Mini Cheesecakes de Requeijão e Salmão Fumado


O tempo continua instável, dando lugar a dias cinzentos de uma Primavera que teima em não aparecer. Mas quer queiramos quer não, o Verão aproxima-se a passos largos e não tarda temos aí os dias quentes e com muito sol. Esta é a altura do ano em que começam a apetecer refeições mais leves, frescas e coloridas. As saladas vêm substituir os pratos de forno e os legumes são sempre convidados para a mesa. Refeições simples que não exijam muito tempo na cozinha e que nos permitam ter mais tempo livre para aproveitar com a família e os amigos. Nada melhor que um piquenique ou uma churrascada em que todos colaboram, num ambiente de pura harmonia e felicidade. O contacto com a Natureza  num ambiente familiar deixa-nos mais felizes e bem dispostos.


A pensar nesses dias mais quentes, hoje trago como sugestão uma entrada bem simples, um cheesecake salgado. Quando ecoa na minha mente a palavra "cheesecake" não consigo deixar de pensar numa decadente sobremesa preparada à base de queijo. Tenho algumas dessas receitas no blog e são perfeitas para esta altura do ano. Mas um cheesecake não tem de ser necessariamente doce. Também pode ser salgado e garanto que irá surpreender pela positiva. Se procuram uma entrada para impressionar, estes mini cheesecakes, preparados com requeijão e salmão fumado, irão preencher os requisitos. Eu adoro salmão fumado, tanto nas saladas como nas sandes ou servido como entrada, acompanhado de uma fatia de meloa. O sabor do salmão fumado é algo que me agrada bastante. Caso não sejam apreciadores, podem substituir por atum, o resultado final será igualmente bom.

Como sabem eu prezo bastante a qualidade dos ingredientes que uso nas minhas receitas e dou sempre preferência ao que é nosso, produzido em Portugal e com matéria prima de qualidade. Por isso não poderia deixar de usar nesta receita o requeijão de mistura da prestigiada marca Tété. Esta é uma marca que vai ao encontro das exigências dos consumidores, sempre fiel às suas origens e que soube inovar ao longo do tempo de forma equilibrada e consistente. Por isso, procura sempre os melhores leites seleccionados para criar os deliciosos queijos e requeijões, de fazer crescer água na boca. Para conhecerem melhor estes produtos, visitem o site aqui. Lá encontram também o separador "Sabores" com deliciosas receitas para se inspirarem.


Mini Cheesecakes de Requeijão e Salmão Fumado


Ingredientes:  (receita para 4 mini cheesecakes)

| 150 g de bolachas crackers salgadas
| 80 g de manteiga amolecida
| 350 g de requeijão (usei de Mistura da Tété)                     
| 160 g de queijo creme
| 2 c. (sopa) de cebolinho fresco, picado
| 1 c. (chá) de pimenta rosa                                
| 1 c. (chá) de aneto seco                   
| 1 c. (sopa) de azeite extra virgem
| 100 g de salmão fumado  
| pimenta preta qb
| 1 pitada de sal

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2 . Coloque as crackers num processador e triture. Junte a manteiga e volte a triturar até obter uma mistura húmida e areada. Disponha 4 aros metálicos com 7cm de diâmetro num tabuleiro e distribua as crackers pelos aros, pressionando com as costas de uma colher ou usando os dedos. 

3 . Leve ao forno durante 10 minutos, depois retire e deixe arrefecer.

4 . Coloque o requeijão e o queijo creme numa taça e misture, usando um garfo. Adicione o cebolinho, a pimenta rosa picada, o aneto, o azeite e o salmão fumado, picado grosseiramente. Volte a misturar e se necessário rectifique os temperos, adicionando pimenta preta e sal.

5 . Distribua a mistura pelos aros, pressionando ligeiramente e alisando a superfície com uma colher.

6 . Leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas (preferencialmente de um dia para o outro) e sirva decorado com uma pequena tira de salmão fumado, cebolinho e pimenta rosa (opcional).

Guardar

11 comentários:

  1. Adoro cheesecakes mas faço sempre doces , esses além de lindos tem tudo para me agradar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Que bela e original sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/05/waffles-proteicos.html

    ResponderEliminar
  3. Olá Célio,
    Como sempre delicias-nos com tanta beleza e qualidade, parabéns pelo profissionalismo.
    Como sou fã incondicional de salmão fumado e queijo, estes Mini Cheesecakes reúnem sabores excelentes. Adorei.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que lindos! Delicados...
    Devem se fantásticos de sabor, salmão fumado, que maravilha.
    Fiquei encantada com ideia e fotos claro sempre super...
    Parabéns.
    Esta é para guardar.
    Beijinho
    Elsa

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha! As base dos Cheesecakes, pela cor parece que tambem levaram salmão. Não? Parabens pela delicadeza das receitas.

    ResponderEliminar
  6. Qual é o queijo creme que vc usa?

    ResponderEliminar
  7. Acho que não conheço este creme

    ResponderEliminar
  8. Da pra congelar por mais tempo? Tipo, deixar pronto no freezer e depois servir quando necessário

    ResponderEliminar

  9. Hello there! This post could not be written any better!

    ResponderEliminar