Salada de Melancia e Feta com Manjericão


Apesar de o Verão se ter apresentado meio tímido, com algumas nuvens e dias cinzentos, as temperaturas são amenas e começam a apetecer refeições mais leves e ligeiras. Os pratos de forno dão lugar às saladas que agora começam a ter um lugar privilegiado à mesa. Cá em casa são os pratos preferidos desta estação, sempre preparadas com ingredientes frescos, saudáveis e sazonais. Gosto de misturar folhas verdes com frutas da época e sementes ou frutos secos. Legumes crus ou grelhados também são sempre uma boa escolha. A criatividade na cozinha não tem limites e o que importa é sentirmo-nos nutridos, satisfeitos e em forma.


Mesmo com o aproximar das férias é importante não cometer exageros alimentares e manter a linha. Tudo bem, um dia não são dias e não vamos deixar de comer aquele gelado ou aquela bola de berlim na praia só porque não queremos estragar a dieta. Mas os resto das refeições podem e devem ser saudáveis e devemos praticar desporto com bastante frequência. E claro, beber muita água para nos mantermos hidratados. 

Foi a pensar nestas práticas saudáveis que o Alegro me desafiou a escrever um artigo sobre receitas leves para o Verão que ajudam a manter a linha. Desde as sopas e as sandes, passando pelas saladas frescas, coloridas e nutritivas e sem esquecer os sumos de fruta e legumes, neste artigo dou algumas dicas das melhores receitas que podem preparar e que vos ajudarão a manter a forma. A acompanhar o artigo, apresento também uma sugestão muito simples, feita com uma das melhores frutas desta estação, a melancia. Uma salada bem fresca e colorida, perfumada pelo manjericão e com o contraste entre o doce e o salgado, resultado dos sabores da melancia e do queijo Feta. É mesmo deliciosa, acreditem! E é também perfeita para levarem para a praia.



(artigo escrito em colaboração com o site Alegro)

Receitas Leves Para o Verão Que Nos Ajudam a Manter a Linha

O Verão já se instalou e com as temperaturas a aumentar todos os minutos são preciosos para passar algum tempo de qualidade em família e com os amigos. É tempo de férias e de descanso e também das inevitáveis idas à praia e à piscina. Chega o momento de vestir os calções, os bikinis e os fatos de banho e por sua vez uma preocupação comum a muitos de nós: como manter a linha durante o Verão?!

Estar em boa implica uma alimentação saudável e rica em nutrientes com a prática frequente de exercício fisico. Esta é uma regra a seguir, não apenas no Verão, mas o ano inteiro. Os dias quentes pedem refeições frescas, mas também saciantes e, de preferência, que ajudem a manter a boa forma. Sendo esta uma estação rica e variada em frutas e legumes, nada melhor que usar aquilo que a natureza nos dá, tirando daí o melhor partido e praticando uma alimentação saudável à base de ingredientes sazonais. 

Não queremos passar muito tempo na cozinha, pelo que damos preferência a receitas mais simples e rápidas. O nosso corpo pede refeições mais leves, frescas e saudáveis, como as saladas, as sopas frias ou os grelhados e muitos sumos de fruta e legumes. Veja a seguir alguns exemplos:

1 . Receitas Leves Para o Verão: Sopas e Sandes Nutritivas
A ideia de comer uma sopa num dia de calor pode não ser agradável. Mas já imaginou comer uma sopa fria?! Nada melhor que um refrescante gaspacho, cheio de vitaminas e minerais, para nos saciar. Outras combinações beterraba e queijo de cabra são óptimas para dar inicio a uma refeição. Ou um creme de cenoura, de courgette ou pepino são excelentes opções que (...)


(leiam o artigo completo aqui)

Como sugestão de uma receita leve, prática e muito fácil de preparar, apresento uma salada de melancia e feta, perfumada com manjericão. Uma combinação fresca e surpreendente que pode servir dentro da casca da própria melancia mas que também é perfeita para saborear e partilhar no areal da sua praia preferida.



Salada de Melancia e Feta com Manjericão

Ingredientes:
| 1 melancia média s/ sementes
| 1/2 cebola roxa
| 150 g de queijo Feta
| 1 c. (sopa) de vinagre balsâmico                     
| 1 fio de azeite
| 2 c. (sopa) de sementes de girassol
| folhas de manjericão

Preparação:
1 . Corte a melancia ao meio e com uma colher ou corta-frutos remova pequenas porções, coloque numa taça e reserve. Remova toda a polpa vermelha da melancia deixando apenas a casca que irá servir de taça.

2 . Corte a cebola em meias luas e junte à melancia. Adicione o queijo Feta, tempere com vinagre, azeite e misture.

3 . Transfira a salada para dentro da casca da melancia (opcional) e sirva com sementes de girassol e folhas de manjericão.






1 comentário:

  1. Uma salada bem fresca e deliciosa certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar