Salada Grega com Fusilli Tricolore


Com a chegada dos dias mais quentes, tudo o que apetece é descomplicar na cozinha. Refeições frescas e simples, que se preparam em poucos minutos, mas completas, equilibradas e cheias de cor e sabor. Para isso nada melhor que um delicioso prato de massa, ao qual podemos juntar legumes ou aquilo que mais nos apetecer. Existem massas das mais variadas formas e com elas podemos cozinhar deliciosas refeições, que podem ir desde as saladas até aos pratos mais elaborados, de tacho e de forno. Mas nesta altura do ano, são as saladas que brilham na mesa. Para que estas não se tornem aborrecidas e possam ser muito mais do que folhas de alface e fatias de tomate, nada melhor que juntar umas massas para dar cor, sabor e textura ao prato. As massas nunca desiludem, para além de que são sempre uma excelente opção para quando queremos, por exemplo, transportar uma refeição para a praia ou para um piquenique no campo. Há fãs de massas por aqui?


A receita que partilho hoje é de inspiração mediterrânica e certamente já é conhecida de muitos de vocês. Trata-se de uma salada grega, que mistura o tradicional queijo Feta com pepino, tomate, cebola e azeitonas Kalamata. É temperada com sal, azeite e oregãos. Uma salada simples, muito apreciada cá em casa, uma verdadeira delícia à qual decidi dar um twist, adicionando os Espirais com Vegetais da Nacional, também conhecidos por Fusilli Tricolore, tornando esta salada ainda mais colorida e saborosa. Sim, podia ter usado outra massa qualquer, optei por estas massas por serem mais ricas do ponto de vista nutricional, pois são feitas com vegetais 100% de origem portuguesa. A nova gama de massas com vegetais da Nacional, usa tomate, espinafres e brócolos de origem nacional. Porque a marca assume uma postura activa contra o desperdício alimentar, estas massas são preparadas com brócolos obtidos através do reaproveitamento de partes que habitualmente não são consumidas, mas que são nutricialmente ricas, como os talos e as folhas. Esta é a forma que a marca Nacional encontrou para promover o orgulho português e a agricultura local, criando umas massas muito versáteis, que vão dar mais cor e sabor aos nossos pratos. Fiquem com a receita e deliciem-se!






Salada Grega com Fusilli Tricolore

Ingredientes:
| 250 g de Espirais com Vegetais Nacional (Fusilli Tricolore)
| 400 g de tomate cereja (vermelho e amarelo)
| 1 pepino
| 1/2 pimento verde
| 1/2 pimento vermelho
| 1 cebola roxa pequena
| 50 ml de azeite Virgem Extra          
| sumo de 1 limão
| 150 g de azeitonas verdes
| 200 g de queijo Feta
| 2 c. (chá) de orégãos secos
| pimenta preta qb
| sal qb

Preparação:
1 . Comece por cozinhar a massa, levando um tacho ao lume com água temperada com sal e um fio de azeite. Deixe levantar fervura e adicione os Espirais com Vegetais, deixando cozinhar cerca de 8-10 minutos. Escorra a água e reserve a massa, deixando arrefecer.

2 . Corte os tomates cereja em metades e coloque numa taça larga. Adicione o pepino cortado ao meio, na longitudinal e depois em meias-luas.

3 . De seguida adicione os pimentos cortados em cubos e a cebola cortada em meias-luas.

4 . Adicione a massa reservada, as azeitonas e o queijo Feta cortado em cubos.

5 . Misture o azeite com o sumo de limão e regue a salada com esta mistura.

6 . Tempere a salada com sal, pimenta preta, orégãos secos e misture bem.

7 . Sirva esta salada mediterrânica polvilhada com mais orégãos.







1 comentário: