Bolo de Laranja, Amêndoa e Especiarias [sem glúten]


Ao domingo havia sempre bolo e o de laranja era o mais repetido. Principalmente nesta altura do ano, quando as laranjeiras estavam carregadas de fruta. O cheiro que ficava na cozinha, depois do bolo ter saído do forno, era algo de maravilhoso e fazia despertar os sentidos. Ainda hoje guardo na memória esse cheiro do bolo de laranja acabado de fazer e que eu aguardava impacientemente que arrefecesse. A gula impedia essa espera e o bolo acabava por ser cortado e saboreado ainda morno. E que bem que sabia! A laranjeira, que era enorme, estava ali mesmo ao lado da casa, junto ao poço. Havia sido plantada há muitos anos atrás pelo meu avô. Lembro-me de as laranjas serem bem doces e sumarentas. Eram as melhores lá do quintal. A tarefa de apanhar as laranjas estava por minha conta. Auxiliando-me de uma cana comprida, escolhia sempre as mais altas, aquelas que apanhavam mais sol e por isso eram mais doces. Não resistia a comer uma ou duas, ali mesmo. As restantes eram entregues à minha mãe que se encarregava de dar andamento à receita. Eu já só esperava que o bolo saísse do forno.


É talvez dos meus bolos preferidos, o de laranja. É daqueles sabores de infância que guardo com carinho. Não resisto, sempre que posso, a experimentar novas receitas de bolo de laranja. A versão de hoje nada tem a ver com o bolo da minha infância, mas este bolo é tão bom que a receita merece ser partilhada. E o melhor de tudo é que nem sequer leva farinha e é por isso isento de glúten. A receita é fácil e o resultado é maravilhoso. Um bolo simples, húmido e com um equilíbrio perfeito de sabores entre a laranja e a amêndoa, perfumado pelas notas adocicadas das especiarias que facilmente nos leva a querer uma segunda fatia. Perfeito para trocar dois dedos de conversa enquanto saboreamos uma chávena de chá. E vocês, já sabem que bolo vão fazer este fim de semana?!





Bolo de Laranja, Amêndoa e Especiarias

Ingredientes:
| 4 laranjas médias
| 5 ovos
| 200 g de açúcar amarelo
| 250 g de amêndoa moída
| 2 c. (chá) de mistura de especiarias
(canela, cardamomo, cravinho, gengibre, noz moscada, etc)
| mel ou Maple Syrup para pincelar
| pistácios para servir

Preparação:
1 . Coloque as laranjas inteiras num tacho, cubra-as com água e deixe levantar fervura. Coza as laranjas durante 25-30 minutos. Passado esse tempo, retire as laranjas e deixe arrefecer um pouco. Coloque as laranjas num processador de alimentos e triture durante 1-2 minutos até obter um puré bem cremoso.

2 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com óleo vegetal e forre com papel vegetal uma forma redonda de aro amovível com cerca de 24cm. Reserve.

3 . Separe as gemas das claras e bata as gemas com metade do açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. 

4 . À parte bata as claras, junte a outra metade do açúcar e bata até que fiquem bem firmes.

5 . Adicione o puré de laranja à mistura das gemas e envolva. Junte a amêndoa moída e as especiarias e volte a envolver.

6 . Adicione 1/4 das claras ao preparado anterior e misture. Aos poucos vá adicionando as restantes claras e envolva em movimentos circulares e sem bater, para que as claras não percam o ar.

7 . Verta a massa na forma reservada e leve ao forno cerca de 55-60 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

8 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer um pouco na forma. Desenforme, pincele com mel ou Maple Syrup e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha. Sirva o bolo com rodelas de laranja, pistácios e um fio de mel.





11 comentários:

  1. Bom dia Célio estou mesmo tentada a fazer este bolo em breve e por isso uma dúvida o cardomono é o cravinho são moidos? é que eu th as sementes do cardomono... As laranjas cortar se os topos ou não? Desculpe mas já me conhece sou uma chata 🙄 sempre com dúvidas né? Bj obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila! Sim, o cardamomo e o cravinho são moídos. Mas pode substituir por outras especiarias (canela, noz moscada, erva doce, etc) Eu não cortei os topos das laranjas, apenas retirei o pé e fervias assim, inteiras. Depois é só triturar.
      Obrigado e um beijinho.

      Célio

      Eliminar
    2. Desculpe a pergunta , a amêndoa triturarada seria a farinha de amêndoa? Ou a amêndoa mesmo triturada no liquidificador?

      Eliminar
  2. Que bolo fantástico! E as fotos estão lindas!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. We always enjoy your articles its inspired a lot by reading your articles day by day. So please accept my thanks and congrats for success of your latest series. We hope, you should published more better articles like ever before
    International placements in hotel management
    Best Hotel Management Colleges in Hyderabad

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. olá boa tarde, eu estou tentada a fazer essa sua receita, mas queria tirar dúvidas, as laranjas, não fica amargando?bjs

    ResponderEliminar
  7. Adoro seus posts!!Fotos incríveis e receitas muito diferenciada.Sigo vc do Bradil. Agradeço de coração pela generosidade de compartilhar.

    ResponderEliminar
  8. Desculpe, mas não amarga bater as sementes o centro de bagaço juntos?

    ResponderEliminar
  9. A parte branca amarga sim... Descasque bem fino, retire a parte branca, as sementes e o meio das laranjas. Use a casca e a polpa como descrevi... Vai ficar muito bom.

    ResponderEliminar