Só um cortador destes, com uma lâmina fabricada com o rigor que a tecnologia alemã exige, poderia garantir um corte de legumes tão perfeito para que o resultado final superasse as minhas expectativas. Já não consigo dispensar este utensílio de cozinha tão prático e eficaz, sempre que quero cortar legumes ou fruta. Se quiserem conhecer melhor as características deste e outros artigos da Borner, visitem a loja online.


Rolinhos de Courgette com Requeijão e Atum

Ingredientes:
| 1 courgette média
| azeite q.b.
| 150 g de requeijão de cabra (usei Tété)
| 1 lata de atum em azeite (usei Ramirez)
| salsa fresca picada
| mistura de 5 pimentas q.b.
| flor de sal q.b.
| sementes de sésamo preto
| hortelã p/a decorar

Preparação:
Com a mandolina, corte a courgette em tiras, no sentido longitudinal.
Pincele as tiras de courgette com azeite e passe-as pelo grelhador, que deve estar bem quente. Grelhe apenas um dos lados, cerca de 20 a 30 segundos. Reserve.
Desfaça grosseiramente o requeijão com um garfo. 
Junte o atum e a salsa e tempere a gosto com pimenta e flor de sal e misture bem.
Coloque uma pequena quantidade (1-2 c. sopa) numa das extremidades da cada tira de courgette e comece a enrolar, formando pequenos rolinhos.
Coloque os rolinhos de pé e acabe de os encher com a mistura de requeijão.
Polvilhe com sementes de sésamo preto e decore com hortelã.

Pudim de Chia e Chá Verde Matcha


Muito se tem escrito e falado nos últimos tempos sobre alimentos biológicos, super alimentos e alimentos essenciais. Não são todos a mesma coisa, mas a verdade é que têm vindo a ter cada vez mais procura e são cada vez mais apreciados. Não querendo de qualquer forma ser extremista, não venho aconselhar o consumo desenfreado destes alimentos (até porque muitas vezes custam os olhos da cara) mas confesso que gosto de experimentar ingredientes novos e confecionar com alimentos que nunca provei antes. E no que respeita aos chamados super alimentos, cheios de benefícios para a saúde e nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano, eu defendo o seu consumo, desde que seja feito com moderação. A escolha acertada dos alimentos e a sua correcta confeção, são o caminho certo para manter o corpo e a mente sãos. Como sabem, eu sou mais de doces a adoro sobremesas, mas procuro ter uma alimentação equilibrada e saudável no que respeita a refeições principais. E uma alimentação saudável não tem de ser monótona ou restritiva. Eu costumo comer um pouco de tudo (sim, também cometo os meus exageros!) e claro, não abdico da nossa gastronomia, da comidinha tradicional, de tacho e dos pratos de forno. Mas, se não comer esses pratos mais calóricos todos os dias e se pelo meio confecionar outras refeições, como as vegetarianas, por exemplo, ou outras baixas em hidratos e gorduras, e aliando a alimentação equilibrada ao desporto, acho que estou a ir no bom caminho.

Mas voltando aos super alimentos, estes são uma tendência e como tal gosto de estar a par dos hábitos alimentares que se vão criando, das dietas que vão sendo introduzidas na sociedade. Alguns destes alimentos acabo por os introduzir  na minha alimentação, como a quinoa, por exemplo, da qual fiquei fã desde que a provei. E isto para dizer que, pela primeira vez, provei as sementes de chia que gentilmente me foram enviadas pela Sementina, um projecto recente que comercializa sementes e super alimentos, onde não falta diversidade, qualidade e a um preço bastante simpático. Com as sementes de chia fiz este pudim que se revelou uma surpresa. E apesar de não ter a textura de um pudim tradicional, acaba por ser uma sobremesa leve, que pode ser comida sem culpas. Quanto ao chá verde Matcha, já o tinha experimentado aqui e aqui e já todos conhecem o poder anti oxidante e todos os benefícios deste chá em relação ao chá verde normal. Foi uma opção, pelo que poderão usar outros ingredientes, como o cacau em pó. Usei também o leite de amêndoa da Alpro, mas podem usar outros, como o de coco, ou avelã e assim satisfazer o desejo de algo doce, nutritivo e saudável.


Pudim de Chia e Matcha
(receita adaptada de "Choosing Raw")

Ingredientes:
| 2 chávenas de leite de amêndoa (usei Alpro)
| 2 c. (sopa) de Golden Syrup
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 1 c. (chá) de chá verde Matcha
| 6 c. (sopa) de sementes de chia (usei Sementina)
| pistácios picados q.b.
| framboesas para servir

Método Tradicional:
Num liquidificador, coloque o leite, o Golden Syrup, a essência de baunilha e o Matcha.
Bata durante alguns segundos, até os ingredientes ficarem bem misturados.
Coloque as sementes de chia numa taça e verta sobre elas a mistura anterior.
Mexa bem as sementes no leite e passados 15 minutos, volte a mexer até que comece a ganhar consistência.
Coloque a mistura no frigorífico durante, pelo menos 4 horas (o ideal será fazer de véspera).
Na hora de servir, volte a mexer e divida por tacinhas. Sirva com pistácios picados (ou outro fruto seco a gosto) e framboesas frescas.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque no copo o leite, o Golden Syrup, a essência de baunilha e o Matcha.
Programe (10seg/vel6).
Coloque as sementes de chia numa taça e verta sobre elas a mistura anterior.
Mexa bem as sementes no leite e passados 15 minutos, volte a mexer até que comece a ganhar consistência.
Coloque a mistura no frigorífico durante, pelo menos 4 horas (o ideal será fazer de véspera).
Na hora de servir, volte a mexer e divida por tacinhas. Sirva com pistácios picados (ou outro fruto seco a gosto) e framboesas frescas.

Muffins de Batata, Chocolate e Noz


Os dias frios continuam e parece que, pelo menos por aqui, vieram para ficar. Valha-nos o solinho bom que dá para aquecer um pouco durante o dia. E como eu gosto de tardes de inverno solarengas, daquelas em que, prazeirozamente, contemplamos o mar numa das nossas belas praias, enquanto colocamos a leitura em dia e sentimos os raios de sol aquecer-nos o corpo e dando-nos algum conforto! Enquanto isso suspiramos pelo verão que ainda vem longe. Mas enquanto ele não chega, há que tirar partido das temperaturas baixas, ir para a cozinha, aproveitar para ligar o forno (muitas vezes!) e confecionar aquelas receitas de conforto, que nos dão prazer saborear e que também ajudam a aquecer. São os momentos bons do inverno, o poder partilhar uma chávena de chá ou café e com ela acompanhar uma deliciosa fatia de bolo, enquanto trocamos dois dedos de conversa e aproveitamos este sol maravilhoso até ao último raio.
Não é um bolo, mas são uns deliciosos muffins, com uma das minhas combinações preferidas, o chocolate e as nozes. Não resisito a esta dupla, adoro chocolate e sou fã de frutos secos, e destes, as nozes são muito apreciadas cá em casa. Introduzi a batata na receita, o que veio conferir uma textura macia a estes bolinhos deliciosos, que quase se derretem na boca. E o bom desta receita é o facto de se poder aproveitar a batata que sobrou de uma refeição anterior. Se não sobrou, também não será por causa disso que não irão fazer estes muffins, pois a batata coze rápido e a receita é simples. Perfeita para terminar uma tarde de domingo e iniciar uma nova semana. E o melhor disto tudo?! É que ainda sobram muffins para o pequeno almoço.
Esta é mais uma receita que desenvolvi para a rúbrica Batatas com Sabor, na qual poderão encontrar esta e outras deliciosas sugestões, fáceis de preparar e onde a batata é o ingrediente principal. Lá poderão também encontrar algumas dicas de nutrição e ficar a conhecer melhor este ingrediente tão usado nas nossas cozinhas.


Muffins de Batata, Chocolate e Nozes

Ingredientes:
https://www.facebook.com/batatascomsabor?fref=ts | 150 grs de batata “fritar”
| 300 grs de farinha s/ fermento
| 50 grs de chocolate em pó
| 1 colher de chá de bicarbonato de sódio   
| 1 colher de chá de fermento
| 1 pitada de sal
| 100 grs de manteiga à temp. ambiente
| 100 grs de açúcar amarelo
| 3 ovos
| 1 colher de café de baunilha
| 150 grs de nozes grosseiramente picadas
| açúcar mascavado q.b.

Preparação:
Coza as batatas sem a pele em água fervente com uma pitada de sal. Quando estiverem cozidas, reduza-as a puré e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de muffins, ou em alternativa forre as formas com papel vegetal.
Numa taça misture a farinha com o chocolate em pó, o bicarbonato, o fermento e o sal e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura fofa.
Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. Junte também a baunilha e bata mais um pouco.
A este preparado adicione a mistura de farinha e o puré de batata e bata a uma velocidade baixa, até que todos os ingredientes estejam ligados.
Junte 100 grs de nozes e envolva na massa com a ajuda de uma espátula.
Divida a massa pelas formas, polvilhe com açúcar mascavado e as restantes nozes picadas.
Leve ao forno cerca de 25-30 minutos.

Bolo de Pêra e Requeijão


Por vezes, a meio da semana, apetece-me um doce. Nada de muito elaborado, porque o tempo disponível não é muito. Algo simples, um doce de colher talvez ou um bolo com fruta, como este de pêra e requeijão. Um miminho para acompanhar uma chávena de chá ao lanche ou o café depois de almoço. Lembro-me de em criança, haver lá em casa um livro de receitas que eu adorava, chamava-se "O Bolo das Quartas-Feiras" e fora oferecido à minha mãe, se não estou em erro, pelas fábricas Lusitana. Era um livro que trazia receitas muito apetecíveis e que eu esmiucei religiosamente. Seguia à letra o título da capa e à quarta-feira lá estávamos nós a fazer um bolo daquele livro, cujas páginas eu ia assinalando como "feito". Claro que nunca cheguei a experimentar todas as receitas, mas lembro-me perfeitamente que haviam os bolos repetentes e preferidos lá de casa. Um deles era o Bolo de Laranja, que quase tenho a certeza que era feito muitas vezes nesta altura, para aproveitar as laranjas em abundância no quintal. Outro era o Bolo Moka, com uma deliciosa cobertura de manteiga e café. Sim, eu também podia ter feito o bolo e laranja, mas umas pêras que estavam na fruteira à espera da sua vez, foram o mote para este bolo, no qual não usei manteiga ou qualquer outro tipo de gordura e usei em substituição, o Requeijão de Cabra da Tété. Adicionei a farinha de amêndoa e perfumei com a baunilha. Resultou num bolo deliciosamente frutado, com uma crosta dourada do açúcar mascavado e o toque suave da baunilha. Perfeito para saciar a minha vontade de comer um doce, quase sem culpas, a meio da semana.

O requeijão de cabra é o mais recente produto que a empresa Tété acaba de lançar no mercado, um requeijão de cor clara, textura macia e sabor intenso que tanto pode ser degustado ao natural, acompanhado de um doce ou compota de fruta, ou ser usado em receitas doces e salgadas, tornando o sabor dos pratos mais intenso e saboroso. Se quiserem saber mais acerca dos produtos Tété visitem o site, no qual poderão visualizar também a página Sabores, onde estão à vossa espera deliciosas receitas desenvolvidas por mim e pela Mariana, autora do blog Receitas Para a Felicidade.


Bolo de Pêra e Requeijão

Ingredientes:
| 3-4 pêras maduras, mas firmes
| 250 g de requeijão de cabra (usei Tété)
| 50 g de Maple Syrup (pode usar mel)
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 180 g de açúcar amarelo
| 4 ovos
| raspa da casca de 1 limão 
| 100 g de farinha de amêndoa
| 50 g de farinha de milho
| 120 g de farinha de trigo s/ fermento
| 1/2 c. (chá) de fermento
| 1 pitada de sal
| açúcar mascavado q. b.

Método Tradicional:
Descasque e descaroce as pêras, corte-as em pedaços e reserve com algumas gotas de limão para não oxidar.
Unte uma forma redonda, de aro amovível, com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque numa taça o requeijão, desfazendo-o com as mãos, junte o Maple Syrup, a essência de baunilha e o  açúcar e bata até obter um preparado bem cremoso.
Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez e bata mais um pouco.
Adicione a raspa de limão, as farinhas, o fermento e o sal. 
Envolva bem, até que todos os ingredientes fiquem bem ligados.
Verta metade da massa  na forma, disponha os pedaços de pêra sobre a massa (guarde alguns para colocar por cima) e finalize com a restante massa. 
Coloque alguns pedaços de pêra e pressione ligeiramente.
Polvilhe generosamente com açúcar mascavado leve ao forno, durante cerca de 45-50 minutos. (faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno).

Método Thermomix - Bimby:
Descasque e descaroce as pêras, corte-as em pedaços e reserve com algumas gotas de limão para não oxidar.
Unte uma forma redonda, de aro amovível, com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque o requeijão, o Maple Syrup, a essência de baunilha e o açúcar no copo e programe (20seg/vel6).
Programe (1min/vel4) e adicione os ovos pelo bocal, um de cada vez.
Adicione a raspa do limão, as farinhas, o fermento e o sal e programe (20seg/vel6).
Verta metade da massa  na forma, disponha os pedaços de pêra sobre a massa (guarde alguns para colocar por cima) e finalize com a restante massa. 
Coloque alguns pedaços de pêra e pressione ligeiramente.
Polvilhe generosamente com açúcar mascavado leve ao forno, durante cerca de 45-50 minutos. (faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno).