Galette de Tomate


Das coisas que mais aprecio nesta estação quente é a abundância de fruta e legumes com que somos brindados. As cores do Verão que reinam nas nossas cozinhas, que embelezam os nossos pratos e satisfazem os nossos paladares. Adoro visitar os mercados nesta altura do ano. É uma experiência única para os nossos sentidos. As cores expostas nas bancas e os odores que se espalham no ar fazem-me ver o quanto a Natureza é realmente generosa e eu sinto-me tão grato por tudo o que ela tem para oferecer. A variedade e quantidade de fruta é imensa e para que não haja desperdício, usa-se a mais madura nos batidos e nos sumos, nos bolos e nos gelados. Com os legumes preparam-se refeições mais leves e saudáveis, pratos mais coloridos e ricos em sabor. Não podem faltar as saladas, mas também as sopas e os legumes assados. 


Esta é também a época do tomate. E o que eu adoro tomate! É nesta altura que eles estão no seu auge de sabor, bem carnudos e sumarentos. Não resisto a usá-los nas saladas ou recheados no forno. Gosto de todos no geral, mas o meu preferido é o tomate coração-de-boi. Mas o que eu gosto mesmo é de uma boa sopa de tomate assado, com alho e manjericão. Pode-se comer quente ou fria e prepara-se num instante.

Fui desafiado pela Parmalat a criar uma receita com a Nata com Tomate Parmalat. Esta é uma nata perfumada com o sabor aromático do manjericão e que vem enriquecer os nossos pratos de massa, lasanhas, risottos, quiches, etc. Pensei logo numa receita perfeita para o Verão, que fosse fácil de fazer, que pudesse agradar a toda a gente e claro, com um dos ingredientes estrela desta estação, o tomate. O resultado foi esta Galette de Tomate bastante aromática e ideal para aqueles dias em que não apetece estar muito tempo na cozinha. Acompanhem com uma salada de folhas verdes e saboreiem o melhor do Verão. No site da Parmalat encontram esta e muitas outras receitas deliciosas, todas elas preparadas com as diferentes variedades de natas Parmalat.







Galette de Tomate

Ingredientes:
{para a massa}
| 220 g de farinha de trigo s/ fermento
| 85 g de farinha de milho
| 1/4 c. (chá) de sal
| 150 g de manteiga fria
| 5c. (sopa) de água fria
| sementes de sésamo
| sementes de papoila 
{para o recheio}
| 500 g de mistura de tomates                                     
| 250 g de queijo Ricotta
| 150 ml + 1c. (sopa) de Nata com Tomate Parmalat
| 50 g de queijo Parmesão
| 1c. (chá) de tomilho seco 
| sal e pimenta
| manjericão fresco
| 1 fio de mel
| sementes de girassol

Preparação:  
1 . Numa taça larga misture as farinhas e o sal. Junte a manteiga fria em pedaços e com os dedos esfarele a manteiga na farinha até obter uma mistura areada. 

2 . Aos poucos adicione a água enquanto mistura todos os ingredientes com as mãos. Transfira a mistura para uma bancada e amasse durante alguns minutos até obter uma massa bastante uniforme e moldável. Forme uma bola, embrulhe em película aderente e reserve no frigorífico durante 30 minutos.

3 . Prepare os tomates, cortando os maiores em rodelas e os mais pequenos em metades e reserve sobre papel absorvente para que seja absorvida alguma água.

4 . Pré-aqueça o forno a 190ºC e forre com papel vegetal um tabuleiro de forno.

5 . Coloque a massa numa superfície enfarinhada e com o rolo estenda-a, formando um círculo com cerca da 30 cm de diâmetro e 5 cm de espessura.

6 . Numa taça misture o queijo Ricotta com 150 ml de Nata com Tomate Parmalat, o queijo Parmesão, o tomilho e tempere com sal e pimenta. Verta esta mistura sobre a massa e espalhe com uma colher, deixando livres cerca de 3 cm em toda a volta.

7.  Distribua os tomates sobre o creme de queijo e polvilhe com uma pitada de sal e pimenta.

8 . Dobre o rebordo da massa para dentro e pressione legeiramente com os dedos. Misture 1c. (sopa) de Nata com Tomate Parmalat com 1c. (sopa) de água e pincele a massa. Polvilhe com sementes de sésamo e sementes de papoila e regue os tomates com um fio de azeite

9 . Leve a gallette ao forno durante 40-45 minutos ou até ficar bem dourada. Retire a gallete do forno, deixe arrefecer um pouco e sirva com folhas de manjericão, um fio de mel e sementes de girassol. 






1 comentário:

  1. Que bom aspeto. Nunca me lembraria de fazer uma galette de tomate.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2021/06/creme-de-marisco.html

    ResponderEliminar